Notas Formatura

Unasp celebra 100ª turma de Teologia

Desde 1915, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) forma teólogos e pastores. Neste ano, a instituição tem a honra de entregar 64 formandos de sua 100ª turma a diversos ministérios. Para comemorar esta data tão importante, o tradicional Culto de Gratidão que acontece todos os anos no sábado anterior à colação de grau […]

Texto: Milena Martins

64 teólogos e pastores saem da instituição para exercerem diversos ministérios, todos com a intenção de pregar o Evangelho

Desde 1915, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) forma teólogos e pastores. Neste ano, a instituição tem a honra de entregar 64 formandos de sua 100ª turma a diversos ministérios. Para comemorar esta data tão importante, o tradicional Culto de Gratidão que acontece todos os anos no sábado anterior à colação de grau abrangeu todas as turmas que passaram pelo Unasp. 

A festa de celebração que ocorreu no último sábado (14) teve a presença de líderes da Igreja Adventista de toda a América do Sul. Entre os presentes, estavam Pr. Adolfo Suaréz, Reitor do Seminário Adventista Latino-Americano (SALT); Pr. Maurício Lima, presidente da União Central Brasileira (UCB); e Pr. Erton Köhler, presidente da Divisão Sul-Americana (DSA). O culto também contou com a presença do Quarteto Arautos do Rei, que cantou cinco músicas para abrilhantar a programação.

Rane Silva é batizada pelo Pr. Reinaldo Siqueira

O diferencial da cerimônia deste ano foi a essência do ministério pastoral: entrega a Cristo. Rane Silva era de outra denominação, mas sempre foi apreciadora da Igreja Adventista. Em 2019, se matriculou no Unasp. Ao estudar mais com amigos e professores, decidiu ser batizada – ato que foi realizado pelo Pr. Reinaldo Siqueira, Diretor da Faculdade de Teologia (FAT). “Pastor que nāo se molha no batistério, seca no ministério”, ressalta Köhler, que ficou responsável pela mensagem bíblica no culto. 

O Unasp já graduou mais de três mil teólogos, e continua a ser fundamental para a Igreja Adventista no Brasil e no Mundo. Cópias da revista “O Seminarista” (edição comemorativa) foram distribuídas para os presentes. O diretor da FAT reforça que, por meio dos artigos e reportagens deste material, pode-se prestigiar e relembrar o trabalho realizado pelo curso. “Tanto na área da formação acadêmica quanto no âmbito missionário, temos muito o que celebrar e exaltar o nome de Deus”, comemora Siqueira.

A primeira turma de Teologia da instituição se formou em 1922, com 9 alunos. Seu lema era “Rumo ao Mar”. Em 2019, 98 anos depois, a 100ª turma se gradua com 64 alunos. Formandos apresentaram a canção “Te seguiremos, Senhor”, com a regência do maestro Lineu Soares, e acompanhados de um videoclipe.

Muitos dos líderes da Igreja Adventista na América do Sul passaram pela FAT. O Pr. Maurício Lima é um deles. Ele revela gratidão pelo que aprendeu no Unasp. “Me graduei nesta instituição há 33 anos, e, hoje, estou liderando a Igreja Adventista no estado de São Paulo. Por tudo que vivi e aprendi, só tenho gratidão e louvor a Deus”, valoriza.

O Unasp trabalha com seus alunos muito mais do que apenas o desenvolvimento acadêmico. “Tecnicamente, formamos teólogos. Mas, o conceito de uma faculdade deste nível é mais amplo. Preparamos pessoas para exercer o papel de liderança espiritual e isso tem um impacto na sociedade como um todo”, finaliza Köhler.

Veja mais