Quem Somos

Concebido em 2015 e inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) no ano seguinte, o Excelsior! é um grupo de pesquisa interdisciplinar alocado na Faculdade de Teologia e no curso de Comunicação Social do Centro Universitário Adventista de São Paulo, no Campus Engenheiro Coelho. Seu nome homenageia a catchphrase do escritor e empresário Stan Lee ao mesmo tempo que faz referência ao adjetivo “excelso”, muitas vezes ligado ao universo semântico do sagrado e do divino.

O projeto de pesquisa do Excelsior! procura estudar as raízes e motivações teológicas, históricas e sociológicas das relações entre o cristianismo, juventude e a mídia por meio da análise do pensamento cristão sobre a cultura midiática e a cultura juvenil. Uma vez que a cultura da mídia – ou cultura pop – é entendida nesta linha de pesquisa como o conjunto de símbolos, ícones e narrativas da cultura jovem urbana e cosmopolita, faz-se necessário estabelecer que a relação entre mídia e cristianismo e também a relação entre a juventude e a religiosidade, com ênfase na forma como a condição juvenil é retratada e compreendida pelas narrativas midiáticas contemporâneas.

Nesse contexto, o grupo se propõe a analisar produtos e projetos midiáticos e de entretenimento do mercado gospel brasileiro, como aplicativos para celulares, games, jogos de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros-jogos, graphic novels e outros produtos de cultura pop de temática bíblica e/ou religiosa que tenha relações com as novas gerações.

Além disso, o Excelsior! busca também compreender as raízes e motivações teológicas, históricas e sociológicas da relação adventismo-mídia, a juventude e a cultura gospel por meio da análise do pensamento e da postura eclesiástica sobre os media e outros produtos midiáticos.

Abaixo seguem as linhas de pesquisa Excelsior!, bem como os projetos de extensão em que o grupo encontra-se engajado.

Linhas de Pesquisa

Religião e literatura: as histórias em quadrinhos e a literatura de ficção para as novas gerações

Estudo da história do diálogo entre denominações religiosas, a arte sequencial e a literatura de ficção para as novas gerações, com ênfase na análise das motivações e dos pressupostos teológicos, sociológicos e comunicacionais da relação entre a religião, em especial a adventista, as histórias em quadrinhos e a literatura de ficção. Estudo da presença do fenômeno religioso – e sua relação com a condição juvenil – na arte sequencial e na literatura ficcional e da adaptação de histórias de natureza religiosa e bíblica para a linguagem dos quadrinhos.

Coordenadores: Dr. Allan Novaes, Me. Clacir Virmes Junior e Esp. Felipe Carmo

portfolio

Religião, condição juvenil e games: conflitos e aproximações

Estudo da história do diálogo entre denominações religiosas e os games, com ênfase na análise das motivações e dos pressupostos teológicos, sociológicos e comunicacionais da relação entre a religião, em especial a adventista, a juventude e os games analógicos e digitais. Estudo da presença do fenômeno religioso no universo lúdico e do entretenimento e da criação de jogos de natureza religiosa e temática bíblica em sua relação com a juventude.

Coordenadores: Dr. Allan Novaes, Me. Delton Unglaub e Esp. Gabriel Ferreira

portfolio

Produção midiática, condição juvenil e violência contra o gênero

Estudo das estratégias que promovem a manipulação midiática no universo televisivo, com ênfase na criação de vínculos midiáticos e na construção da mentalidade submissa dentro de uma sociedade em movimento. Estudo da midiatização da fé e o diálogo entre a mídia televisiva e as religiões, com ênfase na promoção da violência simbólica nas questões de gênero e nos estudos da juventude.

Coordenadora: Me. Betina Pinto

portfolio

Adventismo, Cultura Pop e as Novas Gerações

Discussão sobre questões identitárias do movimento adventista em relação a elementos comunicacionais com as novas gerações. Interessa-se por analisar os discursos e narrativas produzidas pelas construções da memória percebidas nos diversos instrumentos comunicativos, com foco nos discursos sobre e a partir da religiosidade e o seu diálogo com as novas gerações. Pretende-se analisar as motivações e os pressupostos teológicos, sociológicos e comunicacionais da relação
entre o adventismo, as novas gerações e os diversos produtos, fenômenos e tendências da cultura pop.

Coordenadores: Dr. Allan Novaes e Dr. Rodrigo Follis

portfolio

Projetos e Consultoria

Histórias em Quadrinhos

Na área de histórias em quadrinhos, alguns projetos já foram finalizados e outros ainda encontram-se em processo de aprovação, isto é, ainda estão sendo idealizados. No mais, estamos disponíveis para receber propostas de produção de material ou de consultorias para aqueles que pretendem produzir histórias em quadrinhos no contexto do adventismo.

Board Games (jogos de tabuleiro)

Atualmente temos alguns projetos de Jogos de tabuleiro bíblicos em etapa de criação. Um deles já se encontra na etapa de prototipagem para podermos testar as regras e mecânicas criadas. Além da criação de jogos de tabuleiro dentro o grupo de pesquisa, também oferecemos consultoria nesta área para de criação de jogos bíblico-cristãos.

Contate-nos

Se você desejar saber mais detalhes de algum projeto em andamento ou até mesmo necessitar de um serviço de consultoria em alguma das nossas áreas de atuação, entre em contato conosco através do nosso email, telefone ou redes sociais. Estamos à disposição.

  • UNASP AN/EC

    Estrada Municipal Pr. Walter Boger, s/n, Lagoa Bonita - Engenheiro Coelho - SP
    Caixa Postal 11 - CEP: 13165-970

  • Mídias Sociais

    Copyright © Unasp Centro Universitário Adventista de Engenheiro Coelho