Cultura e Ciência

Teólogo faz relação entre saúde emocional e espiritual

  A última palestra do primeiro dia do XIV Simpósio de Universitários do Unasp abordou o tema Afetividade e emoções no contexto do relacionamento com as escrituras ao estudar o amor de Deus, apresentado pelo doutor em teologia, Tiago Arrais. Cerca de 3 mil pessoas acompanharam a palestra. Durante sua fala, Arrais explicou a necessidade […]

Texto: Ana Flávia Silva

 

A última palestra do primeiro dia do XIV Simpósio de Universitários do Unasp abordou o tema Afetividade e emoções no contexto do relacionamento com as escrituras ao estudar o amor de Deus, apresentado pelo doutor em teologia, Tiago Arrais. Cerca de 3 mil pessoas acompanharam a palestra.

Durante sua fala, Arrais explicou a necessidade de compreender que a Bíblia e suas histórias vão além de narrativas feitas para os leitores. Elas revelam aos leitores amor de Deus para cada um. “Deus não é passivo, Ele sabe o caminho e caminha junto com cada um”, afirma.

Leia mais
Simpósio orienta sobre emoções na vida universitária
Emoção acrescenta e fragmenta, afirma psicólogo

A Bíblia conta histórias de humanos que possuem emoções, medos e angústias e de um Deus que tem sentimentos, como revelou o palestrante. “Por isso, a forma como eu entendo a Bíblia interfere em minhas emoções”, acrescenta.

Ter a consciência de que Deus também importa com os sentimentos e emoções traz tranquilidade e confiança. A estudante de Engenharia de produção, Thairine Pereira, afirma que é mais fácil lidar com os problemas quando se tem essa certeza. “Dentro do tema abordado no simpósio, ouvir sobre Deus e ser lembrada de que isso me ajuda em meus problemas pessoais é tranquilizador”, completa.

Tiago Arrais é pastor, professor, cantor, compositor e pai. Formado em Teologia pelo Unasp, possui mestrado e doutorado em Antigo testamento e filosofia pela Andrews University, onde passou alguns anos de sua vida. Em 2015 retornou ao Brasil com sua esposa e dois filhos. Atualmente leciona disciplinas de religião para diversos cursos no Unasp, campus Engenheiro Coelho, e é integrante de Os arrais.

O Simpósio segue até domingo, 20, com palestras e plenárias. A programação completa você encontra na página do Simpósio de Universitários.

Veja mais