Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Estudo da bioquímica e da biologia celular na compreensão da célula como unidade funcional e estrutural dos diversos sistemas.
Bases conceituais em epidemiologia e sua aplicabilidade na área da saúde. Métodos e técnicas de abordagem epidemiológica e medidas de Saúde Coletiva. Leitura einterpretação dos dados para a compreensão das condições de saúde da população, incluindo diagnóstico situacional e territorialização.
Introdução ao estudo da química geral, orgânica e biológica aplicada à nutrição e ciência dealimentos, bem como das técnicas e normas de laboratório de análises químicas.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Propõe o estudo dos princípios básicos de microbiologia (estrutura, morfologia e reprodução de bactérias, fungos e vírus), e de tópicos referentes à rotozoologia, helmintologia e entomologia.Conhecimento dos aspectos que envolvem profilaxia relacionada às doenças causadas pelos microorganismos estudados com ênfase em infecções e toxinfecções de origem alimentar. Noções de microbiologia dos alimentos aplicada ao controle higiênico?sanitário de alimentos.
Estudo dos grupos de alimentos e princípios básicos de quantidade, qualidade, harmonia e adequação da dieta. Aborda a participação da gastronomia vegetariana na promoção da alimentação saudável e saúde da população.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
3º Semestre
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Introdução à teoria da ciência. Estrutura de projetos de pesquisa em comunicação.Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
Revisão histórica das políticas de saúde no Brasil e a construção das bases do SistemaÚnico de Saúde (SUS). Relação entre princípios e diretrizes do SUS e o exercícioprofissional em saúde. Inserção do discente no contexto de saúde local, com leituracrítica da realidade e desenvolvimento do pensamento autônomo nas questões de saúde.
Composição, estrutura, classificação, propriedades, interações e alterações dos constituintes químicos dos alimentos. Características dos gêneros alimentícios de origem animal e vegetal. Aspectos organolépticos, nutricionais, toxicológicos e influência sobre sua qualidade. Análise físico-química dos alimentos.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Introdução ao estudo da Farmacologia. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo e Central. Farmacologia dos Principais Órgãos e Sistemas.
Estudo dos princípios básicos da patologia geral e específica. Mecanismos
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
5º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Hierarquia dos Valores Humanos. Direito e Moral. Ética no Mundo Contemporâneo.Liberdade e Responsabilidade. Ética e Direito. Ética no Âmbito das Profissões Jurídicas.Deveres Gerais da Vida Jurídica. O Segredo Profissional. Ética do Advogado, doMagistrado e do Promotor Público. Ética e Direito Penal. Códigos de Ética doMinistério Público. Estatutos da Magistratura Federal e Estadual. Estatuto da Ordemdos Advogados do Brasil.
Estudo sobre o comportamento alimentar como processo cultural. O módulo propõe uma reflexãocrítica sobre as políticas públicas como norteadoras das ações em nutrição. Aborda o conhecimentodas bases teóricas da didática no processo de ensino?aprendizagem. Prevê o planejamento,organização e aplicação de intervenções educativas em nutrição para indivíduos e para grupospopulacionais.
Nutrição Clínica I
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
6º Semestre
Conhecimento e prática dos conceitos bíblicos e científicos de saúde. O estilo de vida adventista. O conceito de saúde integral e dos fatores que contribuem para a saúde. Relação da mensagem de saúde com a terceira mensagem angélica e o testemunho cristão.
A bioestatística trata com os processos de avaliação, administração, interpretação e análise de dados obtidos a partir dos resultados de testes aplicados em Educação Física e Esportes, proporcionando discussão sobre a questão da quantidade versus a qualidade. A análise estatística permite a realização de inferências acerca da similaridade ou não entre conjuntos de dados. Vista sob a perspectiva da dialética, o processo estatístico e sua intervenção ao nível empírico da realidade relacionam as principais medidas e testes aos fenômenos biológicos, motores e atitudinais dos indivíduos submetidos à prática de exercícios físicos, treinamento e esporte.
Nutrição Clínica II
Estudo da transformações físico-químicas decorrentes da ação enzimática, da manipulação, processamento e estocagem dos alimentos. Aborda princípios básicos de conservação de alimentos, embalagens, análise sensorial e aditivos alimentares em sua versão vegetariana.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Elaboração de TCC
7º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Apresentação e discussão dos conceitos de gestão, planejamento e desenvolvimento de pessoas.Definição dos perfis pessoais desejados, identificação das competências necessárias e elaboração dematriz de competências. Apresentação de métodos e técnicas para seleção de pessoas com o perfildesejado. Conceito de avaliação de pessoas e identificação de ferramentas e sistemas de avaliação ediagnóstico. Identificação de necessidades de treinamento e seus possíveis tipos e abordagens.Captação de talentos e desenvolvimento de lideranças.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Elaboração de TCC
8º Semestre
Estudo dos valores religiosos e sua necessidade e aplicabilidade à vida pessoal e profissional.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.