Impacto Social

Parceria entre o Unasp-SP e a Prefeitura de São Paulo resultará em reformas que melhorarão o trânsito na região

Devido ao crescimento do Unasp São Paulo nos últimos anos e a vinda de muitos empreendimentos para a região do extremo sul da cidade, o tráfego de veículos e pedestres ao redor da instituição também aumentou. Por conta dessa expansão foi necessária uma discussão e elaboração de um projeto que melhorasse a circulação não só […]

Texto: Aira Annoroso

Direção do Unasp-SP se reuniu com representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) – da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes – para discutir o projeto realizado a fim melhorar o trânsito ao redor da instituição. A iniciativa tem como objetivo principal proporcionar mais fluidez e segurança.

Devido ao crescimento do Unasp São Paulo nos últimos anos e a vinda de muitos empreendimentos para a região do extremo sul da cidade, o tráfego de veículos e pedestres ao redor da instituição também aumentou. Por conta dessa expansão foi necessária uma discussão e elaboração de um projeto que melhorasse a circulação não só dos alunos, pais e servidores, mas também de pessoas que moram no entorno ou que utilizam a via principal para chegar a um determinado destino.

Através da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) – empresa vinculada à Prefeitura de São Paulo, responsável pelo gerenciamento, operação e fiscalização do sistema viário da cidade – o Unasp-SP poderá dar início às mudanças estruturais que serão essenciais para melhorar o trânsito em volta do Centro Universitário. Nesta quarta-feira (19), o presidente da CET e demais representantes estiveram na instituição a fim de discutir o projeto realizado e de que maneira colocar em prática.

Para que o projeto e os serviços oferecidos pela CET comecem a ser colocados em prática, o Unasp-SP primeiramente irá reformar parte da sua área interna. As primeiras reformas começaram ainda neste primeiro semestre de 2020.

“Atualmente nós temos por volta de nove mil alunos na instituição, mais de mil veículos que entram e saem, isso sem contar a movimentação dos finais de semana devido aos cultos religiosos… só de transportes escolares temos cerca de sessenta vans cadastradas que circulam ao mesmo tempo aqui”, reforçou o vice-reitor executivo e diretor geral do campus, Pr. Dr. Douglas Menslin, durante a reunião. Em contrapartida, o presidente da CET, Jair Dias, argumentou que a empresa vinculada à Prefeitura da capital tem interesse nesse projeto de melhorias por entenderem o papel importante que o Unasp-SP possui na região.

“A Prefeitura de São Paulo, através da CET, tem uma preocupação constante com a segurança das pessoas, então o nosso objetivo principal é atender a região através do Unasp sabendo o número de viagens que existem, o número de pedestres que passam aqui”, explicou Jair.

Próximos passos

Após a reunião e tendo “em mãos” o projeto de uma nova acessibilidade aprovado – elaborado pela Prefeitura de São Paulo através da CET –, o Unasp-SP estudará as possibilidades e dará início às primeiras mudanças internas que refletirão nas alterações externas ainda neste primeiro semestre de 2020, que consistirá na reforma da entrada principal do campus. Após isso, outros itens propostos no projeto da CET serão implementados aos poucos, como novas faixas de pedestres, prismas, placas de sinalização e instalações de novos semáforos no futuro. Segundo o diretor geral da instituição, Pr. Dr. Douglas Menslin, todas essas mudanças trarão mais segurança para todos que trafegam pela região.

 

Veja mais