Acontece no UNASP

UNASP FM amplia desenvolvimento acadêmico de universitários

No Dia Mundial do Rádio você vai conhecer mais sobre a rádio educativa do Unasp que atende municípios da Região Metropolitana de Campinas Ana Flávia da Silva e Raiane Lívia Em um ano de grandes comemorações foi celebrado no dia 13 de fevereiro o Dia Mundial do Rádio. Considerado como o principal meio de comunicação […]

Texto: Assessoria de Impressa

No Dia Mundial do Rádio você vai conhecer mais sobre a rádio educativa do Unasp que atende municípios da Região Metropolitana de Campinas

Ana Flávia da Silva e Raiane Lívia

Em um ano de grandes comemorações foi celebrado no dia 13 de fevereiro o Dia Mundial do Rádio. Considerado como o principal meio de comunicação por conta de seu fácil acesso em qualquer lugar do mundo, o rádio juntamente com o esporte – ênfase dada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) -promove a liberdade de expressão, a diversidade, igualdade e a paz na sociedade.

Um dos diferenciais dos cursos ligados à área de comunicação do Centro Universitário Adventista de São Paulo é a interação direta com o mercado através de laboratórios interativos de alta tecnologia. Um dos desses espaços é a rádio UNASP FM, uma emissora educativa que atende municípios da Região Metropolitana de Campinas. No Dia Mundial do Rádio você terá a oportunidade de conhecer melhor a rádio do Unasp.

Criada em 2007 com uma programação focada na internet, a Rádio Unasp ganhou destaque com a criação de aplicativos que fortaleciam a acessibilidade do veículo e interação com seus ouvintes. Foi pela web que internautas de terras longínquas, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Argentina, Canadá, Portugal e Alemanha ganharam uma conexão direta com o Brasil.

Uma das maiores conquistas da história da Rádio Unasp veio com a veiculação da programação em canal FM para o município de Artur Nogueira em dezembro de 2014. A novidade em 91,3MHz. Ganhou o nome de UNASP FM e chamou a atenção da comunidade, que passou a contar com uma programação interativa focada na educação e na valorização do cidadão.

Nova fase

A experiência acadêmica ganhou o mercado e ampliou as possibilidades de aprendizagem dos universitários das faculdades de publicidade e propaganda, jornalismo e RTVi. Cursando o último ano de Jornalismo, a estudante Luciana Ferreira já conquistou o primeiro emprego na área. Foi contratada para ser uma das locutoras da emissora. “Por meio desse trabalho, tive a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendi em sala de aula, e ter uma vivência mais próxima da realidade que o mercado requerer de mim”, afirma.

Mais que um veículo de comunicação, a UNASP FM serve como base para a formação de comunicadores mais sensíveis e humanos a necessidades das pessoas. Sara Máximo da Costa é aluna egressa do curso de jornalismo. Assim que concluiu a faculdade no final de 2017 já estava com emprego garantido. “O rádio foi uma das peças fundamentais para que eu descobrisse aquilo que queria fazer dentro da minha profissão. Cresci muito academicamente e profissionalmente dentro do rádio”,  As oportunidades que tive ali me fizeram amadurecer e hoje me tornar uma grande profissional”, declara.

Com a slogan “Conectando Novas Ideias”, a UNASP FM prioriza em sua programação os grandes temas em debate e a defesa das liberdades que harmonizam a sociedade. Além da playlist musical, o ouvinte acompanha conteúdo de notícia, cultura, educação, prestação de serviço e entretenimento.

Acompanhe a programação da UNASP através do site da rádio.

Veja mais