Profissão e Mercado

Desafios do professor no ensino a distância

Mesmo com as novas tecnologias modificando a forma de aprender e a de ensinar, a figura do professor continua fundamental   Desde os primórdios da educação pensava-se em novos métodos que fugissem aos tradicionais da sala de aula para dinamizar e facilitar o acesso à educação. Com o passar dos anos as formas de difundir […]

Texto: Letícia Alves

Mesmo com as novas tecnologias modificando a forma de aprender e a de ensinar, a figura do professor continua fundamental

 

Desde os primórdios da educação pensava-se em novos métodos que fugissem aos tradicionais da sala de aula para dinamizar e facilitar o acesso à educação. Com o passar dos anos as formas de difundir o ensino se expandiram e a modalidade a distância foi se aprofundando, passando de simples cursos de capacitação por correspondência pelo correio para os atuais cursos de graduação e pós-graduação realizados via internet. Com toda essa mudança na forma de ensinar e de aprender algo permanece fundamental, a figura do professor.

O ensino a distância apresenta inúmeras diferenças quando comparado ao presencial e o professor dessa modalidade de ensino tem seus próprios desafios. Jéssica Rodrigues é professora tanto no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) campus Engenheiro Coelho como no Unasp EaD, para ela o maior desafio é a falta de contato. “Diferente do ensino presencial não vemos o olhar atento do aluno e nem temos o convívio diário. Por isso é fundamental tornar os conteúdos atrativos, além de utilizar as avaliações como instrumento de aprendizagem. Tem que encontrar uma didática que facilite a vida de todos”, comenta.

Além do professor, os cursos a distância dispõem de tutores. O tutor é o mediador das informações e do conhecimento, além do atendimento ao aluno na sala de aula virtual. Cada um desses atores possui características diferenciadas, porém ambos contribuem para o mesmo processo: aprendizagem. “Tutor é quem acompanha o aluno, quem tem contato direto. É quem atende o aluno no espaço virtual, corrige as provas e trabalhos, dá um feedback para o aluno e tira suas dúvidas”, explica a coordenadora de tutores do Unasp EaD, Ludmilla Panaino.

Uma das diferenças do ensino a distância é a possibilidade do aluno descobrir seu potencial, seus limites e necessidades por meio de sua autonomia, o que implica constante busca pelo conhecimento nas diversas fontes de informação que estão ao seu alcance. Mas nem sempre as necessidades do aluno podem ser supridas por ele mesmo. É nesse momento que os professores entram em ação, atuando de maneira integrada com a tecnologia que utilizará para transmitir a informação e para a aprendizagem do aluno.

Independente da modalidade de educação presencial ou a distância, o professor permanece como figura indispensável e decisiva quanto o aprendizado dos alunos. Feliz dia do professor, para aquele que se dedica a compartilhar conhecimento e presta um serviço tão importante na sociedade.

Veja mais