Acontece no UNASP

Unasp sedia Campeonato da Liga Metropolitana de Tênis de Mesa

8° etapa do campeonato acontece neste domingo (15)  no Complexo Poliesportivo a partir das 9 da manhã A equipe de Tênis de Mesa do Unasp a alcançou o segundo lugar no ranking da liga e conquistou 10 medalhas em seu último torneio. Dessa vez, terá como vantagem jogar em casa. O time tem grandes expectativas […]

Texto: Andressa Viana e Isabella Anunciação

8° etapa do campeonato acontece neste domingo (15)  no Complexo Poliesportivo a partir das 9 da manhã

A equipe de Tênis de Mesa do Unasp a alcançou o segundo lugar no ranking da liga e conquistou 10 medalhas em seu último torneio. Dessa vez, terá como vantagem jogar em casa. O time tem grandes expectativas para o jogo que se aproxima. Segundo o líder da equipe unaspense, Walter Quiaper, o objetivo para esta etapa é conquistar a posição de primeiro lugar no ranking e diminuir a vantagem do time de Jundiaí, que, atualmente, ocupa a primeira posição.

O time está competindo este ano com 19 atletas divididos em 7 categorias: a categoria mirim de 11 a 12 anos, infantil 13 a 15 anos, a juvenil de 16 a 19 anos, adulto, sênior, veterano acima de 50 anos e a categoria feminina. Dos 19 atletas que participaram da competição 18 pontuaram.

O evento que acontece mensalmente e já virou rotina na vida dos jogadores contará com a participação de aproximadamente 200 atletas e cerca de 20 clubes de toda região de São Paulo. Segundo o técnico desportivo e coordenador geral do evento, Osmar Pires de Camargo, ocorrerão dois campeonatos, um para atletas federados e outro para não federados, como alunos de ensino fundamental e médio.

O calendário dos próximos jogos já foi preenchido. A nona etapa acontece no dia 27 de outubro na cidade de Valinhos. Já o torneio final será na cidade de Votorantim, em 1° de dezembro, onde serão premiados os melhores do ano. “Entregaremos um troféu individual para os melhores atletas de cada categoria, e três clubes federados e estudantis serão contemplados”, explica Osmar.

O coordenador geral ainda reforça que os objetivos dos jogos são de “massificar a modalidade, revelar novos talentos, classificar os atletas de acordo com seu nível tático/técnico, despertar o interesse de crescimento no esporte através de treinamentos, preparar para situações táticas e psicológicas comuns em competições e formar equipes competitivas para representar as cidades nos campeonatos”, além de integrar os municípios e promover um ambiente amigável para a prática do esporte.

Tênis de Mesa Unasp

O tênis de mesa no Unasp começou a dar seus primeiros passos em 2004 com a solicitação para ser feito um campeonato entre alunos da faculdade e ensino básico. Na época os organizadores foram o professor Saulinho, responsável pelo CV e o aluno do ensino médio, Walter Quiaper. A primeira edição contou com 24 participantes.

Em 2005 e 2006 o tênis de mesa esteve presente apenas nos Jogos da Amizade da escola básica, a partir de 2007 com a volta de Walter Quiaper, o grêmio estudantil se engajou em organizar campeonatos na modalidade. No ano de 2011, devido a grande procura, foram iniciados os campeonatos femininos de tênis de mesa. Esses eventos individuais foram organizados todos os anos, com adição do campeonato por equipes.

Entre as premiações, a equipe coleciona uma medalha de ouro por equipes em 2016, três ouros e dois bronzes em 2017, um ouro, duas medalhas de pratas e uma de bronze em 2018. Atualmente, o time de tênis atende cerca de 20 atletas. Segundo Quiaper, os treinos são divididos para atletas iniciantes e que já tenham experiência com a modalidade.

SERVIÇO:

Campeonato da Liga Metropolitana de Tênis de Mesa

Quando: 09 de setembro

Horário: 9h

Onde: Complexo Poliesportivo do Unasp-EC

Veja mais