5 Dicas para se adaptar às aulas síncronas

Impacto Social

Escrito por

Isabela Rodege | Revisão: Sarah Dornelis

Publicado em

10 set 2020

O ano de 2020 trouxe surpresas. Entre novidades boas e ruins, todas as áreas da vida precisaram de uma devida adaptação, e no âmbito estudantil não foi diferente. Desde a segunda metade de março deste ano, os estudantes do Unasp estão vivendo uma nova experiência dentro da sua vida acadêmica. Aulas que antes eram presenciais hoje são transmitidas em tempo real através de salas online dentro do aplicativo ZOOM meeting.. 

O modelo de aula síncrona se iniciou em decorrência da pandemia da covid19, mas se mostrou um forte aliado do estudante universitário. Mesmo distantes dos colegas e professores, os alunos podem manter o nível do aprendizado tão eficaz quanto no período presencial. Para isso, basta que utilizem os recursos disponíveis e entendam sua melhor técnica de estudo a distância. 

De acordo com Camilla Lopes, caloura no curso de Jornalismo no Unasp campus Engenheiro Coelho, o grande desafio é acompanhar o calendário de atividades e passar muito tempo em frente às telas digitais. Essa também é sua dificuldade? Separamos algumas dicas para que você possa se adaptar cada vez melhor ao nosso novo modelo de aula, se liga!

1. Encontre seu fator de distração

Quando o assunto é aula online a disciplina com os estudos é imprescindível. Mas para que ela de fato aconteça, é necessário uma dose de autoconhecimento para responder a pergunta: “O que tem me tirado o foco?”. Podem ser colegas de quarto, aparelhos móveis, redes sociais, ou até mesmo animais de estimação. O que realmente importa é manter uma distância segura de tudo o que te tira a atenção!


2. Mantenha seu ambiente de estudos organizado

Manter o foco é difícil, mas mantê-lo dentro de um ambiente escuro e bagunçado beira o impossível! Manter seu local de estudos limpo, organizado e bem iluminado influencia diretamente na eficácia do aprendizado. Além de que auxilia na gestão do tempo, evita devaneios e estimula a atenção e foco do estudante.

3. Hidrate-se

Manter-se devidamente hidratado é muito importante. Carregue sempre uma garrafa de água com você. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Leste de Londres, pessoas que bebem pelo menos 500ml de água antes dos estudos tem reações cerebrais 14% mais rápidas que as demais.

4. Invista em uma boa noite de sono

Pode parecer perda de tempo, mas dormir é na verdade um fator decisivo na vida acadêmica. Um sono de qualidade é que o fará com que seu cérebro assimile as informações que recebeu. Além disso, de acordo com a revista “Science”, pesquisadores da Lagone Medical Center afirmam que o sono de qualidade após os estudos, incentiva o crescimento de conexões entre as células cerebrais para fixar melhor as informações. 

5. Planeje-se

Por último, mas não menos importante, o planejamento é crucial para que a sua carreira estudantil seja tranquila. Saber quais são as atividades da semana e impor deadlines te ajudará a manter tudo sob controle! Além disso, o planejamento evita a tão temida correria de final de semestre. Previna-se, planeje-se! 

Ah! E não se esqueça! A dica extra é conciliar a vida social com a acadêmica. Extremos não são saudáveis. A interação com a família e amigos é necessária para que a saúde mental esteja em dia, e dessa forma fica muito mais simples focar nos estudos!

Agora é só anotar tudo na agenda e aproveitar ao máximo essa nova experiência. Bora estudar?