Tese do coordenador do Excelsior! é destaque nas mídias adventistas

camila torres - 08/08/16 11:22


No primeiro semestre deste ano, a tese do pesquisador Allan Novaes, coordenador do Excelsior!, foi destaque nas mídias adventistas. Novaes concedeu entrevista para a edição de maio da  Revista Adventista (“Mídia do bem“) e para o portal da sede sul-americana da denominação (“Pesquisador explora relação entre adventistas e a mídia“).

Na tese, defendida em março deste ano na PUC-SP, com pesquisas conduzidas nas universidades norte-americanas Andrews e Notre Dame, Novaes explora o problema adventismo-mídia. O pesquisador estudou a relação histórica e conflituosa da Igreja Adventista com os conteúdos audiovisuais. Ele chegou à conclusão de que o adventismo, assim como outros grupos religiosos cristãos, apresentaram possuem um padrão de relacionamento com novas mídias inicialmente de demonização, até que, depois de experimentações, se aproprie do veículo de comunicação para evangelizar. O trabalho ainda mostrou que grande influência nesse padrão se deve à uma herança texto-centrada e uma ênfase cognitiva da experiência religiosa.

 

Nesse mesmo período e como desdobramento da pesquisa doutoral de Novaes foi oferecida na Faculdade de Teologia do Unasp Campus Engenheiro Coelho a disciplina de “Mídia e religião”, sob a liderança de Novaes e com a participação dos pesquisadores do Excelsior! Betina Pinto e Felipe Carmo. O bacharelado em Teologia do Unasp é um dos poucos cursos do Brasil que oferece uma disciplina que consiste em apresentar elementos do estado da arte do campo mídia e religião.

 

 

Contate-nos

Se você desejar saber mais detalhes de algum projeto em andamento ou até mesmo necessitar de um serviço de consultoria em alguma das nossas áreas de atuação, entre em contato conosco através do nosso email, telefone ou redes sociais. Estamos à disposição.

  • UNASP AN/EC

    Estrada Municipal Pr. Walter Boger, s/n, Lagoa Bonita - Engenheiro Coelho - SP
    Caixa Postal 11 - CEP: 13165-970

  • Mídias Sociais