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5 Dicas de Como Acabar com a Preguiça

Xô, Preguiça!

Bom dia, Galera A+!

É tão bom poder acordar de manhã, se espreguiçar, colocar aquela roupa nova que ganhou nas férias e saber que hoje é dia de voltar! Não tem preguiça que te tire do clima! Afinal, quem não se anima de reencontrar a galera da mesa, os amigos da turma, aqueles que a gente só atura porque mora junto, e a parceria da academia?

… Pera. Você não tem um parceiro para dar aquela corrida??
Então, querido amigo, está na hora de levantar dessa cama e dizer ao mundo…
BOM DIA!
Porque hoje você vai descobrir…

As 5 dicas de como acabar com a preguiça!

1- Durma

Preguiça dormindo

SIM! A primeira dica para vencer a preguiça é… cedendo a ela! Mas calma, meu jovem. Muita hora nessa calma. No tempo certo. O primeiro passo para ter uma boa disposição e começar a rotina com energia na veia é dormir cedo. De acordo com uma pesquisa da Forza Supplements, o mais indicado é que sua última refeição seja por volta das 18h. E, pela psiquiatra Ellen Vora, que você esteja pleno e cheirozinho na sua cama por volta das 21/22h. Em noites frias, uma ótima pedida é um banho quentinho antes de deitar. E, ah, sobre a trevosa insônia? A famigerada BBC tem a resposta: Desligue seu celular e toda atividade por meio de telas luminosas até duas horas antes de ir dormir.

Tá, mas e quem trabalha e estuda até tarde da noite?

  1. Durma sempre nos mesmos horários, mesmo nos dias de folga, para que o relógio biológico não fique ainda mais afetado;
  2. Simule uma noite dentro do seu quarto. Feche as janelas e cortinas, bloqueando toda a luz e ruídos possíveis. Uma máscara para os olhos pode ser uma boa opção. Manter o ambiente confortável e arejado é fundamental, para não deixar o calor atrapalhar seu sono.
  3. Uma música suave e uma leitura relaxante são a combinação perfeita para um sono de bela adormecida. Confia, é a pedida da casa.
  4. Tomar um suco ou chá com propriedades calmantes sempre ajuda. Boas opções são suco de maracujá, chá de camomila, lavanda ou valeriana.

#Ficaadica

2- Se correr o bicho não pega 

Correr da preguiça

Acordou? Bora alongar! Modo soneca nunca mais! (E isso vale para aquelas tardes preguiçosas também, viu?)
Não tem como falar de erradicar a praga das preguiças sem falar em exercício físico.
Assim, sendo, aqui vão algumas dicas dentro das dicas:

+) Alongamento

Você sabia que você só precisa de 10 minutos de exercício por dia para matar a preguiça?
EXATO! O alongamento é responsável por aumentar a circulação sanguínea do corpo e oxigenar o cérebro. Assim, além de mandar energia para o corpo inteiro, o exercício acalma a ansiedade e produz bom humor. Para começar o seu dia com o pé direito, diz aí!

Portanto, aqui vão eles:

 

  1. Deite-se de costas com as plantas dos pés juntas e afaste os joelhos. Relaxe os quadris e deixe a gravidade fazer um alongamento muito suave nas virilhas. Mantenha esta posição durante 40 segundos. Então, respire profundamente.
  1. Ainda de costas, puxe a perna direita em direção ao peito. Mantenha a parte de trás da cabeça no colchão, mas não force. Coloque uma almofada pequena sob a cabeça. Deite a outra perna reta, não totalmente esticada. Mantenha a posição durante 30 segundos, de ambos os lados.
  1. Comece de pé com os pés afastados à largura dos ombros, voltados para a frente. Lentamente, incline-se para a frente a partir dos quadris. Mantenha os joelhos ligeiramente flexionados para não tensionar as costas. Deixe o pescoço e os braços relaxados. Incline-se até sentir um alongamento na parte de trás das pernas. Permaneça entre 10 a 15 segundos.

4. Fique de pé, afastado da parede e inclinado para a frente, apoiando-se com os antebraços e descansando a cabeça nas mãos. Flexione uma perna, com a outra esticada para trás. Empurre os quadris para a frente com as costas firmes. Mantenha o calcanhar da perna esticada no chão com os dedos voltados para a frente e ligeiramente para dentro. Continue entre 10 a 15 segundos. Agora faça com a outra perna também.

 

  1. Para alongar os quadríceps e o joelho segure a parte de cima do pé direito com a mão esquerda e, suavemente, puxe o calcanhar em direção às costas. O joelho se dobra naturalmente quando segurar o pé com a mão do lado oposto. Mantenha a posição entre 10 a 20 segundos com cada perna.

+) HIIT

Agora que já se alongou, você imagina se pudesse usar aqueles 10 minutinhos para QUEIMAR ENERGIA equivalente a um dia?
Pois bem, agora você pode!
Com o poderoso e revolucionário HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), você cuida da sua saúde, queima gordura localizada e ainda mata a preguiça, numa só cajadada – e num ritmo intenso e acelerado!

Ele consiste em fazer uma série de exercícios num curto espaço de tempo, intercalando a intensidade entre as séries, onde a sua queima de energia e disposição continuam até 24h depois de terminado o treino!

Confere aí:

  1. Escolha a atividade aeróbica que melhor se adequar a você nesta seleção aqui;
  2. Faça 2 a 3 minutos de baixa intensidade como forma de aquecimento;
  3. Considerando que você escolheu usar o HIIT com a corrida, corra o mais rápido possível por 30 segundos seguidos;
  4. Agora diminua a intensidade e caminhe por 60 segundos. No começo poderá ser necessário estender o descanso por 90 a 120 segundos, mas não desanime!
  5. Repita este ciclo de correr com toda a intensidade e descansar por um total de 15 minutos (no máximo 20, hein!);
  6. Finalize com desaquecimento de 2 a 3 minutos caminhando.

E tá pronto o sorvetinho!

3-  Quem canta a preguiça espanta!

Canta Xô, Preguiça!

É aquele ditado: A música é o remédio da alma. Você não precisa nem de referência bibliográfica para saber disso: a preguiça foge daquela playlist que faz até a segunda-feira acordar. E nada melhor que uma boa dose diária de ânimo para recarregar as suas baterias. Então coloque seus fones e aperte o play, porque agora é hora de acelerar!

SIM! O Unasp-EC criou uma playlist exclusiva para você! A primeira playlist gospel alto astral feita especialmente para matar a sua preguiça, e ainda manter a sua espiritualidade para todo o dia!

4- Saco vazio não para em pé!

Comer anima

Um bom café da manhã é como dar a partida numa lamborghini em plena manhã de segunda-feira. De acordo com a nutricionista Tatiana Zanin, “evitar o café da manhã aumenta a sensação de cansaço corporal, mesmo depois de uma boa noite de sono”.
Portanto, para começar bem o dia cheio da energia, aqui vão 5 dicas de alimentos up:

  1. Açaí: Tipicamente brasileiro, é rico em vitaminas C, B1, e B2, carboidratos e antioxidantes, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. E o melhor de tudo, você pode comer uma boa tigela de açaí geladinho e caprichado todas as terças-feiras no café da manhã do Unasp-Ec! 😉
  2. Banana: A fruta é um produtor nato de serotonina, um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor e auxilia na prevenção de distúrbios emocionais. Além disso, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.
  3. Espinafre: Lembra do Popeye? Pois é, ele não ficava apenas forte, mas cheio de energia também. O espinafre é rico em ferro, magnésio, potássio, vitamina K, vitaminas do complexo B e favorecem a digestão e o funcionamento muscular.
  4.  Oleaginosas: As oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.
  5. Aveia: A aveia contém fósforo, ferro, cálcio, lecitina e fibra, o que ainda ajuda a reduzir o colesterol. Além disso, o corpo demora para digeri-la completamente, por isso a sensação de saciedade é garantida – o momento ideal para consumi-la é no café da manhã.

+ E, para fechar bem, confira aqui os alimentos preguicentos que você não deve comer.

5- Pensamento +

Felicidade mata preguiça

Fique feliz! Só de ter chegado aqui já é um sinal de que você já está melhorando!
O pensamento positivo é um dos segredos para termos mais disposição. Segundo o gestor Pablo de Paula Bravin, quanto mais alegres e estimulados ficamos, mais o nosso cérebro produz energia para as suas atividades. 😀

Prontinho! Os níveis de energia foram atualizados!

Happy Sloth

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