Acontece no UNASP

Unasp promove 5ª academia de pesquisadores no campus São Paulo

A importância de ter pessoas que se disponham a pesquisar vem aumentando ao longo dos anos. A pesquisa amplia, aprofunda, detalha e diversifica os horizontes do conhecimento. Tendo este fato em vista, docentes e pesquisadores do Unasp-SP se reuniram ontem (20), a fim de discutir melhorias nessa área da instituição. No encontro foi debatido o […]

Texto: Aira Annoroso

Dr. Allan Novas, pro-reitor de pesquisa e desenvolvimento institucional do Unasp.

A importância de ter pessoas que se disponham a pesquisar vem aumentando ao longo dos anos. A pesquisa amplia, aprofunda, detalha e diversifica os horizontes do conhecimento. Tendo este fato em vista, docentes e pesquisadores do Unasp-SP se reuniram ontem (20), a fim de discutir melhorias nessa área da instituição.

No encontro foi debatido o cenário da pesquisa no Unasp com o Dr. Allan Novaes, pro-reitor de pesquisa e desenvolvimento institucional. O pro-reitor mostrou quanto o Unasp tem investido na área, destacou a necessidade de um mapeamento de quantas pesquisas os docentes da instituição realizaram nos últimos anos, e a importância da atualização do Currículo Lattes para a contabilização desses dados.

O Dr. Rodrigo Follis, editor-chefe da Unaspress (editora do Unasp) conversou com os pesquisadores sobre possiblidades e intencionalidade nas publicações científicas. Dr. Follis levantou desafios em relação às publicações atualmente, e incentivou os docentes a buscarem a intencionalidade em tudo que desejarem publicar, haja vista que o cenário para o mercado editorial não está favorável. Segundo o editor-chefe da Unaspress, o varejo do livro caiu em quase 30% no Brasil. “Ou seja, você publica mais, e cada vez tem menos leitores”, completa. Há diminuição no número de distribuições também. Levando esses fatores em consideração, é necessário que tudo que for publicado seja mais intencional e sempre com continuidade, a fim de consolidar o Unasp e seus docentes como referências em determinadas áreas do conhecimento.

Para a coordenadora de Pós-graduação, pesquisa e extensão do Unasp campus São Paulo, Dra. Maristela Santini, a academia de pesquisadores é imprescindível para avaliar tudo o que já foi produzido e direcionar os rumos das próximas pesquisas. A reunião possibilita o trabalho colaborativo, o que fortalece o desenvolvimento científico.

Veja mais