Não Classificado

4 Bandas In Concert revela novas gerações de músicos

Muitas pessoas recordaram momentos da infância na noite do sábado, dia 17 de outubro, no salão Nobre do UNASP campus São Paulo, durante o musical 4 Bandas In Concert. Apresentado pelos músicos professores da Acarte e seus alunos, o repertório diversificado explorou composições feitas para desenhos animados e filmes infantis. Músicas que fizeram parte da […]

Texto: Redação

Muitas pessoas recordaram momentos da infância na noite do sábado, dia 17 de outubro, no salão Nobre do UNASP campus São Paulo, durante o musical 4 Bandas In Concert. Apresentado pelos músicos professores da Acarte e seus alunos, o repertório diversificado explorou composições feitas para desenhos animados e filmes infantis. Músicas que fizeram parte da infância de muitos adultos e que ainda encantam o público infantil.

O concerto foi mais um da “Série Ouro 2015”, série de concertos especiais em comemoração ao Centenário UNASP-SP. Com formação de banda sinfônica tradicional, teve trompa, trompete, trombone, saxofone, flauta e instrumentos de percussão. “O objetivo foi trazer amigos e familiares para prestigiar a molecada que está aí estudando e para manter a tradição”, explicou Wilson Júnior, um dos maestros.

Reunir as principais bandas da instituição é uma tradição que já existe há 20 anos. Hoje são quatro bandas: Banda do Zero, Banda Baby, Banda Teen e a Banda Jovem. Todo ano um concerto é preparado para prestigiar os alunos integrantes desses grupos e treiná-los profissionalmente através de uma apresentação oficial. O Repertório é diferente a cada edição e sempre atrai prestigiadores fiéis, universitários e a comunidade do campus. “Gostei muito de relembrar meus tempos de infância. Acho interessante eventos como esse que nos fazem relembrar bons tempos vividos”, afirmou o estudante de Psicologia Felipe Lemos.

Quatro Bandas, 4 gerações

Juntas, as quatro bandas representam diferentes gerações de instrumentistas que se formam na Acarte desde que a música passou a fazer parte da instituição. A mais nova delas, a Banda do Zero, é um projeto recente formado para contemplar as crianças menores. Alunos que estão em seu primeiro contato com o instrumento escolhido, já entram para a banda. As aulas com os professores já são os ensaios da banda.

A Banda Baby é o estágio seguinte, onde as crianças que se desenvolveram na Banda do Zero passam a tocar junto a colegas mais experientes. Da mesma forma acontece com os integrantes da Banda Teen, respectivamente.

A Banda Jovem é o último estágio, sendo formada por músicos mais experientes. Muitos dos quais também fazem parte da Orquestra sinfônica Jovem do UNASP-SP.

Desta forma, o objetivo é formar bons músicos, treinando-os desde a infância e dando a oportunidade de se aprimorarem sempre desafiando-os ao nível da banda seguinte.

Para quem participa, a reação da plateia durante um concerto ao vivo é motivo de realização. Kelvin Lisboa, integrante das Bandas Baby e Teen, conta que foi muito divertido ajudar nos ensaios e participar da apresentação. O jovem instrumentista tocou saxofone na apresentação da Banda Baby e tímpano na performance da Banda Teen. “Fiquei impressionado com a reação das pessoas, superou as minhas expectativas. Vieram bastante pais, foi um programa bem família e animado”, acrescentou.

Ivan Marques conta que foi aluno de banda desde criança, hoje o estudante de Música atua nas produções musicais desenvolvidas na Acarte. O concerto 4 Bandas In Concert, marcou a primeira experiência do universitário como regente. Para ele, ensinar é uma alegria. “Ver eles se desenvolvendo é uma gratidão”, expressou.

Sara Trolezi, aluna de dez anos, faz parte do grupo que Ivan acompanha. A garota diz que se sentiu muito feliz em participar do concerto e que está apreciando tocar. “Gostei muito de tocar com a banda Baby e o professor Ivan me incentiva muito para tocar bateria e percussão”, acrescentou Sara.

Por Gésia Ruckdeschel

Veja mais