Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Sistema de Medidas (Sistema Internacional de Unidades e outros Sistemas; Conversão de Unidades;Análise Dimensional; Notação Científica e Algarismos Significativos; Comprimento, Tempo e Massa).Eletrostática (Eletricidade; Carga Elétrica; Conservação da Carga; Lei de Coulomb; Condutores, Isolantes,Semicondutores e Supercondutores; Eletrização; Polarização da Carga; Campo Elétrico; PotencialElétrico). Corrente Elétrica (Fluxo de Cargas e Corrente Elétrica; Fontes de Tensão; Resistência Elétrica;Leis de Ohm; Corrente Contínua e Corrente Alternada; Rapidez e Fonte de Elétrons em um Circuito;Potência Elétrica; Circuitos Elétricos Série/Paralelo). Magnetismo (Magnetismo; Polos Magnéticos;Campos Magnéticos; Domínios Magnéticos; Correntes Elétricas e Campos Magnéticos; Eletroímãs; ForçasMagnéticas; Campo Magnético da Terra; Biomagnetismo). Indução Eletromagnética (Lei de Faraday;Geradores e Corrente Alternada; Produção de Energia; Transformadores; Autoindução; Transmissão deEnergia; Campo de Indução).
Cálculo Proposicional, Lógica de Primeira Ordem, Conjuntos, Relações, Funções, OrdensParciais e Totais, Álgebra Booleana, Estruturas Algébricas;
Desenvolvimento de algoritmos para solução de problemas. Elementos essenciais:variáveis, constantes, tipos, operadores e expressões. Algoritmos estruturados. Comandossequenciais. Entrada e Saída. Comando condicional. Laços de Repetição: incrementais,interrupção no início e interrupção no final. Sub-rotinas. Prática de laboratório para odesenvolvimento de algoritmos.
Organização de hardware e software de computadores; Sistema de numeração; Aritméticanas diferentes bases; Representação de dados; Estrutura e organização da informação;Introdução a Linguagens de Programação, Engenharia de Software, SistemasOperacionais, Teoria da Computação, Inteligência Artificial e Interfaces-HomemMáquina.
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Leitura e interpretação de textos técnicos relativos a área de negócios em lingua inglesa. Identificação e análise linguística a partir do texto.
Atividades Complementares I
2º Semestre
Intervalos Reais. Funções Reais. Geometria Analítica: Coordenadas. Retas. Curvas planas. Álgebra linear: Sistemas de equações lineares. Matrizes. Valores próprios. Aplicações. Noções de Geometria plana e espacial. Introdução ao cálculo numérico.
Implementação de algoritmos (comandos de tomada de decisão, repetição, vetores,matrizes); Funções e bibliotecas; Registros; Manipulação de arquivos em disco;Algoritmos recursivos. Prática de laboratório para implementação de algoritmos.
Álgebra de Boole e funções booleanas; Implementação de funções com portas lógicas universais;Projeto de circuitos combinacionais: circuitos lógicos aritméticos, circuitos codificadores edecodificadores, multiplexadores e demultiplexadores; Projeto de circuitos sequenciais: latch, Flip-Flop,registradores, contadores; máquina de estados finitos; Linguagens de descrição de hardware: VHDL.
Organização de Computadores; Conjunto de Instruções, Mecanismos de Interrupção e de Exceção;Barramento, Comunicações; Interfaces e Periféricos, Hierarquia de Memória; Unidade de Controle;Unidade Central de Processamento; Multiprocessadores; Multicomputadores; Arquiteturas Paralelas;Avaliação de Desempenho.
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Atividades Complementares II
3º Semestre
Matrizes; Listas; Alocação dinâmica de memória e ponteiros; Estrutura de dados Fila e Pilha; Funçõesrecursivas; Árvores binárias; Matrizes, operações sobre matrizes e suas propriedades; Lista estáticasequencial e suas operações; Alocação dinâmica de memória, ponteiros e aritmética de ponteiros; Listadinâmica encadeada e suas operações; Pilha, operações e exemplos de uso; Fila, operações e exemplosde uso; Funções recursivas, custo de memória, exemplos de uso; Árvores binárias, conceitos epropriedades; Árvores de pesquisa binária e seus algoritmos; Exemplos de aplicação de estrutura dedados.
A anti-derivada. Integral indefinida: definição e propriedades. Métodos deintegração por substituição e por partes. Problema do valor inicial. Somas de Riemann. Aintegral definida. Teorema Fundamental do Cálculo. Aplicações da integral definida: cálculo deáreas, cálculo de volumes, comprimento de arco. Integral imprópria.
Noções básicas de estatística descritiva e inferencial. Estudo de probabilidade e suas distribuições. Variáveis aleatórias. Modelos probabilísticos discretos e contínuos. Estimação de parâmetros. Intervalos de confiança. Testes de hipótese paramétricos e não paramétricos. Análise de Variância.
O processo da programação: paradigmas; Critérios de avaliação de linguagens deprogramação; Modelos de Linguagens de Programação (Linguagens imperativas,Linguagens declarativas, Linguagens Funcionais, Linguagens orientadas a objetos);Recursividade; Programação Paralela e Concorrente; Testes de programas;
Programas, máquinas e computabilidade. Modelos computacionais universais. Teoria dos grafos:grafos, sub-grafos, adjacência, caminhos e ciclos. Isomorfismo. Conectividade. Ciclos eulerianos ehamiltonianos. Teoria dos Grafos.
Caracterização da Ciência, Religião e Teologia. Discussão das formas possíveis deinteração entre a Religião e a Ciência e o estudo de casos históricos. As visões de mundoe as relações da Bíblia com a Ciência.
Níveis Hierárquicos de Computadores. Componentes do Sistema de Computação. Suporte ao SistemaOperacional. Barramentos do Sistema. Sistema de Entrada e Saída. Métodos de Transferência de Dados:interface Paralela; interface Serial; interface USB. Sistema de Memória.
A disciplina aborda os aspectos gerais da iniciação científica, da metodologia da pesquisacientífica e da escrita científica, com ênfase no estudo do método científico, formação dopesquisador, níveis de conhecimento profissional e Pesquisa baseada nos núcleos de estudo docurso.
Atividades Complementares III
4º Semestre
Revisão dos Fundamentos Matemáticos (conjuntos, relações, funções, grafos). Expressões eLinguagens Regulares . Autômatos finitos. Gramáticas Livre de contexto. Autômatos de Pilha. Máquina deTuring. Hierarquia de Chomsky
Vetores. Dependência Linear. Base. Produto escalar. Produtovetorial. Produto misto. Coordenadas Cartesianas. Retas. Planos. Distâncias. Cônicas.
Processos de Desenvolvimento de Software; Qualidade de Software; Técnicas dePlanejamento e Gerenciamento de Software; Engenharia de Requisitos; Métodos deAnálise e de Projeto de Software; Verificação, Validação e Teste; Manutenção;Documentação;
Fundamentos de Sistemas Operacionais; Estruturas de Computadores e de Sistemas Operacionais;Gerenciamento de Processos; Escalonamento de Processador; Sincronização de Processos Concorrentes;Deadlocks; Gerenciamento de Memória; Memória Virtual; Sistema de Arquivos; Sistema de Entrada eSaída; Armazenamento Secundário; Estudo da Estrutura de Sistemas Operacionais Existentes.
Árvores B, AVL, preto-e-vermelho. Implementação de árvores. Algoritmos de pesquisae ordenação. Heaps. Tabelas hash. Tipos abstratos de dados. Organização de arquivos.
A disciplina contempla o estudo do Trabalho Científico aplicado em Ciência da Computação;promove a divulgação e publicação de material científico. Aborda as diretrizes para estruturaçãoe elaboração de Trabalho Científico baseada nos núcleos de estudo do curso.
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Atividades Complementares IV
5º Semestre
Matrizes e suas propriedades. Sistemas de equações lineares.Espaço e subespaço vetorial: combinação linear, conjuntos LI e LD. Transformações lineares.Autovalores e Autovetores. Aplicações à engenharia de produção com utilização de software.
Conceitos da Análise e Projetos Estruturados; Fundamentos do Desenvolvimento deSoftware Orientado a Objetos; Análise Orientada a Objetos; Conceitos Básicos:abstração, encapsulamento, herança, associação, comunicação por meio de mensagens,etc; Técnicas que Suportam a Análise Orientada a Objetos: Modelo de Classes e Objetos,Mini-Especificações, etc; Projeto Orientado a Objetos; Estratégia de Migração da Análisepara o Projeto; Implementação de Sistemas; Ferramentas CASE para Análise e ProjetoOrientados a Objetos; Extensões dos Métodos e Técnicas Orientados a Objetos;Tendências do Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos.
Introdução à orientação a objetos: Classes e objetos. Atributos, métodos e comportamento;Encapsulamento, herança, polimorfismo e reusabilidade; Visibilidade de atributos e métodos; Herança,polimorfismo e sobrecarga em Java; Tratamento de exceção; Pacotes básicos da linguagem. Acesso abanco de dados; Interface gráfica e aplicações para a Internet; Recursos avançados da linguagem.
Comunicação de Dados; Protocolos de Rede; Protocolo TC/IP; Tecnologias de Transmissão; Sistemaorientado a conexão; Sistema sem conexão; Camada de enlace; Camada de rede; Roteadores e gateway;firewall; Servidor de Autenticação; Servidor WEB, Servidor DNS, Servidor de Arquivo.
Conceitos básicos de banco de dados; criar objetos de banco de dados; manipulação de dados; conceitos de armazenamento de dados; administração de banco de dados.
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
A disciplina promove a revisão dos aspectos estruturais do texto científico, com ênfase em cadaetapa do desenvolvimento do trabalho científico. Aponta os equívocos da redação do textocientífico. Promove a participação e envolvimento em atividades diversas dentro de áreas afinsdo curso como: atividade profissional, atividade de estágios a caráter não obrigatório, atividadede participação em feiras e eventos, atividades de formação extracurriculares e atividadescomplementares.
Orientação de Estágio I
Estágio Curricular Supervisionado
6º Semestre
Análise de complexidade de algoritmos. Análise assintótica. Divisão-e-conquista.Análise de desempenho de alguns algoritmos clássicos de busca e ordenação. Técnicasde projeto de algoritmos. Algoritmos gulosos. Programação dinâmica. Classes P, NP, NP-completos e NP-difíceis.
Modelagem de bancos de dados orientados a objetos; concorrência e distribuição de dados; segurança de dados; implementação de bancos de dados.
A disciplina e a Ementa serão definidas pelo Colegiado do curso, por ocasião do seuoferecimento. Alguns temas que poderão ser desenvolvidos são: Qualidade de Software,Sistemas Distribuídos, Modelagem Gráfica, Sistemas de Automação, e MetodologiaUnificada para Desenvolvimento de Software. Redes Wireless, Telecomunicações, etc.
Resolução de Sistemas de Equações Lineares: métodos diretos e iterativos; Métodos deInterpolação Numérica e Ajuste de Curvas: Lagrange, Newton, Mínimos Quadrados;Integração numérica; Resolução numérica de equações diferenciais ordinárias;
Percepção visual humana; Fundamentos de imagens digitais; Realce; Filtragem e restauração deImagens; Compressão e comunicação de imagens; Segmentação de imagens; Representação e Descrição;Reconhecimento de padrões e interpretação;
Estudo sobre estilo de vida, qualidade de vida e promoção da saúde, desde uma perspectiva bíblica. Relação entre Meio ambiente, Sustentabilidade e boa qualidade de vida. Conscientização sobre hábitos de vida saudável e sustentável. Análise da posição Adventista do Sétimo Dia sobre questões ambientais e de saúde.
Orientação de Estágio II
Planejamento e elaboração do projeto de pesquisa para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.
Estágio Curricular Supervisionado
7º Semestre
Visão geral da Computação Gráfica. Estrutura de Sistemas Gráficos. Transformações geométricas 2D.Modelagem e Visualização Gráfica 2D. Transformações Geométricas 3D. Modelagem e VisualizaçãoGráfica 3D. Modelos de Iluminação, sombreamento e textura. Interfaces Gráficas. Animação. SoftwareGráfico.
Linguagens Simbólicas; Resolução de Problemas por meio de Busca; Esquemas para representação doconhecimento: lógicos, em rede, estruturados, procedurais; Formalismos para a representação deconhecimento incerto; Redes Bayesianas, Conjuntos e Lógica fuzzy, Aprendizado de máquina;Aprendizado Indutivo; Árvores de decisão; Redes Neurais; Algoritmos Heurísticos; Computação Evolutiva;
Conceitos básicos sobre compiladores e interpretadores. Visão geral do processo de compilação. Tiposde compiladores. Análise léxica. Tabelas de símbolos. Análise sintática. Tratamento de erros sintáticos.Análise semântica. Checagem de tipos. Representação intermediária de código. Geração de código.Introdução à otimização. Análise de compiladores modernos.
A disciplina e a Ementa serão definidas pelo Colegiado do curso, por ocasião do seu oferecimento. Alguns temas que poderão ser desenvolvidos são: Interfaces Homem-Computador, Qualidade de Software, Sistemas Distribuídos, Modelagem Gráfica, Sistemas de Automação, e Metodologia Unificada para Desenvolvimento de Software.
Elaboração das etapas iniciais do Trabalho de Conclusão de Curso, com acompanhamento de docente-orientador, com base nas teorias estudadas e na prática vivenciada em estágio curricular supervisionado.
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Fundamentos de sistemas distribuídos. Modelos e arquitetura de sistemas distribuídos. Comunicaçãoe sincronização de processos. Sistemas operacionais distribuídos. Sistemas de arquivos distribuídos.Memória compartilhada distribuída. Tolerância a falhas. Segurança.
8º Semestre
Usabilidade de sistemas interativos (requisitos, métricas, etc.). Diretrizes, princípios e teorias sobreIHC. Projeto de interfaces (menu, formulários, diálogos, ícones, grágicos, ajuda online, etc.). Interfacespara web. Avaliação de interfaces.
A disciplina e a Ementa serão definidas pelo Colegiado do curso, por ocasião do seuoferecimento. Alguns temas que poderão ser desenvolvidos são: Interfaces Homem-Computador, Qualidade de Software, Sistemas Distribuídos, Modelagem Gráfica,Sistemas de Automação, e Metodologia Unificada para Desenvolvimento de Software.Redes Wireless, Telecomunicações, etc.
Projeto de um compilador específico. Definição da linguagem fonte, linguagemintermediária e linguagem alvo. Ferramentas de apoio à construção de compiladores.Implementação de um analisador léxico, sintático e semântico. Implementação dealgoritmos de otimização e geração de código. Ambientes de run-time e interpretação.
Coordenação pedagógica e acadêmica, em grupo e individualizada da realização da pesquisa, produção do texto científico para a conclusão do curso. Estrutura de diferentes modalidades na apresentação do trabalho: monografia, artigo científico, portfólio, trabalho experimental (projetos práticos), segundo o regulamento de TCC da instituição.
Estudo da Inovação, e da sua interface com o empreendedorismo numa perspectiva sistêmica, na qual se considerem os seus fundamentos, ferramentas gerenciais de apoio e implicações nas organizações e no processo de desenvolvimento econômico e social.
Estudo do voluntariado, ação social e missionarismo no contexto brasileiro einternacional. Diferenças culturais, comunicação transcultural e mudança. Estratégiaspara o serviço voluntário e transformação humana. Metodologia para a análise econstrução de projetos de voluntariado.
Introdução à HTML5 e XHTML com CSS, JavaScript e XML. Principais Tags doXHTML com CSS. Criação de sites com utilização do DHTML. Criação de aplicaçõescom WEB com acesso a banco de dados. Integração aplicação WEB com tecnologiasAJAX. Servidores web. Software/Plataformas web para Ambientes Virtuais deAprendizagem (educação a distância)