Acontece no UNASP

Encontro debate novidades do ensino a distância

Educação Adventista já possui 55 polos de EaD   Cerca de 1,8 milhão de brasileiros estão matriculados no ensino superior a distância. Dados do Censo da Educação Superior 2017, divulgados no dia 20 de setembro, mostram que entre 2016 e 2017 o número de alunos nessa modalidade cresceu 17,6%, a maior alta desde 2008. Em meio […]

Texto: Letícia Alves

Educação Adventista já possui 55 polos de EaD

O encontro aconteceu na sede do Unasp EaD e reuniu representantes de todos os polos no Brasil

 

Cerca de 1,8 milhão de brasileiros estão matriculados no ensino superior a distância. Dados do Censo da Educação Superior 2017, divulgados no dia 20 de setembro, mostram que entre 2016 e 2017 o número de alunos nessa modalidade cresceu 17,6%, a maior alta desde 2008.

Em meio a esse contexto, o 3º Encontro de Gestores de Polo da Educação Adventista a Distância aconteceu na sede do Unasp EaD, em Engenheiro Coelho. O evento teve início no domingo (23) e se estendeu até terça-feira (25). Os cerca de 120 participantes debateram os desafios e oportunidades que a modalidade tem proporcionado, e a missão de levar educação de qualidade com princípios cristãos.

Segundo o pastor Ivan Góes, diretor associado do departamento de Educação da Igreja Adventista para oito países da América do Sul, a rede educacional quer, através do EaD, alcançar e atender os adventistas que não têm acesso à educação superior, mas muito além disso. “A educação adventista encontrou no EaD a possibilidade de levar para lugares distantes o ensino de qualidade com valores e princípios, educando não só para essa terra, mas também para a eternidade. Podendo ser um instrumento para o cumprimento da missão adventista, que é evangelizar o mundo”, afirma.

Daniele esteve no encontro e contou sua história

O encontro trouxe histórias como a de Daniele Souza, aluna EaD, Daniele é moradora da zona rural de Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro. Ela sempre  gostou de estudar. Mesmo com as dificuldades financeiras e de localização, tinha o desejo de fazer uma faculdade. Dez anos após concluir o ensino médio e com um emprego melhor, começou a graduação na cidade vizinha. No entanto, ficou desempregada no segundo ano do curso e precisou interromper os estudos. Ela se viu frustrada. Mas anos depois conheceu o ensino a distância oferecido pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, o Unasp EaD e, viu a oportunidade de realizar o sonho.

O EaD traz um leque de opções para quem quer adquirir conhecimento, não apenas opções de graduação, mas também de pós-graduação e cursos de extensão. “Um dos fatos interessantes dos cursos pela internet é o alcance que eles podem ter, chegando a lugares e pessoas que nem imaginamos”, comenta Ivan Almeida, diretor do Unasp EaD.

O ambiente virtual foi o contato que Samuel Walcow encontrou para aprender mais sobre a Bíblia e desenvolver talentos. Quando o menino tinha 10 anos, viu um cartaz na igreja sobre um curso de extensão na internet. Ficou interessado e pediu para sua mãe. O curso de homilética foi apenas o primeiro que ele fez. Hoje, aos 12 anos, ele concluiu o curso e já fez literatura apocalíptica e ciência e religião.

“Encontrei na internet a possibilidade de aprender mais do que gosto, que são os conhecimentos sobre a bíblia”, conta o menino.

Atualmente 55 polos do Unasp EaD estão em pleno funcionamento. Em 2019, mais 10 devem ser abertos no Brasil. Para os interessados em cursar a graduação, curso de extensão ou pós-graduação na Rede de Educação Adventista, basta acessar o site www.unasp.br.

Veja mais