Carregando Eventos
Carregando informações do curso...
Data e local
Tipo de evento
  • Encontro de Músicos
Organização
  • Escola de Artes
Convidados Especiais

26° Encontro de Músicos

APRESENTAÇÃO

O UNASP – Centro Universitário Adventista –  Campus Engenheiro Coelho, tem a honra de convidá-lo para o 26o Encontro de Músicos.

Participe de um evento musical inesquecível. Aulas, ensaios, palestras, oficinas, concertos e muito mais!

A programação envolverá atividades especiais,
como: Cursos/aulas, Concertos, Palestras, Lançamentos, Ensaios e Devocionais; tudo isto num ambiente agradável e aconchegante e com uma equipe de profissionais especializada.

PÚBLICO ALVO

  • Apreciadores da música
  • Cantores e instrumentistas
  • Diretores de grupos musicais
  • Estudantes e professores de música
  • Técnicos de gravação
  • Sonoplastas (áudio profissional ou amador)
  • Diretores de música (igreja ou escola)
  • Regentes
  • Pastores
  • Quarteteiros

PREÇOS/PAGAMENTO

Inscrição:

  • Até 15/11 – R$ 179,00
  • Até 15/12 – R$ 189,00
  • Até 17/01/2020 – R$ 199,00

Inscrição com pensionato – Entrada terça-feira 13h – Saída domingo as 8h:

Quarto Simples (Inscrição com ingresso)

  • Até 15/11 – R$ 750,00
  • Até 15/12 – R$ 775,00
  • Até 13/01/2021 – R$ 799,00

Quarto Vip (Inscrição com ingresso)]

  • Até 15/11 – R$ 909,00
  • Até 15/12 – R$ 939,00
  • Até 13/01/2021 – R$ 969,00

Preços especiais para grupos:

  • Descontos de 10% para grupos de 5 pessoas
  • Descontos de 20% para grupos de 10 pessoas

ENSAIOS/GRUPOS

Banda – Regência: Raphael Araújo Santos

Coral – Regência: Eduardo Lustosa

Grupo de Cordas Iniciante – Regência: José Ademar Teixeira Rocha

Grupo de Sinos – Regência: Bruno Santos

Orquestra – Regência: Fernando Mathias de Carvalho

Orquestra de Violões – Regência: Felipe Garibaldi

ORIENTAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

  • Sobre as aulas/cursos (Opção A – tarde 14-16h e Opção B – tarde 16-18h); cada opção de curso terá 3 encontros: 4ª, 5ª e 6ª feira e cada encontro com 2 horas/aula;
  • Os Ensaios de Coral, Banda, Orquestra, Orquestra 2 e Sinos acontecerão todas as manhãs, das 9-12h
  • Cada curso terá uma sala própria para sua atividade (verifique o local na página anterior);
  • O professor receberá uma lista com a relação de nomes dos alunos que estarão inscritos em seu Curso. Fazer diariamente a chamada e entregá-la logo após a última aula da 6ª feira;
  • A assiduidade às aulas é importante, pois é um fator determinante para a entrega dos certificados aos alunos (no mínimo 80% de frequência);
  • Os alunos deverão participar apenas dos Cursos em que efetivamente estiverem inscritos;
    exceção de caso especiais e com acertos na coordenação;
  • O professor deverá fazer da sua aula uma atividade em grupo organizada de tal maneira que todos os alunos possam acompanhar e participar;
  • O professor que desejar algum equipamento especial, para desenvolver a sua atividade, deverá entrar em contato com a coordenação ou secretaria;
  • Acesso aos computadores do Ensino Superior – Sala de aula: USUÁRIO – primeiro nome, ponto, sobre nome e SENHA – unasp18;
  • O professor poderá, como sugestão, entregar todo o material da aula aos alunos em formato PDF e gravado em mídia (CD), copiar em Pendrive ou enviar por e-mail; para alguma atividade prática necessária em aula o professor poderá solicitar fotocópia do material na secretaria;
  • IMPORTANTE: sempre que possível, em todas as atividades, dar enfoque ao valor da música cristã e sua filosofia.

 

OBSERVAÇÕES GERAIS

  • Qualquer mudança na programação será comunicada com antecedência;
  • Na impossibilidade do professor de cumprir alguma atividade sugerida na programação acima ou encontrar dificuldade, por favor, procure a coordenação;
  • Haverá um Centro de Informações e atendimento, na secretaria da Escola de Artes, para receber os professores no que for necessário e possível –
  • Aos REGENTES/APRESENTAÇÕES: (A) apresentações do culto de SÁBADO às 8h30: Sinos, Orquestra e Coral; (B) concerto de ENCERRAMENTO, sábado às 20h na Igreja – verificar a ordem e o tempo de acordo com a programação estabelecida – a duração do concerto: 1h30.

CONTATOS

Secretaria Geral: (19) 3858-(9046)
Coordenadores: Ellen Stencel e Gerson Arrais
Telefones:
(19) 99773-8107
(19) 99926-6661
(19) 38589031

CRONOGRAMA

Terça-feira (dia 14):

10h00 – Recepção (Escola de Artes)

18h00 – Jantar

20h15 Abertura (IGREJA DO UNASP-EC)

(Boas-vindas, apresentação: alunos, informações, palestra, concerto, vídeo)

              – Apresentação:

              – Palavras: administração e Ellen Stencel e Gerson Arrais

              – Concerto:

Quarta-feira (dia 15):

07h00 – Desjejum

08h00 – Devocional

(Responsável pela organização do programa: Ailen Lima)

09h00 – Ensaios/Grupos (Coral, Orquestra, Cordas 2, Banda, Sinos)

12h00 – Almoço

14h00 – Cursos (1ª aula/opção A)

16h00 – Cursos (1ª aula/opção B)

18h00 – Jantar

20h00 – Concerto

Quinta-feira (dia 16):

07h00 – Desjejum

08h00 – Devocional

09h00 – Ensaios/Grupos (Coral, Orquestra, Cordas 2, Banda, Sinos)

12h00 – Almoço

14h00 – Cursos (1ª aula/opção A)

16h00 – Cursos (1ª aula/opção B)

18h30 – Jantar Comemorativo

20h00  – Concerto

Sexta-feira (dia 17):

07h00 – Desjejum

08h00 – Devocional

(Responsável pela organização do programa: Ailen Lima)

09h00 – Ensaios/Grupos (Coral, Orquestra, Cordas 2, Banda, Sinos)

12h00 – Almoço

13h30 – Cursos (1ª aula/opção A)

15h30 – Cursos (1ª aula/opção B)

18h00 – Jantar

20h00 – Musical (Igreja): Joyce Carnassale, Vocal Livre e Orquestra Filarmônica Adventistas

Sábado (dia 18):

07h00 – Desjejum

08h30 – Culto Divino (Igreja)

– Mensagem Espiritual

– Prelúdio: Coral de Sinos

– Prelúdio e Instrumental: Orquestra do Encontro

– Mensagem Musical: Coral do Encontro

10h30 – Escola Sabatina

12h00 – Almoço

16h00 – Ensaios finais na igreja (definidos e a critério de cada grupo)

18h00 – Jantar

20h00 – Concerto

Local – Igreja

CURSOS

  • Afinação e Manutenção de pianos:
  • Arranjo e Orquestração:
  • Canto:
  • Canto Contemporâneo 1:
  • Computação Musical:
    • Sibelius Básico –
  • Coral Infanto-Juvenil (Fundamental I):
  • Edição de Áudio em Música Erudita:
  • Expressão Rítmica Musical:
  • Canto e Brinco: Propostas para Educação Infantil
  • Leitura de Cifras ao Piano:
  • Manutenção de Instrumentos de Sopro:
  • Música na Escola:
  • Prática e Organização de Grupo de Sinos:
  • Prática Instrumental:
    • Clarinete –
    • Contrabaixo –
    • Flauta Doce –
    • Flauta Transversal –
    • Metais Graves –
    • Percussão Geral –
    • Violão por Cifras –
    • Violino e Viola Grupo Iniciantes (Suzuki) –
    • Violino (nível médio e avançado) –
    • Violoncelo –
  • Produção Musical:
  • Regência 1:
  • Sonoplastia:
  • Tubos Percussivos Melódicos:
  • Canto Contemporâneo 2:
  • Composição:
  • Criação e Manutenção de Grupos Vocais:
  • Computação Musical
    • Protools –
    • Sibelius Avançado –
  • Coral de Adolescentes (Fundamental II):
  • Como formar um coral do zero (Igreja, Empresa, Idosos, Adulto, Escolar)
  • Formação e Direção de Bandas Sinfônicas e de Metais:
  • Manutenção e Lutheria de Cordas:
  • Ministério da Música e Liturgia:
  • Musicalização Infantil:
  • Orquestração Avançada:
  • Pedagogia do Piano:
  • Prática e Organização de Grupo de Sinos:
  • Prática Instrumental:
    • Percussão Teclas –
    • Saxofone –
    • Trompa –
    • Trompete –
    • Violino e Viola Grupo Iniciantes (Suzuki) –
    • Leitura para Violonistas e Guitarristas –
  • Preparação Vocal para Coro:
  • Rearmonização de Hinos Tradicionais:
  • Regência 2:
  • Tubos Percussivos – arremessos, perf., trocas:

DESCRIÇÃO DOS CURSOS

Conhecimento teórico e prático do processo de funcionamento do mecanismo e fisiologia do instrumento; Aplicação dos conceitos de afinação do piano.

Noções básicas de instrumentação, construção de melodias secundárias, distribuição de acordes e criação de texturas sonoras. Prática de conceitos fundamentais de contrapon-to voltados para a concepção de arranjos. Indicado para músicos com pouca ou muita experiência em arranjo, composição e harmonia.

Ampliação de conhecimentos em técnica vocal e respiração diafragmática, impostação vocal, potencialização da voz. O curso é aberto a qualquer pessoa a partir dos 15 anos e será ministrado em forma de Master Classe.

Ampliação de conhecimentos em técnica vocal e respiração diafragmática, impostação vocal, potencialização da voz. O curso é aberto a qualquer pessoa a partir dos 15 anos e será ministrado em forma de Master Classe.

Compreensão e ampliação das técnicas vocais: introdução ao canto, quebra de paradigmas sobre a produção da voz, diferentes visões pedagógicas, diferenças e semelhanças entre os ajustes fisiológicos do canto popular e do canto erudito. Avanços das ciências vocais, anatomia-fisiologia da voz, sistemas de pressurização (básico), técnicas de fonoarticulação e o fenômeno do crossover técnico vocal.

Vivência musical por meio de canções, parlendas, ritmos e histórias sonorizadas que exploram a motricidade, a percepção auditiva bem como a expressão verbal e corporal da criança através do lúdico.

Técnicas de ensaio, Técnica Vocal para corista com problemas de afinação, fisiologia da voz para coro, escolha e adaptação de repertório a realidade do coro, exercícios e leitura musical para coro iniciantes, desenvolvimento do ouvido musical.

Elaboração motívica, construção de frases, harmonização de melodias, organização es-trutural da composição, enriquecimento do campo harmônico. Indicado para músicos com pouco ou muita experiência na área. Necessário conhecimento musical.

Utilização básica da ferramenta digital Sibelius, que trabalha de maneira mais rápida, inteligente e fácil a escrita, composição e compartilhamento de música.

Utilização avançada da ferramenta digital Sibelius, que trabalha de maneira mais rápida, inteligente e fácil a escrita, composição e compartilhamento de música. Nessa oficina o participante deverá conhecer os comandos básicos do programa.

Capacitação para uso da ferramenta digital Protools, muito utilizada em gravação e ma-nipulação sonoras em diversas formas, abordagem de conceitos de edição sonora.

Técnicas de ensaio, noções de técnica vocal, orientações de como fazer um projeto de sucesso com dicas de repertório. Exercícios práticos para complementação da aprendizagem. Visão ampla do trabalho a ser desenvolvido em corais de escolas e igrejas com essa faixa etária.

Técnicas de ensaio, noções de técnica vocal, orientações de como fazer um projeto de sucesso com dicas de repertório. Exercícios práticos para complementação da aprendizagem. Visão ampla do trabalho a ser desenvolvido em corais de escolas e igrejas com essa faixa etária.

Estratégias e procedimentos para iniciar atividades com grupos vocais e firmar um projeto. Definição e ampliação de objetivos a serem efetivados no grupo ou coral. Planejamento e aplicação de projetos. Seleção de repertório e tipos de arranjo. Técnicas de ensaio. Utilização de ferramentas de comunicação. Planejamento financeiro.

Contextualização, histórico dos processos de gravação / edição de áudio, parâmetros editáveis do áudio, técnicas específicas de edição de áudio em música erudita, demonstrativo prático. Indicado para editores de áudio / músicos / produtores com muita ou pouca experiência.

Estimulo da consciência corporal e rítmica relacionado a audição A importância do corpo no processo da educação musical com utilização da teoria de Émile Jacques Dalcroze e Klauss Vianna.

Ensino do piano por cifra. Montagem de acordes, tipos de acompanhamento. Modalida-des de acompanhamentos e notas de tensão para acréscimo de cifras.

Procedimentos para o sucesso na montagem de uma Banda: metodologias, instrumental utilizado em cada formação, conhecimentos que o regente precisa saber antes de estar à frente da Banda, técnicas de ensaio, estilos diferentes de repertório, montagem de apresentações e aspectos do dia a dia do trabalho de Banda.

Construção, procedências, materiais e acabamentos. Manutenção preventiva, e corretiva para pequenos danos, regulagens e ajustes, reparos de emergência. Indicação de pro-dutos e seu uso adequado para a limpeza e lubrificação.

Cuidados preventivos do uso diário de instrumentos de corda. Conhecimentos dos acessórios e as partes constituintes da construção do instrumento. Ilustração das etapas de construção.

Visão bíblica e do Espírito de Profecia da Adoração e da Gestão de Culto. Articular a di-ferença dos conceitos de “diretor de música” para ”ministro de música”. Considerar a gestão como ferramenta para otimizar o louvor e a adoração. Socializar materiais e ideias para fortalecer a música na igreja local.

Proposta pedagógica para séries iniciais: práticas, vivência sonoras, melodias, ritmos, movimentos, jogos musicais e improvisação.

Fundamentos básicos da iniciação musical. Sensibilização sonora, educação do senso rítmico-musical por meio de ri-mas, brincadeiras e movimento.

Estudos sobre o ensino do piano, metodologia, repertório, técnica, primeira aula, leitura à primeira vista e o professor.

Aplicação de procedimentos de formação, condução e manutenção de grupos de sinos dentro de realidades como igrejas, escolas e internatos. Técnicas de ensaio, formação de repertório e motivação dos instrumentistas.

Aulas em grupo em formato de masterclasse. Técnica, sonoridade e repertório do instrumento.

  • Clarinete – Benedito Carvalho
  • ContrabaixoDaniel Moreira Felix
  • Flauta Doce – Allan Zukowski
  • Flauta TransversalSilvana Poll
  • Leitura para Violonistas e Guitarristas – Thiago Santos
  • Metais Graves – Daniel Roberto Sokacheski
  • Percussão Geral – Otavio Antoniacci
  • Percussão Teclas – Otavio Antoniacci
  • Piano – Richard Kogima 
  • SaxofoneRicardo Miquelino 
  • TrompaMaria Suellen Magalhães 
  • TrompeteClóvis Beltrami
  • Violão por Cifras Thiago Santos 
  • Violino e Viola Grupo (Suzuki) José Ademar Teixeira Rocha 
  • Violino (nível médio e avançado)Felipe Harder
  • Violoncelo Ana Maria Clavijo

Aspectos básicos do canto, aquecimento vocal e outros procedimentos vocais coletivos, solução de problemas vocais.

Estudo e compreensão dos aspectos básicos de produção musical. Etapas, termos técnicos e atividades de produção. Uso de softwares de gravação e produção.

Aplicação de conceitos da harmonia funcional para efetuar substituições harmônicas nas sequências de acordes presentes nos hinos do HA, para acrescentar colorido à progressão harmônica.

Aprendizagem do gestual básico de regência (1). Todos os desenhos de regência em um, dois, três, quatro, cinco, até doze. Cortes, fermatas, acentos, staccattos, ligaduras, regência alternada, mudanças de andamento e interpretação de alguns trechos. Discus-são sobre aspectos estilísticos e construção da sonoridade de grupos.

Conceitos básicos para uma boa sonorização na igreja. Aprender a utilizar e manipular frequências, microfones e cabeamentos.

Tubo? Cano? Bastão? Depende de você! Venha conhecer essa nova ferramenta de tra-balho para qualquer faixa etária. De maneira lúdica, você vai brincar com as notas, pala-vras e cores de maneira colaborativa.

Nessa oficina, venha experimentar algo diferente com os tubos percussivos. Faça trocas de tubos com os colegas, música circular, tabuleiro musical, o cênico e até mesmo partituras nada convencionais. Se você já tem experiência com esses ins-trumentos será muito bem-vindo ao seleto grupo de 12 participantes.