PROAD

Atividades

PROAD

PLANO DE ATIVIDADES – 2014

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE TODO O ANO

  • Assessoria às coordenações dos cursos superiores através dos encaminhamentos.
  • Realização da ambientação universitário no início do ano.
  • Programação de envio de cartões  de aniversários.
  • Preparo de murais com material acadêmico de apoio aos estudantes.
  • Empréstimo e controle de livros que promovam o crescimento pessoal e acadêmico do aluno e que pertencem ao PROAD.
  • Atendimento acadêmico e psicopedagógico aos alunos encaminhados pelas coordenações, pelos professores e aos que por iniciativa própria buscam este atendimento.
  • Atendimento aos alunos com dúvidas na área vocacional.
  • Devolutiva e orientação na re-escolha profissional.
  • Desenvolver projetos que atinjam as necessidades dos alunos: Nivelamento, Oficinas de Aprendizagem, etc.
  • Atendimento e acompanhamento dos alunos encaminhados pela direção interna.
  • Reunião com os representantes de turma para orientações e entrega de materiais que devem ser encaminhados aos colegas (Day Camp e outros).
  • Participação nos colegiados dos cursos para troca de experiências e definição de ações que promovam o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos.
  • Organização e execução de Simpósio, Bienais e palestras conforme o interesse demonstrado pelos cursos e os alunos.
  • Apoiar “Dia da Responsabilidade Social”.
  • Apoiar todos os programas científicos, artísticos, culturais, técnicos e administrativos do UNASP visando o envolvimento do aluno universitário.

 

ATIVIDADES MENSAIS

JANEIRO / FEVEREIRO

  • Painel de boas vindas aos alunos.
  • Planejamento e execução da Ambientação Universitária.
  • Entrega do cordão do crachá para os alunos novos.
  • Organização de ambiente físico e operacional e acessível aos alunos de inclusão.
  • Estruturação do trabalho do departamento.
  • Reunião com a equipe do PROAD para troca de idéias, apresentação do programa anual e divisão das competências pessoais.
  • Atendimento aos alunos com dificuldade de adaptação acadêmica.
  • Preparo da relação de aniversário por curso dos coordenadores, professores e representantes de cada turma.
  • Pesquisa para aquisição de livros e organização de artigos nas diversas áreas de desenvolvimento do aluno.
  • Eleições de representante de classe, líderes espirituais e professor conselheiro em todas as turmas.
  • Preparo da listagem de eleitos (alunos e conselheiro de cada turma) e envio p/ coordenadores de curso.
  • Elaboração do Projeto de Nivelamento, do sistema de avaliação e do cronograma de atividades.
  • Incentivo a elaboração das avaliações diagnósticas e provas.
  • Aplicação e correção das provas.
  • Relação dos alunos que demonstraram baixo desempenho nas avaliações.
  • Entrega das chamadas, controle do conteúdo e do cronograma para os professores responsáveis pelo nivelamento.

MARÇO       

  • Implantação do Programa de Nivelamento com distribuição de cartazes nas salas de aula.
  • Início do Programa de Nivelamento para alunos dos primeiros anos nas seguintes disciplinas: português, matemática e informática.
  • Atendimento aos alunos que necessitam de orientação e encaminhamento para reopção de curso, se necessário.
  • Registro Minucioso do Nivelamento: cronograma, conteúdo, controle de presença, professores envolvidos, alunos beneficiados.
  • Mensagem de incentivo para as classes no desktop do computador de cada sala.

Envio do material para o Professor Conselheiro:

  • Carta de atribuição
  • Brinde de incentivo
  • Relação de aniversariantes

Preparo e entrega do material para os representantes de turma:

  • Relação de nomes da turma com colunas para anotações de entrega de material.
  • Relação de aniversariantes.
  • Brinde de incentivo.
  • Cartões de felicitação pelo aniversário.
  • Calendário semestral de atividades do PROAD.
  • Cordões pra crachá para os alunos novos.
  • Atendimento especial aos alunos com dificuldade de organização do tempo.
  • Incentivar o “momento de socialização da turma” na última semana de março. O professor conselheiro e o representante de classe escolhem uma dinâmica de socialização. O PROAD oferece algumas sugestões de dinâmicas.
  • Assessoria na organização dos programas:  dos calouros, dia da mulher, Day Camp.

ABRIL

  • Oficina, valendo 4 horas, com entrega de certificado.
  • Inclusão de um espaço para o PROAD no site do UNASP.
  • Incentivar os cursos a promoverem visita com os alunos em Instituições da área do curso e que apresentem experiências/ações inovadoras.
  • Incentivar a visitação aos alunos pelos professores conselheiros.
  • Planejamento e divulgação inicial do Simpósio Nacional Adventista de Universitários.
  • Apoio na organização dos programas de Páscoa.

MAIO

  • Aprovação orçamento para o Simpósio
  • Elaboração do material impresso referente à divulgação do Simpósio.
  • Participação no  Projeto “Dia da Responsabilidade Social”
  • Apoio na organização do programa em homenagem  às mães.
  • Continuidade dos Nivelamentos, chamada e avaliação e número de horas complementares
  • Checagem dos preparativos para o Simpósio e preparação do cenário
  • Realização do Simpósio Nacional Adventista de Universitários

JUNHO

  • Reunião de avaliação das atividades desenvolvidas no 1º semestre.
  • Reunião de adequação do planejamento do 2º semestre.
  • Levantamento e gráfico do aproveitamento e freqüência no nivelamento.

AGOSTO

  • Durante todo o período das matrículas, orientação aos alunos universitários.
  • Encontro com os alunos novos.
  • Boas vindas aos alunos do segundo semestre.
  • Comemoração do Dia do Estudante – 11/08
  • Reunião com a equipe do PROAD para troca de idéias, apresentação do programa semestral e divisão das atribuições.
  • Entrega do cordão do crachá para os alunos novos.
  • Nova mensagem de incentivo para as classes no desktop do computador de cada sala.
  • Atendimento aos alunos com dificuldade de adaptação acadêmica.
  • Definição do cronograma de atividades do 2º Sem. e envio p/ ABJ para divulgação.
  • Assessoria à organização à homenagem ao Dia dos Pais
  • Início do programa de nivelamento para o 2º semestre
  • Oficina de aprendizagem
  • Atendimento aos alunos que necessitam de orientação e encaminhamento para reopção de curso, se necessário.

SETEMBRO

  • Palestra de enriquecimento pessoal e acadêmico sobre a nova ortografia
  • Organização do tema do próximo Simpósio Universitário

OUTUBRO

  • Dia do Professor: apoio ao programa do Diretório Central de Estudantes.
  • Controle de horas da participação do Simpósio e envio das horas complementares para a central de estágios
  • Continuidade do programa de nivelamento
  • Oficina de Aprendizagem: Mapa Conceitual
  • Atendimento aos alunos que necessitam de orientação e encaminhamento para reopção de curso, se necessário.

NOVEMBRO E DEZEMBRO

  • Incentivo ou reorientação àqueles alunos que tiveram um baixo rendimento acadêmico durante o semestre letivo.
  • Avaliação e controle de freqüência do programa de nivelamento e envio das horas complementares para a central de estágios
  • Planejamento da “Ambientação Universitária”/2015 e providência dos materiais necessários.
  • Cartão de Aniversário para aniversariantes 2015
  • Compra de Cordão de Crachá  2015
  • Mural de despedida para os alunos
  • Participação no Planejamento e Decoração das formaturas