Profissão e Mercado

Medicina Veterinária é o mais novo curso do Unasp-EC

Infraestrutura completa e grade curricular moderna são algumas das características da graduação  Pensando em unir a necessidade crescente do país às possibilidades disponíveis no mercado e na região, o Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho (Unasp-EC), preparou uma novidade para 2020: o lançamento do primeiro curso de Medicina Veterinária da rede adventista […]

Texto: Nathália Lima

Infraestrutura completa e grade curricular moderna são algumas das características da graduação

 Pensando em unir a necessidade crescente do país às possibilidades disponíveis no mercado e na região, o Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho (Unasp-EC), preparou uma novidade para 2020: o lançamento do primeiro curso de Medicina Veterinária da rede adventista mundial. O processo de aprovação do curso se deu em 2019 e, logo na primeira avaliação realizada pelo Ministério de Educação (MEC), que autoriza e regulamenta toda a educação brasileira, recebeu nota 4 de 5.

Com grade curricular baseada em metodologias ativas, o curso deve oferecer ao discente uma experiência completa, desde a teoria em sala de aula até a prática nos setores do campus. De acordo com o Dr. Argus Cezar da Rocha Neto, membro do corpo docente e vice-coordenador do curso, a proposta é apresentar uma matriz dinâmica e que possibilite a formação completa dos futuros profissionais. “Pode-se dizer que é uma matriz moderna quando comparada às outras existentes”, acrescenta.

O Unasp-EC oferece, além de salas de aula equipadas, laboratórios completos e professores qualificados, uma gama vasta de opções para a parte prática das matérias. “Dentro do projeto pedagógico, há possibilidade de os alunos também desenvolverem atividades práticas, de pesquisa e extensão no campus, bem como estágios dentro da instituição”, explica Dr. Argus. “Para oferecer um serviço ainda mais completo aos nossos alunos, o Unasp já fechou seis convênios e está em busca de outros com empresas da região para aumentar essa oferta de estágios. A intenção é capacitar de maneira completa todos os estudantes da área por meio da experiência prática”, assegura.

Segundo o Dr. Paulo Garcez, médico veterinário responsável pela pecuária do Unasp-EC e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), a nova graduação está no lugar certo. “O principal destaque do curso de Medicina Veterinária do Unasp-EC é a infraestrutura. O campus oferece uma pecuária forte, e isso pode ser muito positivo para a prática acadêmica, já que os alunos terão acesso a várias áreas da profissão durante o período da faculdade”, assegura.

Localizado em uma fazenda de mais 300 hectares, o Unasp-EC abriga cerca de 330 cabeças de gado, que são responsáveis pela produção de leite e derivados, e apicultura, além da Fazendinha, local especial da instituição que abriga cerca de 25 espécies de animais silvestres e é aberta para visitação aos domingos.

Para o Diretor Geral do campus, Pr. Antonio Marcos, a novidade é parte do que o Unasp sempre teve como foco, o pioneirismo. “O lançamento deste novo curso é a realização de um sonho antigo do Unasp-EC, e nossa intenção é criar formas ainda mais efetivas de levar a educação adventista avante”, explica o gestor. “Outro projeto que estamos trabalhando para que se torne realidade é a construção de um hospital veterinário para grandes e pequenos animais que atenda à demanda da região do Unasp-EC. Desta maneira, os alunos terão um aprendizado prático completo muito além da sala de aula auxiliando nas necessidades da comunidade”, comemora.

As aulas das primeiras turmas devem iniciar em fevereiro de 2020, com opção de curso matutino e noturno. São 100 vagas abertas para o primeiro semestre do próximo ano, e as mensalidades estão com 20% de desconto. Mais informações sobre matrícula e vestibular estão disponíveis no site do Unasp-EC.

 

Veja mais