Cultura e Ciência

Encontro propõe fortalecer Apicultura na região de Campinas

Especialistas acreditam no potencial de crescimento da cadeia produtiva do mel. Durante o evento uma unidade móvel do Sebrae irá orientar novos empreendedores do segmento. As boas práticas de Manejo, profissionalização da Apicultura e obtenção de recursos financeiros para investimentos serão abordados durante o I Seminário Apícola da Região Metropolitana de Campinas em Engenheiro Coelho […]

Texto: Assessoria de Impressa

Especialistas acreditam no potencial de crescimento da cadeia produtiva do mel. Durante o evento uma unidade móvel do Sebrae irá orientar novos empreendedores do segmento.

As boas práticas de Manejo, profissionalização da Apicultura e obtenção de recursos financeiros para investimentos serão abordados durante o I Seminário Apícola da Região Metropolitana de Campinas em Engenheiro Coelho (SP), nesta quinta-feira (23). A iniciativa do Ministério da Agricultura, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Universidade de Taubaté, Centro Universitário Adventista de São Paulo e Sebrae, vai reunir associações, pesquisadores, especialistas, investidores, comerciante e produtores de mel.

O setor da Apicultura está em expansão no interior paulista. Segundo especialistas, com o aumento do consumo de mel e derivados do setor, a procura por fornecedores também aumentou. As características geográficas da Região Metropolitana de Campinas, Baixa Mogiana e Piracicabana são consideradas de alto potencial para a criação de abelhas e o fortalecimento da cadeia produtiva apícola.

Os bons resultados já obtidos na região de Campinas geram boas expectativas ao segmento, como explica o diretor regional da Fiesp, Edson Resende. “Aqui é uma região muito boa para o desenvolvimento da apicultura e durante este seminário estamos incentivando, orientando e capacitando produtores e novos produtores que queiram estar fornecendo matéria prima para a indústria apícola que já está em expansão”, comenta.

Durante o seminário, os interessados irão participar de palestras, workshops, receber atendimento de consultores e técnicos do Sebrae e Senai e realizar visitação experimental em um campo de produção de mel. A unidade móvel do Sebrae também vai estar à disposição dos interessados para consultoria de negócios e novos empreendimentos.

Entre os palestrantes está o superintendente federal da agricultura no estado de São Paulo, Dr. Francisco Jardim, o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, José Soares de Aragão Brito, a pesquisadora de boas práticas de manejo e profissionalização do setor apícola, Dra. Lidia Barreto, além da auditora fiscal federal agropecuário, Dra. Luana de Lima Lucke, entre outros.

O encontro gratuito acontece no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), localizado na vicinal Walter Boger, S/N, em Engenheiro Coelho (SP). O evento começa às 9 horas e segue até às 18h no auditório do Ensino Superior da universidade.

SERVIÇO
Encontro propõe fortalecer Apicultura na região de Campinas

O quê: I Seminário Apícola da Região Metropolitana de Campinas
Quando: Quinta-feira, (23) de novembro de 2017.
Onde: Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)– Vicinal Walter Boger, S/N. em Engenheiro Coelho (SP.
Horário: Entre 9h e 18h.
Valor: Evento gratuito. No local são disponibilizadas opções de alimentação.

Veja mais