Impacto Social

Projeto de Extensão promove doação de sangue no campus Hortolândia

Há quase 20 anos, o Pró-sangue em parceria com a extensão universitária do Unasp Hortolândia coleta bolsas de sangue para abastecer o Hemocentro no projeto Doe Sangue. A campanha no campus Hortolândia acontece semestralmente e no último sábado, 18 de maio, foi a primeira do ano. Nesta ocasião participaram 200 doadores, resultando em 172 bolsas […]

Texto: Glória Barreto

Há quase 20 anos, o Pró-sangue em parceria com a extensão universitária do Unasp Hortolândia coleta bolsas de sangue para abastecer o Hemocentro no projeto Doe Sangue. A campanha no campus Hortolândia acontece semestralmente e no último sábado, 18 de maio, foi a primeira do ano. Nesta ocasião participaram 200 doadores, resultando em 172 bolsas de sangue coletadas.

A doação de sangue é essencial para abastecer o Hemocentro, a fim de que haja sangue disponível para procedimentos e emergências médicas. Porém, para garantir que o sangue coletado seja útil, são necessários alguns procedimentos: primeiro, o doador passa por uma triagem para que os profissionais tenham certeza que a coleta não vai prejudicar o doador, depois é necessário certificar a qualidade do sangue coletado.  Depois de serem liberadas da triagem, as pessoas podem doar aproximadamente 450 ml de seu sangue. Ao final, é oferecido ao doador um pequeno lanche, para prevenir fraquezas ou desmaios.

 

Como faço para doar?

Se você ficou interessado em doar e perdeu a última campanha, acesse o site do Hemocentro pelo link http://www.prosangue.sp.gov.br/home/Default.aspx e veja qual centro de coleta fica mais próximo de você. Seja um doador!

Veja mais