Não Classificado

“Cartas de Outubro” e a luta contra o câncer

Na última quinta-feira, 27 de novembro, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção e Luta contra o Câncer. Com isso, é importante destacar que na semana de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso de Jornalismo, a aluna Natalia Nista expôs seu livro-

Texto: Redação

Na última quinta-feira, 27 de novembro, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção e Luta contra o Câncer. Com isso, é importante destacar que na semana de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso de Jornalismo, a aluna Natalia Nista expôs seu livro-reportagem “Cartas de Outubro”. O tema central é o câncer, e cada um dos 13 capítulos são histórias de pessoas que foram diagnosticadas. “Eu queria um tema que me desafiasse e me transformasse”, conta Natalia.

Em sua apresentação, a aluna conta que a maioria dos materiais encontrados sobre o tema são dados como, o câncer aparece oito vezes na lista de doenças que mais matam no Brasil e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de diagnósticos aumentou para 14,1 milhões em 2012 e para 8,2 milhões de vítimas fatais. Mas sua intenção era escrever algo que não mudasse a cada ano, Natalia queria algo que independente da época que fosse lido, queria que o seu livro fosse atual.

Natalia conversou com cada um de seus personagens e se envolveu com as histórias, e diz que cada uma mexeu com ela de forma diferente. Entendeu que a vida é curta e que nunca se sabe quando se pode receber uma notícia dessa, quanto a si mesmo ou alguém próximo.  “Aprendi coisas fundamentais no modo de levar a minha vida agora que irei me graduar. Minha prioridade é amar o próximo”, destaca a aluna. 

Veja mais