Acontece no UNASP

2º semestre no UNASP contará com novo formato de aulas para toda a Graduação

A partir do 2º semestre, o UNASP terá uma nova proposta de inovação pedagógica: o modelo de aulas híbridas, ou seja, parte presencial e a outra dentro do AVA.

Texto: Mairon Hothon

Após um semestre letivo de muitas adequações, aprendizados e intensa utilização da internet para acompanhar as aulas, devido a pandemia da Covid-19, o período agora é de descansar. Desde a última sexta-feira, 26 de junho, as alamedas do UNASP estão ainda mais vazias e as salas de aulas online estão em modo off-line. 10.890 mil estudantes do Ensino Superior já estão de férias.

Desde o começo do período remoto, dia 23 de março, o UNASP contabilizou um total de 60.000 horas de aulas síncronas, com 1.200 salas de aula no aplicativo Zoom, sem qualquer interrupção do período letivo e suporte técnico 24 horas. Para os docentes, foram 400 horas de treinamento e diferentes comitês de crise para avaliar a qualidade do aprendizado dos alunos. A campanha “Férias só em Julho” envolveu professores, funcionários, administração sobre a continuidade das aulas.

“Nossa premissa básica foi fundamentada na proteção e preservação da saúde da nossa comunidade universitária, sem perder de vista a qualidade acadêmica e a manutenção do nosso calendário acadêmico. Por isso que, rapidamente, conseguimos mobilizar todo nosso suporte para continuar o semestre de maneira remota ao vivo e próxima dos estudantes. Tivemos uma média de 90% de presença dos alunos nesse período de isolamento social”, destaca o reitor Martin Kuhn.

Com o 1º semestre finalizado e com data já de retorno para o dia 10 de agosto, a dúvida que surge é: como serão as aulas do segundo semestre? A grande novidade para a próxima etapa letiva será uma nova proposta de inovação pedagógica: o UNASP MEGA, que vai contar com uma nova trilha de aprendizagem envolvendo todos os estudantes da Graduação nos três campi do Centro Universitário.

UNASP MEGA

A partir do próximo semestre, o modelo de oferta para parte das aulas será híbrido, ou seja, parte das aulas vai acontecer de forma presencial e a outra parte dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que vai ganhar também uma nova plataforma de acesso a partir de agosto. 25% das aulas vão acontecer de forma virtual, ao vivo, e os outros 75% de forma presencial, ou seja, de segunda a quarta-feira o encontro com o professor e os colegas de classe será dentro do campus, já na quinta acontece de forma online, cada aluno em sua casa ou dentro do internato, caso seja um aluno residente.

O novo formato de aulas nas quintas-feiras vai funcionar em dois formatos diferentes para todos os cursos:

Mega Aulas: as mega aulas vão incluir, nesse primeiro momento, o ciclo das disciplinas de Religião, Metodologia de Pesquisa e Princípios de Saúde e Sustentabilidade, entre outras que forem necessárias. Serão aulas quinzenais, ministradas por professores doutores do UNASP inspirado no formato do programa TED Talks, dentro de um estúdio, com duração de 45 minutos.

Essas vão ser as primeiras duas aulas da quinta-feira, que além da interação com o professor apresentador (professor regente), vai contar com o auxílio de um professor mediador para tirar dúvidas e ter um contato mais próximo com o aluno, bem como a disponibilidade de materiais adicionais (e-books e aulas gravadas em estilo EaD).  As Mega Aulas vão acontecer para todos os estudantes dos três campi ao mesmo tempo e a avaliação vai ser formada por questionários, simulados e alguma prova.


            Webaulas: já as webaulas vão acontecer nos outros três períodos da quinta-feira com disciplinas específicas de cada curso, podendo ser um curso comum aos três campi ou não. O momento ao vivo com o professor terá duração de 45 minutos e o restante da aula será para a realização das atividades em espaços diversificados, ou seja, com leituras adicionais, vídeo-aulas já gravadas em formato EaD com assuntos mais aprofundados, e-books e ferramentas de checagem de aprendizado.

O docente dará a aula de forma síncrona na nova plataforma do UNASP e os alunos participarão do momento de forma remota, cada um do seu dispositivo eletrônico. Caso a disciplina necessite de atividades laboratoriais, estas vão acontecer de forma presencial dentro do campus universitário.

Aprendizado nas diferentes plataformas

O pró-reitor acadêmico associado para o campus Engenheiro Coelho e Virtual do UNASP, Dr. Everson Muckenberger, destaca que o novo modelo pedagógico proposto para o segundo semestre vai trazer mais flexibilidade e ferramentas de ensino para o aluno.

“Esse modelo híbrido de ensino dá ao estudante mais ferramentas dele se tornar um ator social ativo no processo da aprendizagem, porque ele não vai simplesmente receber o conteúdo, mas participar ativamente em um modelo de sala de aula invertida. Também terá como checar se conseguiu aprender o conteúdo e ter um dia mais na semana para estar presencialmente no campus, o que dá mais flexibilidade na rotina, amortece os custos com deslocamento e aprende a manusear em diferentes ferramentas de aprendizagem para o aluno, por exemplo”, enumera o professor. 

Segundo a administração da instituição, as Mega Aulas e Webaulas serão avaliadas semanalmente para poder entregar o melhor produto aos discentes. De acordo com o reitor, “as aulas integradas terão um novo olhar”, extraindo o melhor da inovação dessas ferramentas do ensino a distância.

“Essa integração das matrizes visa uma maior qualidade e economia à instituição e aos alunos. O UNASP foi projetado para 2030 ser a futura Universidade Adventista do Brasil e por isso, nesse caminho, estamos em constante inovação para oferecer um ensino integral para cada um dos nossos alunos. Agradecemos a Deus pelo primeiro semestre, o próximo será ainda melhor e com grandes bençãos”, ressalta.

Retorno das Atividades

Seguindo os protocolos sanitários estaduais, o UNASP retorna o 2º semestre letivo no dia 10 de agosto, permanecendo com a modalidade remota até o dia 4 setembro quando o Governo Estadual confirmará, condicionada às condições de Saúde Pública, a retomada das aulas presenciais a partir do dia 8 de setembro. O retorno será de forma gradual e pelos meses seguintes até o final do semestre letivo, em dezembro de 2020.

Veja mais