Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Caracterização do curso de bacharelado em Educação Física a partir das diretrizes curriculares e projeto pedagógico. Código de ética do profissional de Educação Física. Campo de atuação profissional
Elementos de lógica matemática; teoria dos conjuntos; indução e recursão; sequências eparalelismo; funções; conceito e descrição informal de algoritmos; tipos de operadores e deoperações; laços de repetição; elementos de estatística básica.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Estágio Curricular Supervisionado
2º Semestre
Usabilidade de sistemas interativos (requisitos, métricas, etc.). Diretrizes, princípios e teorias sobreIHC. Projeto de interfaces (menu, formulários, diálogos, ícones, grágicos, ajuda online, etc.). Interfacespara web. Avaliação de interfaces.
Leitura e interpretação de textos técnicos relativos a área de negócios em lingua inglesa. Identificação e análise linguística a partir do texto.
Intervalos Reais. Funções Reais. Geometria Analítica: Coordenadas. Retas. Curvas planas. Álgebra linear: Sistemas de equações lineares. Matrizes. Valores próprios. Aplicações. Noções de Geometria plana e espacial. Introdução ao cálculo numérico.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
3º Semestre
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Fundamentos de Sistemas Operacionais; Estruturas de Computadores e de Sistemas Operacionais;Gerenciamento de Processos; Escalonamento de Processador; Sincronização de Processos Concorrentes;Deadlocks; Gerenciamento de Memória; Memória Virtual; Sistema de Arquivos; Sistema de Entrada eSaída; Armazenamento Secundário; Estudo da Estrutura de Sistemas Operacionais Existentes.
Introdução à orientação a objetos: Classes e objetos. Atributos, métodos e comportamento;Encapsulamento, herança, polimorfismo e reusabilidade; Visibilidade de atributos e métodos; Herança,polimorfismo e sobrecarga em Java; Tratamento de exceção; Pacotes básicos da linguagem. Acesso abanco de dados; Interface gráfica e aplicações para a Internet; Recursos avançados da linguagem.
Sistema de Medidas (Sistema Internacional de Unidades e outros Sistemas; Conversão de Unidades;Análise Dimensional; Notação Científica e Algarismos Significativos; Comprimento, Tempo e Massa).Eletrostática (Eletricidade; Carga Elétrica; Conservação da Carga; Lei de Coulomb; Condutores, Isolantes,Semicondutores e Supercondutores; Eletrização; Polarização da Carga; Campo Elétrico; PotencialElétrico). Corrente Elétrica (Fluxo de Cargas e Corrente Elétrica; Fontes de Tensão; Resistência Elétrica;Leis de Ohm; Corrente Contínua e Corrente Alternada; Rapidez e Fonte de Elétrons em um Circuito;Potência Elétrica; Circuitos Elétricos Série/Paralelo). Magnetismo (Magnetismo; Polos Magnéticos;Campos Magnéticos; Domínios Magnéticos; Correntes Elétricas e Campos Magnéticos; Eletroímãs; ForçasMagnéticas; Campo Magnético da Terra; Biomagnetismo). Indução Eletromagnética (Lei de Faraday;Geradores e Corrente Alternada; Produção de Energia; Transformadores; Autoindução; Transmissão deEnergia; Campo de Indução).
A anti-derivada. Integral indefinida: definição e propriedades. Métodos deintegração por substituição e por partes. Problema do valor inicial. Somas de Riemann. Aintegral definida. Teorema Fundamental do Cálculo. Aplicações da integral definida: cálculo deáreas, cálculo de volumes, comprimento de arco. Integral imprópria.
Introdução à teoria da ciência. Estrutura de projetos de pesquisa em comunicação.Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado