Mestrado em Promoção da Saúde

Grupos de Pesquisa e Extensão

Grupos de Pesquisa

A área de Concentração é “Promoção da Saúde”: partindo de uma visão abrangente de saúde que integre as diversas dimensões da complexidade humana, esta área de concentração constitui-se em um campo interdisciplinar de conhecimentos e práticas que aborda os múltiplos aspectos, estratégias e intervenções relacionadas com o processo de capacitação de indivíduos e de populações para melhoria e controle sobre os determinantes da saúde e da qualidade de vida.

O curso tem duas linhas de pesquisa:

  • Qualidade e estilo de vida na promoção da Saúde: esta linha de pesquisa integra conhecimentos e práticas que abordam investigações de temas relativos à qualidade e estilo de vida na promoção da saúde, tais como: promoção da saúde em atividades física e laboral; promoção da saúde no setor de alimentação e nutrição; promoção da saúde em grupos populacionais específicos; espiritualidade e religiosidade.

Socioambiental: determinantes sociais da saúde: busca construir conhecimentos em promoção da saúde tendo por base o conceito ampliado de saúde e sobre seus determinantes sociais, tais como:  estudo sobre a determinação social da saúde; gestão de políticas públicas; reorientação da formação de profissionais; educação para saúde; construção de ambientes saudáveis; grupos populacionais vulneráveis e atenção à saúde mental.

Projetos de pesquisa em andamento do curso:

A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade (BRASIL, 2002).

A Extensão Universitária no Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do UNASP representa a forma de articulação entre docentes, discentes e egressos com a sociedade por meio de diferentes ações interdisciplinares e interprofissionais. Como o próprio nome já diz, extensão significa o estender da Universidade para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando à troca de saberes. Assim se constrói um Programa Stricto Sensu e uma Universidade participativa e engajada com as pessoas ao redor e todo o contexto em que se inserem.

A Extensão Universitária nesse Programa propõe uma visão holística das problemáticas e desafios circundantes em que as esferas político-social-humana estejam presentes na formação acadêmica do mestrando extensionista, promovendo a expansão da consciência crítica e do pensamento reflexivo por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, segundo os princípios da indissociabilidade onde estão inseridas a justiça social, a solidariedade e a cidadania.

A Extensão Universitária no Programa de Mestrado em Promoção da Saúde se desdobra em Projetos, Cursos e Ações extensionistas em profunda conexão com o perfil de egresso delineado, aos Módulos de Ensino e aos Projetos, Linhas e Grupos de Pesquisa.

Alguns exemplos de ações de extensão que o Curso tem desenvolvido são:

  • Programa de ações educativas para a Terceira Idade.
  • Curso de Educação em Saúde na Escola.
  • Curso de Capacitação em: Enfermagem na comunidade de fé.
  • Curso de Promoção da saúde e prevenção de doenças por meio dos 8 remédios naturais.
  • Projeto de Intervenção socioeducativa na Fundação Casa.

Projeto de Extensão para Capacitação de Merendeiras.