Blog A mais

Como a fé pode ajudar o universitário.

O UNASP-EC foi agraciado pela visita rápida do pastor Luís Gonçalves, orador do programa “Arena do Futuro” na TV Novo Tempo, para uma entrevista na Rádio UNASP FM, no dia 28 de fevereiro, numa quarta-feira.

Se perdeu a entrevista, não se desespere! Ela está disponível aqui:

Live UNASP FM com Luis Gonçalves

Live UNASP FM com Pr. Luis Gonçalves

Posted by UNASP FM on Wednesday, February 28, 2018

 

 

Nós do Blog A+, que não somos bobos nem nada, aproveitamos a oportunidade para conversar um pouco sobre o universitário e a fé:

A crise de hoje sobre a fé não afeta a situação religiosa dos universitários?

“Afeta, claro. Afeta porque somos produtos do meio, estamos no meio, então nós somos influenciados o tempo todo por mídia, pelas pessoas, pelo contexto político e social, enfim.

Hoje, muitas pessoas já não têm tanta fé como tinham no passado. Hoje, as pessoas só avançam com margem de segurança: “vou calcular”, “vamos ver se dá”, “se dá, eu ponho meu pé, eu avanço. Se não, eu não avanço”.

Então não é fé, você está cercado de uma série de coisas.

Se Moisés fosse pensar assim, o mar vermelho não teria sido aberto, não teria saído água da rocha e não teria vindo maná do céu. Se você for pensar assim, Pedro não teria andado sobre as águas, se você for botar tudo na base do laboratório ou do cálculo.

Então, a tendência do acadêmico, do universitário é ter toda uma vida racional. “Bom, dois mais dois tem que ser quatro, não pode ser cinquenta e cinco”. “Não, dois mais dois pode ser quatro, mas se você colocar um atrás do outro pode ser vinte e dois”.

Enfim, o que eu quero dizer é que a fé que hoje a Bíblia apresenta para nós é algo indispensável e vital, só que o mundo está perdendo essa fé, porque hoje você pode resolver muita coisa eletronicamente, você pode fazer muita coisa por contato com profissionais.

Então, se você pode ir a um psicólogo, você vai orar por quê? Se você pode ir ao médico, você vai orar por quê? Se você tem um carrão maravilhoso, dinheiro e coloca combustível e vai para onde você quer, você vai orar por quê? Você está com dor de dente? Orar para quê? Vai ao dentista! Então, todo esse contexto leva a pessoa a orar menos, ler menos a bíblia e tem menos fé.

Infelizmente, os universitários são afetados pelo contexto que o mundo vive de falta de fé, mas lembre-se que em babilônia as pessoas não tinham fé, mas tinham quatro jovens que tinham fé, que era Daniel e seus três amigos, Sadraque, Mesaque e Abednego. Então, você pode estar em qualquer ambiente desse mundo, você pode ser um universitário diferente, você pode ter fé, pode não se curvar diante do que as pessoas te apresentam mesmo sofrendo ameaças.

A fé é uma bandeira que a gente tem que levantar.

E se você tiver fé como um grão de mostarda, que é a menor semente do mundo, você pode transportar montanhas, montanhas em todos os sentidos. ”

O Pr. Luís Gonçalves, orador do programa “Arena do Futuro” na TV Novo Tempo, fala sobre o universitário e os benefícios da fé na vida acadêmica. 

Se o universitário tiver fé, uma crença, como isso afetaria sua vida acadêmica?

“Falando especificamente do acadêmico, a fé e a comunhão com Deus, um relacionamento mais íntimo com Ele pela fé, pela Bíblia, pelos louvores, isso torna o aluno mais abençoado espiritualmente.

E as últimas pesquisas e estatísticas que a gente tem ouvido por aí falam que a fé e a oração acalmam mais as pessoas. E as pessoas que fazem uso desta “ferramenta” conseguem produzir mais e produzir melhor porque elas dormem melhor, estão em paz, e uma pessoa mais descansada e tranquila consegue estudar melhor, memorizar melhor e avançar melhor.

Ao passo que as pessoas que estão sempre elétricas, sempre em uma vida mais secularizada, elas são inteligentes também e tudo mais, mas a tendência dessa pessoa ter problemas e obstáculos na caminhada acadêmica é maior. Então, quando o jovem universitário coloca Deus no coração, ele ora mais e busca mais a Deus, ele vai ter mais serenidade, sabedoria, equilíbrio para conseguir dar passos mais largos, avançar mais e alcançar os seus objetivos com mais qualidade.”

Não temos o mesmo dom que o Pr. Luís para terminarmos com um bom apelo aqui, mas diante dessas palavras é impossível não propor: vamos ter mais fé? Afinal, “Ele respondeu: ‘Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada será impossível para vocês.’” (Mateus 17:20)

 

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.