Episódio comemorativo: Cenários e Perspectivas em Promoção da Saúde

Toque de Saúde

Escrito por

Redação

Publicado em

24 nov 2020

O programa Toque de Saúde chegou a edição nº 50! Em comemoração a essa conquista estaremos realizando uma edição especial do Toque de Saúde, com muita informação para você. Neste episódio comemorativo, a professora Cristina Zukowsky terá participações especiais que vão tratar sobre os cenários e as perspectivas que no campo de estudo e atuação da Promoção e Saúde.

 

Toque de Saúde – Episódio 50

 

 

 

 

Cristina Zukowsky Tavares: doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP (2008) e Pós Doutorado em Educação pela FEUSP ( 2012). Atualmente é Docente Pesquisadora (Educação em Saúde) no Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do UNASP SP. Foi Professora Visitante no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde CEDESS na Universidade Federal de São Paulo UNIFESP de 2013 a 2015 atuando na formação didático – pedagógica de pós graduandos em saúde. Fez estágio científico em Portugal durante o doutorado sob a orientação do Prof. Dr. Almerindo Janela Afonso em Sociologia da Avaliação na Universidade do Minho. Tem experiência em docência e gestão no Ensino Básico e Superior. Curriculo completo.

 

Fábio Alfieri: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000) , Especialização em Atividade Física e Qualidade de Vida pela UNICAMP (2002), Mestrado em Fisioterapia pela UNIMEP (2004) e Doutorado em Ciências Médicas pela USP (com período de estágio no Serviço de Reabilitação do Hospital Mútua de Terrassa da Universidade de Barcelona- Espanha). Possui dois Pós-Doutorados pelo Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Atua como Professor e Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e Professor do curso de Fisioterapia. É pesquisador no Centro de Pesquisa do Instituto de Medicina Física e de Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Pesquisador Colaborador da USP. Currículo completo.

 

 

Elisabete Agrela: Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2015) com período Universitat Autônoma de Barcelona – UAB (2014). Atualmente é professora do Mestrado Profissional Stricto Sensu em Promoção da Saúde; coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública; professora da Graduação em Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem do UNASP São Paulo. Também é pesquisadora do CEPEDOC/FSP/USP Centro Colaborador da OMS em Promoção da Saúde. Desenvolve projetos de pesquisas na relação entre Ciências da Saúde e Ciências Humanas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, assim como na área da Psicologia com ênfase na Psicologia Social. Atua principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, saúde mental, saúde pública, psicologia social, psicologia da saúde e saúde escolar. Currículo completo.

 

 

Márcia Westphal: É professora titular sênior da Universidade de São Paulo especialista em Saúde Coletiva/Saúde Pública com ênfase na Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, educação em saúde, cidades saudáveis, municípios saudáveis e participação popular. Possui graduação em Ciências Politicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1982). Foi Vice Presidente para a América Latina da International Union for Health Promotion and Education de 1998-2007. É pesquisadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. Currículo completo.