Mestrado em Promoção da Saúde

Infraestrutura e Acessibilidade

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) oferece cursos, da Educação Infantil ao Ensino Superior, dentre os quais, os de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, sendo o Programa de Mestrado em Promoção da Saúde um deles. Possui instalações modernas, salas de aulas amplas e arejadas, laboratórios bem equipados, Centro de Atividades Físicas e Práticas Esportivas (CENAPE), e uma Policlínica Universitária que conta com o atendimento de profissionais e futuros profissionais, que usam o espaço para cumprir os estágios exigidos pela instituição no período de formação, fazendo atendimentos para pessoas da comunidade e alunos residentes no Campus. Tal infraestrutura proporciona assim um ambiente adequado para o estudo e desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

A Policlínica Universitária do UNASP é um Centro de Saúde-Escola que atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas Unidades Básicas da região. São oferecidos os serviços de enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia, com atendimentos alinhados à proposta da matriz integrada dos cursos de graduação da área da saúde. Os alunos do curso de mestrado têm a oportunidade de vivenciar nesse espaço ações interdisciplinares de promoção da saúde, a partir do conhecimento da realidade do entorno e campo para realização de pesquisas.

O mestrado em Promoção da Saúde pode contar com o apoio dos diversos laboratório da instituição tanto para o ensino quanto pesquisas e atividades de extensão. Dentre eles, destaca-se o de Fisiologia do Exercício e Cinantropometria (LAFEX), dada a sua importância para as pesquisas do Mestrado.

O Centro Universitário Adventista de São Paulo possui uma Biblioteca Universitária disposta em três unidades nos
Campi Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo; neste último, está a Unidade John Lipke.

Além de todos os recursos, a biblioteca possui o acesso ao COMUT (Comutação bibliográfica- o que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais).

A instituição disponibiliza uma estrutura exclusiva para o programa de Mestrado em Promoção da Saúde, localizado no piso superior da Policlínica Universitária do UNASP ao lado do LAFEX- Laboratório de Fisiologia do Exercício que, juntos, são importantes para a execução dos projetos de pesquisa do curso. Esta estrutura específica do mestrado possui: sala de coordenação, sala para os docentes (7), sala de estudo equipada com computadores, acesso à rede Wi-fi, mesa e cadeiras, e um auditório usado para realização do exame de qualificação e defesa dos alunos. Ainda, o curso possui sala no edifício do prédio universitário exclusiva para as aulas do mestrado com equipamentos multimídia, assim como sala dos professores neste edifício.

Em relação aos recursos tecnológicos, o espaço exclusivo do Mestrado também possui 4 computadores destinado aos alunos que, além de programas básicos (Microsof Office) tem o programa de estatística SPSS versão 23 licenciada para as máquinas do espaço do mestrado, ajudando no processamento dos dados das diversas pesquisas.

Ainda, como parte de recurso tecnológico, dois destes computadores possuem a licença para o uso do software Qualiquatisoft que é desenvolvido por pesquisadores da USP em parceria com a Sales & Paschoal Informática, com o objetivo de facilitar a realização de pesquisas qualiquantitativas nas quais é utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. (http://ipdsc.com.br/qualiquantisoft/)