Acontece no UNASP

Palestra orienta sobre construções em madeira

O encontro foi organizado pelo Núcleo de Tecnologia de Engenharia e Arquitetura do Unasp A construção civil no Brasil representa 6,2% do Produto Interno Bruto. Números aquecidos com constantes aumentos de obras e novos empreendimentos, que segundo o governo federal rendem R$ 1,1 trilhão em lucros anuais. Pensando em ampliar a matriz de construções e […]

Texto: Redação Unasp EC

O encontro foi organizado pelo Núcleo de Tecnologia de Engenharia e Arquitetura do Unasp

A construção civil no Brasil representa 6,2% do Produto Interno Bruto. Números aquecidos com constantes aumentos de obras e novos empreendimentos, que segundo o governo federal rendem R$ 1,1 trilhão em lucros anuais. Pensando em ampliar a matriz de construções e refletir sobre questões ambientais, o Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, através do Núcleo de Tecnologia de Engenharia e Arquitetura, promoveram a palestra “Construção de casas de madeira”, com a Engenheira Civil Perla Aikawa.

O encontro reuniu cerca de 100 universitários que conheceram soluções para construções eficientes feitas em madeira. Evocando mais nobreza e sofisticação, esse tipo de construção são apreciadas pelo conforto e baixo custo dos empreendimentos.

A Engenheira Civil Perla Aikawa é tecnóloga em Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e atua a 22 anos com projetos de casas pré-fabricadas em madeira no Brasil e no exterior. Experiência compartilhada com os universitários através de orientações ambientais, estruturais e de mercado.

Para o coordenador Núcleo de Tecnologia de Engenharia e Arquitetura do Unasp, doutor Artur Sartoti, a interação com o tema ajuda a combater desinformações sobre questões ambientais em construções desta modalidade. “As estruturas de madeira, mesmo sendo antigas quanto as estruturas de alvenaria de pedra, são subestimadas e até desprezadas na atualidade. Em parte essa realidade advém da desinformação e de falsas propagandas indicando que o uso da madeira seria nocivo ao meio ambiente. Entretanto, o manejo florestal racional indica que a forma mais sustentável de construção é aquela que utiliza estruturas de madeira”, destaca.

Veja mais