Impacto Social

Universitários do Unasp dedicam período de férias para voluntariado

Seja em outros países ou até mesmo no Brasil, estudantes e professores dedicaram o mês de julho em projetos voluntários O período de férias para alguns professores e universitários do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, foi de engajamento e ajuda ao próximo por meio dos projetos de voluntariado organizados através […]

Texto: Raiane Lívia

Seja em outros países ou até mesmo no Brasil, estudantes e professores dedicaram o mês de julho em projetos voluntários

O período de férias para alguns professores e universitários do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, foi de engajamento e ajuda ao próximo por meio dos projetos de voluntariado organizados através do Núcleo de Missões da instituição.

Essa escolha implica na decisão de abandonar o conforto do lar e viajar para outro país, ou até mesmo Estado do Brasil com cultura totalmente oposta, para ajudar a quem precisa. Oferecer atendimento médico, contar história para crianças, ajudar na construção de escolas em lugares remotos são algumas das atitudes desenvolvidas por esses voluntários.

Foram semanas em que criaram sonhos construíram amizades e escreveram junto com outras pessoas histórias inesquecíveis. Cada relato vem de um lugar diferente do globo terrestre.

Chipre

Grupo de voluntários participantes da Missão Chipre 2019.

A primeira história vem do continente europeu. O destino escolhido, pelo segundo ano consecutivo, foi o Chipre. Uma ilha europeia, antiga colônia britânica, que serve de refúgio para imigrantes de diversos países. As ações oferecidas serviram a população da pequena ilha. Foram feiras de saúde à população e Escola de Férias para as crianças da localidade.

Os cipriotas têm a marca da receptividade com seus visitantes. Para a universitária Yasmim, participar do projeto foi uma experiência que irá guardar na memória. “Essa missão foi sensacional. Foi muito cansativo também. Mas tem história que eu vou levar pro resto da minha vida, como a visita à casa de uma família refugiada que veio da Síria, em que em horas eu me apeguei muito com a criança, ela demorou para largar e chorou quando fui embora, ali doeu muito meu coração.É muito incrível como pequenos atos mudam a vida de uma criança por completo ”, lembra a estudante de Direito Yasmin de Freitas.

A Escola de Férias faz parte do projeto realizado no Chipre.

Ao todo 11 voluntários divididos em estudantes, professores e profissionais estiveram contribuindo no projeto realizado na cidade de Lanarka no Chipre. As feiras de saúde atenderam uma média de 100 pessoas por noite. Já a Escola de férias recebeu 35 crianças periodicamente.

Albânia

Ainda na Europa, nosso destino chega até a Albânia. O pequeno país montanhoso foi marcado pela presença dos missionários do Unasp. A Albânia faz fronteira com a Grécia, Macedônia, Sérvia e Montenegro. Assim como a missão no Chipre, o projeto na Albânia está em sua segunda edição.

Essa característica demonstra a fidelidade dos projetos missionários desenvolvidos pelo núcleo de missões do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Os voluntários envolvidos realizaram feiras de saúde e Escola de Férias para as crianças.

Amazônia

A Missão Amazonas é uma prova de que não é preciso cruzar o oceano atlântico para ajudar ao próximo. Em 2018 uma das rotas dos voluntários do Unasp se comprometeu em fazer a diferença em um dos lugares mais remotos do Brasil. Este ano, um grupo de 35 pessoas partiu rumo à cidade de Nova Jerusalém, Amazonas.

“A intenção principal era trabalhar em melhorias na Escola Técnica Adventista do Massuari (ETAM) e realizar o evangelismo em São João, comunidade vizinha, mas as atividades foram além disso”, relata Bruna Tamara. Mais relatos sobre a Missão Amazônia você encontra no site do projeto.

 

 

 

 

Veja mais