Acontece no UNASP

Curso de administração realiza aulão diferente sobre ENADE 2018

O Exame Nacional de Desempenho de Estudante ou ENADE, é uma avaliação que objetiva avaliar a qualidade dos cursos de formação superior do país. No mês de novembro, os alunos de administração do UNASP Hortolândia farão esta prova, por isso, o intensivão de estudos começou desde o mês de maio. No início de junho, os […]

Texto: Sabrina Girotto

Alunos na aula preparatória para o ENADE 2018

O Exame Nacional de Desempenho de Estudante ou ENADE, é uma avaliação que objetiva avaliar a qualidade dos cursos de formação superior do país. No mês de novembro, os alunos de administração do UNASP Hortolândia farão esta prova, por isso, o intensivão de estudos começou desde o mês de maio. No início de junho, os estudantes do curso de administração fizeram um simulado do ENADE para saber como é a dinâmica das perguntas e para ter contato prévio com o conteúdo. Então, no último domingo (17), aconteceu uma aula especial, onde 10 professores foram convidados para resolver as questões de provas passadas com os alunos.

Para que todos tivessem a oportunidade de tirar suas dúvidas, o evento iniciou as 8h, começando com um café da manhã para os alunos, e às 9h começou o aulão, que se estendeu até as 12h. O coordenador do curso, Alex Landim, disse que todas as questões do ENADE 2015, que estavam no simulado feito pelos alunos, foram resolvidas pelos professores ali presentes ou pelos colegas que haviam acertado a questão. “O objetivo era proporcionar um ambiente descontraído e sem horário para acabar, para que os alunos pudessem perguntar à vontade. No momento em que as questões eram feitas na lousa, os jovens foram vendo que a prova não é tão complicada como imaginavam” concluiu Landim.

O coordenador disse que ao final, muitos alunos foram procurá-lo, pois gostariam de um novo domingo de aula preparatória, pois a atividade havia sido de grande valia. Para o professor Carlo Magnus, quando os docentes se juntam, a interdisciplinaridade aumenta a chance de o aluno entender a questão, pois são apresentadas diferentes formas de resolver a mesma pergunta. Isso dá o suporte para que o aluno no momento da prova, entenda a questão e se lembre do conteúdo passado em sala de aula.

A aluna Thamires Firmino, estava presente no domingo, e disse que a cada questão resolvida, seu entendimento aumentava e o medo diminuía. “Foi extremamente útil. Nós pudemos verificar nossos erros e acertos, e ter a explicação correta de cada exercício. Isso nos deu uma ótima visão de como é aplicado o conteúdo nas provas ENADE”.

Veja mais