Impacto Social

Novo Tom lança single “Natal Real”

A música, cantada pela formação masculina do grupo, enfatiza o verdadeiro significado da data As festividades de final de ano estão cada vez mais próximas. Famílias e amigos se unem para decorar a casa, trocar presentes e cearem. Mas, em meio a tantas coisas boas, a mais importante pode se perder: o real significado do […]

Texto: Thamires Mattos

A música, cantada pela formação masculina do grupo, enfatiza o verdadeiro significado da data

As festividades de final de ano estão cada vez mais próximas. Famílias e amigos se unem para decorar a casa, trocar presentes e cearem. Mas, em meio a tantas coisas boas, a mais importante pode se perder: o real significado do Natal. Com isso em mente, a formação masculina do Grupo Novo Tom – conhecida como Novo Tom V – lança o single “Natal Real” nessa sexta-feira (13). A música está disponível nas plataformas digitais, e seu clipe foi dirigido por Tuiu Costa.

O compositor Fernando Rochael explica que, ao “diluirmos a mensagem do nascimento de Jesus, perde-se a força e o real sentido do Natal. De pouco em pouco, a história não faz mais efeito”. Em meio a tantas luzes, alimentos e bens materiais, precisamos parar e pensar no que é essencial: a vinda de Cristo, como um bebê, para a Terra. “Esse evento traz a cura verdadeira”, frisa Rochael.

A ideia de gravar a música surgiu após uma participação no Novo Tom V no programa Caixa de Música, da TV Novo Tempo. Inicialmente, apenas Marcel Freire, componente do grupo e cantor solo, iria à gravação de um especial de Natal. No entanto, a ideia de cantar uma música com os amigos do Novo Tom lhe pareceu mais rica e agravável. “Gosto muito das composições do Fernando Rochael”, valoriza Freire, que também sugeriu a gravação do single.

“Natal Real” é o segundo single lançado pelo Novo Tom V. O arranjo musical é de Felipe Arco, que também canta no quinteto. Ele escolheu valorizar os elementos brasileiros presentes na composição de Rochael, além de incorporar características do Jazz. Por conhecer as vozes de todos os integrantes do grupo (ele, Freire, Arthur Braga, Giovane Lanza e Lineu Soares), o processo ocorreu “com mais facilidade”.

O fundador e diretor musical do Novo Tom, Lineu Soares, conta que projetos como esse surgiram após o encerramento de um ciclo de 18 anos: o grupo fixo. A partir do ano passado, novos estilos musicais e formações diversificadas têm sido exploradas.  Além do Novo Tom V, o Novo Tom Trio e o Novo Tom a capella já disponibilizaram novas canções. “Temos planos de continuar com novos lançamentos, e já estamos preparando outras formações”, comemora Soares.

 

 

Veja mais