Acontece no UNASP

Unasp participa de campanha de doação de sangue

93 bolsas de sangue foram coletadas no Unasp por uma unidade móvel do Hemocentro da Unicamp  O ato de doar sangue ocupa alguns minutos do seu dia e prolonga a vida de quem recebe. Com apenas uma bolsa de sangue, 4 vidas podem ser salvas. Essa foi a motivação do estudante Felipe Cardoso, doador ativo […]

Texto: Jocemara Mai

93 bolsas de sangue foram coletadas no Unasp por uma unidade móvel do Hemocentro da Unicamp 

O ato de doar sangue ocupa alguns minutos do seu dia e prolonga a vida de quem recebe. Com apenas uma bolsa de sangue, 4 vidas podem ser salvas. Essa foi a motivação do estudante Felipe Cardoso, doador ativo há 3 anos. O seu avô precisou de uma transfusão e Cardoso comprovou na prática a importância do ato de doar na conservação da vida. “Não é só ajudar alguém, mas é continuar fazendo algo para o meu próximo. Através da doação eu posso ajudar muitas pessoas e essa é a intensão”, explica o estudante.

Assim como Felipe, outros 118 voluntários participaram da ação promovida pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. Ao todo, 93 bolsas de sangue foram coletadas, sendo que 53 pessoas realizaram a ação de solidariedade pela primeira vez.

O Unasp recebe duas vezes por ano a unidade móvel do Hemocentro da Unicamp. Uma parceria que perdura há mais de 10 anos. “Além de ser um ato solidário e salvar vidas, mostramos em ação o amor ao nosso próximo. Aqui dentro do Campus fica fácil para os jovens se envolverem e ajudarem nesse projeto social”, explica a enfermeira geral do Unasp, Kelly Nascimento.

Dados do Ministério de Saúde apontam que 1,6% da população brasileira são doadores de sangue. Segundo o responsável pelo Hemocentro da Unicamp, Romano do Santos, as campanhas são feitas para conscientizar às pessoas da necessidade da doação periódica. “O hemocentro de Campinas precisa de 5 a 8 mil bolsas por mês para atender toda a demanda, por isso é importante doar sangue regulamente, independente do seu tipo sanguíneo”, ressalta.

Requisitos

Para doar sangue é necessário:

Veja mais