Bem-vindo(a) ao Programa de Apoio Pedagógico do UNASP

O Programa de Apoio Pedagógico (PROAP) tem como foco de trabalho a qualificação pedagógica dos docentes pelo acrescentar e aprofundar dos conhecimentos em didática e em metodologia do Ensino Superior. O objetivo é promover criatividade e inovação dos métodos pedagógicos, que buscam a qualidade do ensino, tendo em vista a motivação do aluno e o seu estilo de aprender. Além de assegurar orientação aos Projetos Pedagógicos de Cursos e Planos de Ensino.

Em consonância com uma Política de Formação Continuada do docente, o PROAP desenvolve ações específicas de apoio ao docente, como:

  • Contribuir para a integração dos novos docentes;
  • Oportunizar atividades de atualização e aprimoramento pedagógico docente;
  • Conscientizar o docente quanto à relevância da atualização profissional, visando ao aperfeiçoamento da Práxis Pedagógica;
  • Proporcionar ao docente momentos de reflexão, discussão, debate e troca de experiências;
  • Partilhar métodos pedagógicos e ideias inovadoras para o Ensino Superior em equipe e de modo personalizado;
  • Viabilizar a participação do docente em situação de ensino, utilizando com eficiência, técnicas, recursos de multimídia e demais recursos auxiliares;
  • Divulgar e adaptar materiais pedagógicos, que favorecem o ensino eficaz e as motivadoras práticas pedagógicas no Ensino Superior;
  • Promover a coesão e a noção de identidade institucional;
  • Promover atividades de orientações pedagógicas, como oficinas, seminários, workshops, ambientes de estudo e projetos de âmbito científico-pedagógico.

Dentre as assistências e projetos organizados pelo PROAP, estão a Pós-Graduação em Inovação Didática no Ensino Superior, elaborada iniciada e ministrada em 2018, pelos Professores Doutores Francislê Neri de Souza e Betania Jacob Stange Lopes, visando apoiar as práticas docentes e possibilitar o desenvolvimento de novas técnicas e métodos de ensino, tornando o aprendizado mais efetivo.

Como resultado desse Programa de apoio aos professores, o curso de Arquitetura e Urbanismo se desafia a trabalhar com o “Arco de Maguerez” desde o primeiro semestre.

Em todos os anos o PROAP se encarrega da preparação para o ENADE, quanto às informações, análise de Relatórios do desempenho dos alunos, organização de aulas preparatórias, de simulados etc.

Outra responsabilidade do PROAP é ajudar os professores na elaboração do PLANO DE ENSINO para que o mesmo seja eficaz e seja de fato um planejamento que reflita o trabalho docente realizado no cotidiano das aulas, para isso são feitas reuniões periódicas com cada curso.

Todo início de ano, cabe ao PROAP promover a integração dos novos professores. Em encontro presencial, estes docentes recebem todas as informações necessárias sobre a filosofia e missão do UNASP-EC, assim como também aquelas referentes aos documentos relacionados à sua prática docente e quanto aos programas de apoio ao discente e docente (PIBIC, PIBID, PROAPARC, PROAD etc.).