Acontece no UNASP

UNASP Hortolândia promove 1º torneio de Street Whorkout

Street Workout é uma modalidade de treinos com execução de movimentos calistênicos, que utilizam o peso corporal para fazer flexão de braços, puxadas de barra fixa e outros exercícios que demonstram como o atleta domina totalmente seu corpo. Nesse caso, força, coordenação motora, equilíbrio e resistência são indispensáveis. A divulgação desta nova modalidade esportiva tem […]

Texto: Sabrina Girotto

Street Workout é uma modalidade de treinos com execução de movimentos calistênicos, que utilizam o peso corporal para fazer flexão de braços, puxadas de barra fixa e outros exercícios que demonstram como o atleta domina totalmente seu corpo. Nesse caso, força, coordenação motora, equilíbrio e resistência são indispensáveis.

Um dos movimentos executados na calistenia.

A divulgação desta nova modalidade esportiva tem acontecido por meio de campeonatos regionais e sul-americanos. No Brasil, a Calistenia, nome nacional, se tornou mais popular somente a partir do ano de 2015. Aqui no Unasp Hortolândia o 1º torneio de Street Workout, aconteceu no dia 15 de abril, no Complexo Esportivo, organizado por um grupo de alunos* do 3º semestre do curso de Educação Física Bacharelado e coordenado pelo professor Thiago Furquim.

Furquim conta que a ideia foi dada por um aluno ao seu grupo de trabalho, que abraçou a proposta. O estudante que forneceu a ideia, Robson de Oliveira, pratica a calistenia e contatou seus colegas da região e de outras cidades, para participar do evento. Ao todo, seis cidades foram representadas. Dentre essas, subiram ao pódio ABC Paulista, Iracemápolis e São José dos Campos, respectivamente. Dentre os atletas, estava um campeão sul-americano e um campeão mineiro. Para Furquim a presença dos atletas valoriza o evento. “Para os alunos, participar de um evento com atletas desse nível de competição, é de grande valia e crescimento”, destacou o professor.

O estudante de Educação Física, Gustavo Martins, que coordenou ao Street Workout do Unasp Hortolândia, explica que concordou com a ideia do evento por causa da curiosidade, afinal não é um esporte que os alunos estão habituados. “o Street Workout é ainda um esporte pequeno em número de praticantes, e esses geralmente usam equipamentos improvisados em praças e parques. Quando eles estiveram aqui, no Complexo Esportivo do campus, repleto de equipamentos e materiais para eles usarem, foi muito legal, pois os próprios atletas estavam maravilhados com essas possibilidades de exercícios a serem executados”, contou Martins.

 

Opinião de profissional

Orlando Araújo, atleta de Street Workout confirmou essa impressão. “O ambiente estava super organizado, com pessoas disponíveis para qualquer tipo de orientação aos alunos. Eu como atleta, me senti agradecido pela oportunidade de estar no evento. Alguns colegas meus já até perguntaram se haveriam outras edições e a equipe de organização confirmou que sim” declarou o calistênico. Ele também deu algumas dicas, sobre as características necessárias para se tornar um atleta de Calistenia, “por ter que se sustentar pelas mãos e usar todo o peso do corpo, o atleta deve estar envolvido com alguma atividade que envolva força, como musculação, rapel, parkur e até mesmo natação para que na hora da atividade, seja resistente” orientou Araújo.

Melhores colocados do 1º torneio de Street Whorkout

*Os estudantes envolvidos na organização do evento são: Amanda Barboza, Carolaine Siqueira, Flávio Herai, Gustavo Martim, Jose Eduardo Machado, Luana Basquera, Mariana de Castro, Mateus Alves, Mônica Oliveira, Robbson Oliveira, Vinicius Coelho.

Saiba mais sobre curiosidades e eventos promovidos pelo curso de educação física, clicando aqui.

Veja mais