PROAD

Plano de Ação

PROAD

PLANO DE AÇÃO

  1. Identificar e minimizar as deficiências acadêmicas que os alunos trazem de sua formação anterior, promovendo-lhes apoiopedagógico através de mecanismos de nivelamento e outras ações para aprendizagens significativas.
  2. Identificar e minimizar os problemas, de ordem psicológica e psicopedagógica, que interfiram na aprendizagem e que criam dificuldades básicas nos hábitos de estudos e deficiências em sua formação acadêmica.  Oportunizar ao discente o autoconhecimento, a aceitação de si mesmo, bem como estimular a  expansão do seu potencial
  3. Encaminhar ao departamento de Aconselhamento para seções de acompanhamentopsicológico ou pastoral, quando necessário.
  4. Criar espaços para reflexão sobre projeto de vida.
  5. Ter um profissional capacitado para realizar orientação psicopedagógica.
  6. Oferecer acolhimento especial aos alunos novos, ingressantes por processo seletivo ou por transferência, no intuito de viabilizar sua integração ao meio universitário, facilitando sua adaptação inicial.
  7. Prestar assistência aos alunos que ainda não conseguiram escolher ou ter certeza do curso a fazer ou da carreira a seguir, disponibilizando sondagens e serviços de orientação profissional e vocacional, através de visitas, palestras, aplicação e análise de testes vocacional, autoconhecimento, características pessoais, plano de vida, características da profissão
  8. Incluir os alunos com necessidades educacionais especiais advindas de deficiências físicas, visuais e auditivas, através de ações específicas.
  9. Análise semestral dos dados estatísticos referentes ao rendimento escolar dos alunos nas disciplinas, detectando suas necessidades, tendo em vista ações de reforço.
  10.  Ação conjunta com os coordenadores dos cursos e elaboração de projetos semestrais de atendimento ao aluno junto com a equipe do PROAD com base no diagnóstico resultante das análises.