Vacinação contra gripe segue esquema diferente em cidades da região

Coronavírus (COVID-19)

Escrito por

Redação

Publicado em

24 mar 2020

Começou nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Na primeira fase serão vacinadas pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. Segundo o Ministério da Saúde, 41 mil postos estão oferecendo a vacina em todo o país.

A campanha, que iniciaria em Abril, foi antecipada a fim de garantir proteção aos grupos prioritários contra o vírus mais comum da gripe. O ministério destaca ainda, que embora não tenha eficácia contra O COVID-19, a vacina  irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos.

As cidades da Região Metropolitana de Campinas têm se organizado para garantir a vacinação da forma mais segura possível, inclusive com ações como Drive Thru e oferecendo a vacina nas residências de pessoas acima dos 60 anos de idade.

Artur Nogueira

A partir desta quarta-feira (25), pessoas maiores de 60 anos poderão ser vacinadas contra a gripe no sistema Drive Thru, que possibilita a vacinação de idosos dentro de seus próprios carros.

O serviço será oferecido nos seguintes locais:

UBS Terezinha Vicensotti
Endereço: Rua Luiz Spadaro Cropanize, Jardim Conservani
Horário: 7h – 17h

Espaço Mãe e Filho (Posto Médico Municipal Maria das Dores Strasser)
Endereço: Avenida XV de Novembro, 1555, Jardim Planalto
Horário: 7h – 19h

Além do Drive Thru, Artur Nogueira estará oferecendo vacinas nas casas dos idosos mediante agendamento prévio nas unidades de saúde.

Contatos das unidades em Artur Nogueira:

Cosmópolis

Em Cosmópolis, 15 equipes de saúde foram montadas para atender os idosos em casa nesse momento de crise. O período de agendamento e vacinação dos domiciliar vai até 14 de abril. Ligue para a unidade de saúde mais próxima e agende o atendimento.

Telefone dos postos de vacinação em Cosmópolis:

Engenheiro Coelho

Devido a pandemia do Coronavírus, a prefeitura de Engenheiro Coelho separou locais específicos para disponibilizar a vacina, com o objetivo de proteger os idosos e evitar aglomerações.

Idosos – maiores de 60 anos
Local: Colégio Odecio Forner
Endereço: Rua Benedito Cunha Guedes esquina com Celina C. Francisquetti
Horário: 8h30 – 16h

Profissionais de saúde
Local: sala de vacinação na Secretaria de Saúde
Horário: 8h30 – 16h

Para idosos que moram nas imediações do Centro Universitário Adventista de Sāo Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, a vacina será oferecida em uma data específica:

Data: 28 de março
Local: UBS Universitario
Horário: 13h -16h

Holambra

Em Holambra, o público maior de 60 anos será atendido em casa e com horário marcado. A mudança no formato de imunização, antes agendada para acontecer em escolas municipais por orientação do governo do estado, elimina a necessidade de locomoção de idosos, reduzindo risco de contaminação para o grupo de maior risco do novo coronavírus. A dose é gratuita e deve ser solicitada junto ao setor de Vigilância em Saúde pelo telefone (19) 3802-2744.

Nāo deixe de se vacinar. A vacina é importante para proteger contra vírus do H1N1, influenza, entre outros. Mas atenção, essa vacina não protege contra o coronavírus (COVID-19).