A Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ) é um laboratório para futuros jornalistas. É um ambiente para que os alunos de Jornalismo possam praticar tudo o que aprendem em sala de aula. Criada com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade editorial e de produção dos alunos em diversos setores da área, também é uma importante ferramenta de preparo de alunos para o mercado de trabalho.

Entre os projetos desenvolvidos pela agência, estão um site com notícias da região do campus, em Engenheiro Coelho; um jornal impresso mensal de oito páginas, para divulgação das melhores reportagens feitas pelos alunos bolsistas do curso de Jornalismo; assessoria de imprensa e jornalismo empresarial, que realizam coberturas de eventos do Unasp e trabalham com a comunicação interna e externa da instituição; e o Canal da Imprensa, uma revista eletrônica de crítica de mídia – premiada, entre outros, no Set Universitário (da PUC-RS) como melhor site de notícias em 2005 e 2007.

Em 12 anos de trajeto, a agência já conquistou vários prêmios, além e participações importantes em eventos e objetivos alcançados, como por exemplo, projetos de mídia impressa e parcerias com veículos regionais.

Abaixo, você confere a lista dos dez prêmios que a ABJ já recebeu:

1) Melhor Mídia Online no 18.º SET Universitário da PUC-RS ao Canal da Imprensa (2005);

2) Melhor Mídia Online no 20.º SET Universitário da PUC-RS ao Canal da Imprensa (2007);

3) Melhor Weblog no 20.º SET Universitário da PUC-RS ao ABJ Notícias (2007);

4) Melhor Vídeo Institucional na Expocom Sudeste, Intercom/UFJF à ABJ (2007);

5) Segundo lugar em Agência Júnior na Expocom Sudeste à ABJ (2007);

6) Terceiro lugar em Newsletter Digital na Expocom Sudeste à ABJ (2007);

7) Melhor Vídeo Institucional na Expocom Nacional, Intercom/Universidade Católica de Santos/Universidade Santa Cecília/Unimonte à ABJ (2007);

8) Melhor Artigo no 21º SET Universitário da PUC-RS a Tales Tomaz – Canal da Imprensa (2008);

9)Melhor Agência Júnior na Expocom Sudeste, Intercom/Ufes à ABJ (2010);

10) Melhor Agência Júnior na Expocom Nacional, Intercom/Universidade de Caxias do Sul à ABJ (2010).