Cultura e Ciência

Última semana para inscrições no Congresso Internacional de Arqueologia

Saiba como fazer sua inscrição. O encontro é o maior da América Latina e terá a participação dos principais arqueólogos do Brasil e Israel Está é a última semana para inscrição na segunda edição do Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica, que acontece entre os dias 15 e 18 de novembro, no Centro Universitário Adventista de […]

Texto: Redação Unasp

Saiba como fazer sua inscrição. O encontro é o maior da América Latina e terá a participação dos principais arqueólogos do Brasil e Israel

Está é a última semana para inscrição na segunda edição do Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica, que acontece entre os dias 15 e 18 de novembro, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) em Engenheiro Coelho (SP). O encontro irá reunir arqueólogos, pesquisadores e antropólogos de Israel, Estados Unidos e Brasil. Estão previstas celebrações para comemorar os 70 anos de criação do Estado de Israel e um concerto musical judaico com o cantor Leonardo Gonçalves.

O Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica é o principal encontro cientifico desta modalidade na América do Sul. Ele surgiu em 2017 e reuniu congressistas de todos os estados brasileiros e de outros países sul-americanos. A edição deste ano apresenta um número maior de palestrantes, opções workshops e atrações, como a exposição itinerante do Museu de Arqueologia Bíblica do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), apresentando peças raras e originais.

70 Anos
Outro destaque desta edição será a comemoração dos 70 anos do Estado de Israel com a presença de representantes da diplomacia israelense. Entre os palestrantes este confirmada a presença do pesquisador Adolfo Roitman, atual curador dos manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel, e do arqueólogo brasileiro Rodrigo Silva, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas, publicações e o feito de popularizar temas da arqueologia.

Inscrição
A inscrição para a segunda edição do Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica já está aberta e pode ser feita até o dia 14 de novembro. O encontro acontece no Unasp, que oferece um espaço amplo e em meio a natureza. A instituição é referência nacional em acervo de peças arqueológicas bíblicas.

No local funciona o Museu de Arqueologia Bíblica (MAB), o maior na categoria no país, que abriga peças raras e originais, além de réplicas de acervos dos principais museus de Israel e Egito. Durante o Congresso Internacional de Arqueologia será montado uma exposição especial que irá apresentar as novidades do MAB.

 Detalhes sobre o local do congresso, inscrições para apresentação cientifica, programação e o acesso a inscrição no evento já estão disponíveis no site oficial do congresso. O encontro é realizado pelo Instituto Moriah Center, Universidade Hebraica de Jerusalém e Unasp, com apoio do Consulado Geral de Israel em São Paulo e Embaixada de Israel no Brasil.

 Participantes

Christie Chadwick – Brasil
Bacharel em História, Mestre em arqueologia e línguas bíblicas e PhD em Arqueologia Bíblica do Antigo Testamento. Participou de escavações arqueológicas na Jordânia. Atualmente professora de Antigo Testamento, Hebraico, Arqueologia e História do Antigo Oriente no Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Pablo Betzer – Israel
Formado em História do Povo Judeu e Arqueologia e mestre em Arqueologia Clássica pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Participou e dirigiu escavações em Jerusalém, Horkania, Qumran, Ein Gedi, Beit Loya, Kfar Uria, etc. Atualmente trabalha para a Autoridade de Antiguidades de Israel como arqueólogo da região sul de Israel. Diretor associado do Projeto Regional Beit Loya.

Janaina Xavier – Brasil
Graduada em Artes Visuais, Especialista em Artes – Patrimônio Cultural e Conservação de Artefatos, Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural e Mestre em Museologia. Curadora do Centro de Pesquisas Ellen G. White e do Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP EC. Professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Vagner Porto – Brasil
Professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, participou de escavações arqueológicas em Portugal, Grécia e Israel. Co-coordenador do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial da USP. Organizou o livro Um Outro Mundo Antigo (2013). Publicou capítulos de livros e dezenas de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

Adolfo Roitman – Israel
Licenciado em antropologia, mestre em religiões comparadas e doutor em literatura e antigo pensamento judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel. Participou de documentários para o National Geographic Channel, entre outros.

Lidice Ribeiro – Brasil
Pós Doutora em Antropologia e História, e Doutora em Antropologia Social (Universidade de São Paulo). Docente no Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião e no Curso de Teologia, e Coordenadora de Educação Continuada na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua nas áreas de Antropologia Bíblica, Antropologia da Religião e Antropologia Cultural.

Rodrigo Silva – Brasil
Doutor em arqueologia clássica pela Universidade de São Paulo e especializado em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Professor do UNASP e curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP. Apresentador do programa da TV Novo Tempo “Evidências”.

Oren Gutfeld – Israel
PhD em Arqueologia Clássica pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Escavou em Jericó, Masada e Herodium e atualmente escava em Qumran onde recentemente encontrou uma nova caverna. Em 2000, fez uma apresentação oficial ao Papa no Vaticano do tesouro de bronze com “as moedas de Jesus” achado nas escavações de Tiberíades.

A inscrição no congresso pode ser feita no site oficial do evento . O Unasp, campus Engenheiro Coelho, irá oferecer aos congressistas, hospedagem e translado. O e-mail congresso@moriacenter.org e o telefone (11) 3280.0609 estão disponíveis para orientações e tira-dúvidas.

 

Veja mais