fbpx

Perguntas Frequentes

Inscrição

Para fazer a inscrição acesse o site http://intercambioadventista.com, na aba inscrição preencha a ficha, faça upload do RG e do Atestado de Matrícula Escolar (anexo no descritivo do programa) e efetue o pagamento da taxa de matrícula. Após isso, é só aguardar o contato da nossa equipe.
Enquanto houver vagas no grupo.
O(a) intercambista precisa ter na data da viagem no mínimo 12 anos completos e ser menor de 18 anos até a data de retorno da viagem.
O programa é para alunos(as) da Rede Educacional Adventista. Os(as) ex-alunos(as) precisarão da aprovação da sede administrativa que a escola faz parte, pois a mesma será responsável por este(a) ex-aluno(a) durante o IA. O(a) ex-aluno(a) também precisa ter entre 12 e 17 anos. O(a) ex-aluno(a) poderá ir estando dentro dos parâmetros anteriores, e ciente de que estará sujeito a todas as regras e atividades do programa.
Na Temporada 2021 a expectativa é que seja formado um grupo de alunos(as) maiores de idade, pois muitos deles não puderam participar do IA em 2020. O(a) interessado(a) deverá preencher o formulário de interesse e aguardar as instruções do IA. Estamos montando um roteiro especial, mas a execução do grupo dependerá da quantidade de inscritos(as).

LINK FORMULÁRIO INTERESSE: https://forms.gle/UxaPvzFv4EVuH4yH7
Por se tratar de um projeto da escola, o(a) intercambista não terá perdas, mas é muito importante que os(as) intercambistas e seus responsáveis conversem previamente com seus professores e a orientadora para que possam ajustar conteúdos, atividades e avaliações.

Documentação

Após preencher a ficha de inscrição no site, favor enviar uma foto do passaporte para nossa equipe via e-mail ou WhatsApp.
O passaporte é um documento que todo cidadão brasileiro tem direito. Para solicitar acesse o site da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/ola#portal-column-content). Inicie o processo de solicitação preenchendo um formulário online, gere e pague o boleto da taxa de emissão, em seguida, agende a entrega dos documentos na Polícia Federal no setor responsável e aguarde a emissão do documento que será notificada no e-mail cadastrado. O documento demora em média 30 dias para ficar pronto. Os(as) intercambistas só viajarão com passaporte válido por no mínimo seis meses após a data de retorno ao Brasil.
Autorização de viagem nacional e autorização de viagem internacional. Caso o(a) intercambista possua a seguinte autorização no passaporte: “O titular, enquanto menor, está autorizado pelos genitores, pelo prazo deste documento, a viajar desacompanhado ou com apenas um dos pais, indistintamente”, precisará somente da autorização nacional para menores de 16 anos. Caso não tenha a autorização já mencionada, precisará também da autorização internacional. O modelo de ambas será fornecido pelo IA.
Conforme a Lei nº 13.812 do ECA, todo menor de 16 anos que fará traslados nacionais desacompanhado(a) dos responsáveis legais, precisará de uma autorização de viagem nacional. Será 1 via assinada e reconhecida em cartório por somente um dos genitores. O modelo desta autorização será fornecido pela equipe do IA.
Os dois genitores devem preencher, assinar e reconhecer em cartório 2 vias originais da autorização. O(a) intercambista que possui no passaporte a autorização para viajar desacompanhado(a) dos responsáveis não precisará da autorização de viagem internacional. O modelo de autorização será fornecido pela equipe do IA.
Sim. Nenhum menor de idade pode deixar seu país sem a autorização de ambos os genitores. Confira exceções na próxima pergunta.
  • Nos casos em que somente um dos genitores conste na identidade e/ou certidão de nascimento do(a) intercambista, a assinatura deste genitor será suficiente para a autorizar o(a) intercambista a deixar o país, por ser o(a) único(a) responsável legal.
  • Em casos de genitor desaparecido(a), se o genitor responsável pelo(a) intercambista tiver guarda total dele(a), possuindo o documento legal que destitui o(a) desaparecido(a) da qualidade de genitor, somente a assinatura deste(a) responsável será suficiente.
  • Caso o(a) responsável não tenha legalmente a guarda total do(a) intercambista, será preciso comparecer ao juizado de menores ou na vara da infância e juventude mais próxima, onde após explicação do caso, o juiz irá assinar a autorização sobrepondo a assinatura do genitor desaparecido(a). Normalmente não há dificuldade nesse processo, pois o juiz entende que é algo em benefício do(a) intercambista.
Precisam de visto somente os(as) intercambistas que participarão do grupo de intercâmbio para os Estados Unidos da América. Atualmente para os países da Europa não é exigido visto dos brasileiros. Não deixe o processo de visto para última hora, pois pode ser que não haja tempo hábil para ficar pronto.
Acesse e preencha o formulário online DS-160 (https://ceac.state.gov/genniv/). Após preenchimento total do formulário, pague a taxa de solicitação do visto e agende a entrevista. Compareça ao órgão que irá recolher o passaporte e demais documentos solicitados. Compareça à entrevista no consulado, e no caso de aprovação do visto, aguarde a notificação para retirada do passaporte com o visto ou o envio do mesmo.
Sim, sugerimos a agência Mundo dos Vistos (https://www4.mundodosvistos.com.br/). Eles cobram uma taxa, mas fazem todo o processo de solicitação de visto.
Não. Basta preencher a ficha com toda e qualquer peculiaridade da saúde do(a) intercambista, como alergias, medicações e demais condições médicas. O modelo da ficha é fornecido pelo IA.
Assim que o pagamento da parte terrestre é definido com a equipe do IA, você receberá o contrato por e-mail ou WhatsApp, juntamente com a forma de pagamento escolhida.
O contrato assinado, deve ser escaneado e enviado para o e-mail ([email protected]), através deste e-mail que você receberá o contrato e a forma de pagamento escolhida.
O(a) diretor(a) ou uma outra pessoa designada pela escola, terá um checklist para realizar com os responsáveis previamente, a fim de saber se todos os documentos necessários foram providenciados.

Financeiro (Parte Terrestre)

1
Financeiro (parte terrestre) Qual valor da taxa de matrícula?
O valor da taxa de matrícula é de R$300,00 reais, e deve ser pago no momento da inscrição.
Não. Em caso de desistência, a taxa não é reembolsável.
3
Financeiro (parte terrestre) O que garante a reserva de vaga?
O que garante a reserva de vaga do(a) intercambista é o início do pagamento da parte terrestre, que será combinado por telefone com a equipe do IA após a inscrição no site.
4
Financeiro (parte terrestre) Como será feito o pagamento do IA?
O pagamento está dividido em 2 partes: terrestre e aéreo. O pagamento terrestre será combinado via telefone com a equipe do IA, após a realização da inscrição e o envio dos documentos solicitados. O pagamento da parte aérea será efetuado em torno de 90 a 30 dias antes da viagem. As formas de pagamento da parte terrestre e aérea estão especificadas no descritivo da viagem.
O pagamento da parte terrestre contempla tudo o que envolve o programa, com exceção da parte aérea. Curso de inglês com professores locais, ingressos das atrações, transporte durante os dias da viagem, alimentação e hospedagem durante o período do curso, hospedagem em hotel com café da manhã no período cultural, seguro saúde, certificação do curso de inglês, kit do(a) intercambista, equipe de apoio, enfermeira/médico e formatura.
Não. A cotação da moeda estrangeira no dia do fechamento da forma de pagamento será a mesma utilizada no valor das demais parcelas.
Todos os boletos serão encaminhados, segundo sua preferência via e-mail ou WhatsApp, e o pagamento deve ser feito até a data do vencimento.
Somente existe esta possibilidade se o pagamento com moeda estrangeira [dólar ou libra de acordo com o programa], for feito diretamente no escritório do IA, localizado no UNASP em Engenheiro Coelho/SP.
Em caso de desistência, procederemos conforme as cláusulas do contrato.
No caso de irmãos que viajarão no mesmo grupo haverá desconto somente na parte terrestre para um dos irmãos. Assim, um deles paga o valor integral e o outro recebe um desconto de 3% na parte terrestre.
11
Financeiro (parte terrestre) Tem bolsa?
Não. Infelizmente o programa não oferece essa possibilidade.
Não. Infelizmente não conseguimos oferecer descontos além do informado no descritivo da viagem.
Em Londres, a libra. Nos demais países da Europa, o euro. Nos Estados Unidos, o dólar.
14
Financeiro (parte terrestre) Como levar dinheiro?
Para segurança do(a) intercambista e para evitar perdas, recomendamos que a menor quantia possível seja levada em espécie. A opção mais segura é um cartão Travel Money que pode ser feito em casas de câmbio e recarregado durante a viagem. O cartão de crédito internacional também é uma opção, caso o(a) intercambista possua, mas precisa ser no nome do mesmo. Lembre-se de autorizar/desbloquear o uso internacional do cartão de crédito.
Cada intercambista é responsável por seus pertences, inclusive o dinheiro, por isso recomendamos cartões.
Sim, recomendamos a Confidence Câmbio. Eles oferecem um desconto nas transações para intercambistas do IA. A Confidence também oferece o cartão Travel Money.
Não, pois o seguro é obrigatório para a viagem e será feito em nome de todos os(as) intercambistas e acompanhantes, independente de já possuírem seguro saúde internacional.

Financeiro (Parte Aérea)

O pagamento da parte aérea será feito de 90 a 30 dias antes da viagem.
No boleto à vista com desconto, ou em até 12x sem juros no cartão de crédito.
Sim, no entanto, como a viagem é feita em grupo com os devidos acompanhantes, não é permitido que um(a) aluno(a) viaje em data, horário ou voo diferente ao do grupo. Portanto, recomendamos que as passagens do(a) intercambista sejam adquiridas de acordo com a orientação feita pela equipe do IA, pois caso ocorra algum imprevisto, todos estarão com a mesma reserva.
O padrão é: 1 mala despachada de até 23kg + bagagem de mão de 10kg, tanto na ida quanto na volta. É possível que esse padrão sofra alterações.
Cada companhia aérea cobra um valor diferente, por isso é necessário verificar com antecedência. Assim que o voo do(a) intercambista for liberado para a compra da passagem, você saberá a cia aérea e poderá fazer a consulta desta informação.
O traslado até o aeroporto no dia e horário comunicados via escola serão os responsáveis. Em alguns casos a escola combina um meio de transporte para todos os intercambistas irem juntos.
Sim, após o retorno da viagem o responsável pelo(a) intercambista deverá buscá-lo(a) no aeroporto na hora da chegada do voo, em alguns casos a escola combina um meio de transporte para todos os intercambistas irem juntos.

Preparativos

Todas as informações referentes aos itens necessários e sugeridos para que os(as) intercambistas levem, bem como os itens que não precisam ser levados, constam no Manual do Viajante. Os responsáveis receberão este manual.
Não. No entanto, as regras de vestimenta e conduta são as mesmas do código disciplinar da Educação Adventista.
3
Preparativos Que roupa usar?
A lista de roupas e calçados sugeridos estão no Manual do Viajante que o(a) intercambista recebe próximo a viagem.
Intercambistas que fazem uso de remédios controlados ou estão em tratamento, precisam de receita médica original para embarcar com a medicação e devem despachá-los (se possível), na mala de 23kg.
Não é exigido certificado de vacinação para febre amarela para os destinos que fazem parte do programa, mas recomendamos que todas as vacinas estejam em dia.
No Free Shop de aeroportos, o limite é de US$ 1.000. O limite compras no exterior é de US$ 500. É possível somar os US$ 500 de compra no exterior com os US$ 1.000 do Free Shop, totalizando US$ 1.500 para cada passageiro. Mas não é só ao valor que se deve prestar atenção. Também há limites de quantidade. Se os itens passarem dos valores e quantidades ou forem considerados mercadoria para revenda, a Receita Federal cobra imposto. Itens de uso pessoal: 1 relógio de pulso, 1 câmera, 1 telefone celular. Souvenirs: Até 20 produtos de até US$ 10 cada, podendo ser 10 unidades iguais; até 20 produtos acima de US$ 10, podendo ser 3 unidades iguais.

Durante o Intercâmbio

No período cultural os(as) intercambistas ficarão hospedados em hotéis e compartilharão quartos com colegas de mesmo sexo e faixa etária e, se possível, por afinidade.
No período de aulas os(as) intercambistas ficarão hospedados em nossos internatos Adventistas no exterior, em quartos de 2 a 5 lugares, separados por sexo, faixa etária e, se possível, por afinidade.
O café da manhã já está incluso e será no hotel. As outras refeições (almoço e jantar) não estão inclusas e serão pagas pelo(a) intercambista em restaurantes e lanchonetes de sua preferência. Sugerimos que levem €130,00 euros (roteiros Europa) e US$100,00 dólares (roteiros EUA) para essas refeições. Estes valores costumam serem suficientes e ainda sobrar.
Todas as 3 refeições diárias estão inclusas, e serão feitas no restaurante dos internatos ou serão providencias pelo IA durante as atividades externas do roteiro cultural.
Não. Faz parte da experiência do IA a vivência de internato durante o programa, pois facilita a interação entre os(as) intercambistas e faz da experiência no intercâmbio um momento de fazer amigos para toda a vida, como já temos visto acontecer.
Nenhum acompanhante ou membro da equipe de apoio dorme nos quartos com os(as) intercambistas. Adultos dividem quarto com outros adultos. Intercambistas dividem quartos somente com outros(as) intercambistas, de acordo sexo e faixa etária.
7
Durante o intercâmbio Quem serão os professores?
Todos os professores são locais e fazem parte das instituições Adventistas no exterior e atendem nossos(as) intercambistas durante as férias escolares dos países visitados.
Não, as aulas serão somente para os(as) intercambistas brasileiros(as). Geralmente, nossos grupos ocupam os internatos Adventistas no exterior em seu período de férias, portanto dificilmente encontram alunos(as) estrangeiros(as).
São 60 horas de imersão linguística e cultural, divididas em sala de aula e atividades práticas e vivências culturais externas.
10
Durante o intercâmbio Terá formatura?
Sim, a formatura é um momento incrível no IA, porque marca a concretização de um sonho. O(a) intercambista pode ficar à vontade para preparar uma roupa especial para esse momento.
Caso isso ocorra, acionaremos o seguro saúde. Acompanhando o grupo haverá sempre um(a) médico(a) ou enfermeiro(a) para atender qualquer necessidade física do(a) intercambista. Por isso é importante o preenchimento completo da ficha de saúde, sem omitir nenhuma informação.
O seguro saúde cobre até US$ 140 mil dólares em emergências médicas. Qualquer eventualidade o(a) intercambista será atendido e tratado.
Não. O seguro obrigatório é o seguro saúde e este está incluso no valor pago. Assim, cada intercambista é responsável por seus pertences, dinheiro, câmeras, celulares etc. Caso os responsáveis julguem necessário, podem contratar um seguro para extravios, perdas e furtos.
Recomendamos que o(a) intercambista viva de forma integral toda a experiência do intercâmbio, não se ausentando. Mas, caso o responsável queira liberar o(a) intercambista para sair com um familiar, o ideal é que isto seja feito no final de semana, para não prejudicar as aulas. Para isso, uma autorização, liberando o(a) intercambista para sair com um familiar, deve ser enviada antes da viagem ao escritório do IA, constando o período desta liberação e o nome do familiar. Este deve buscar o(a) intercambista no internato e trazê-lo de volta conforme combinado com o responsável e explicado na autorização. É necessário também que o responsável pelo(a) intercambista já informe o acompanhante no momento do encontro no aeroporto. No período em que estiver fora, o familiar será responsável pelo(a) intercambista, e não o Intercâmbio Adventista. Consultar secretária do IA para realizar o procedimento, se for o caso.
A sede administrativa da qual a escola faz parte nomeia um(a) acompanhante podendo ser um(a) diretor(a) ou alguém da sede. Além disso há a equipe de apoio, que têm experiência em lidar com adolescentes e crianças.
Sim. Nos dois sábados em que os(as) intercambistas estiverem no programa, eles conhecerão a igreja adventista local, o que também fará parte da experiência cultural e linguística.
O transporte será feito em meio exclusivo para o grupo de intercambistas e acompanhantes. Salvo algumas exceções em que utilizaremos o metrô durante o roteiro na cidade. O translado entre os países poderá ser feito de ônibus, trem ou avião.
Os(as) intercambistas terão acesso a Wi-Fi em muitos lugares, inclusive nos internatos Adventistas no exterior. Assim você poderá se comunicar por aplicativos como o WhatsApp. Haverá a opção de compra de chip telefônico para os que desejarem, no entanto, acreditamos que não compensa pelo custo, pela validade do chip [1 mês e somente no exterior], e pelo fato de que os(as) intercambistas terão acesso a Wi-Fi constantemente.
Sim. Os contatos dos(as) acompanhantes serão informados. Além disso, é comum a escola fazer um grupo no WhatsApp com todos os responsáveis dos(as) intercambistas participantes e ir mandando notícias e fotos durante o IA.
Tomaremos as medidas necessárias e de maneira nenhuma colocaremos os(as) intercambistas em risco.
Sim, após o retorno do programa o(a) intercambista deverá retomar suas atividades acadêmicas.

Nos acompanhe nas redes sociais

Horário de funcionamento

Segunda à quinta:
Manhã: 8h às 12h
Tarde: 13h às 18h

Sexta: Manhã: 8h às 12h