Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Discussão das principais teorias da Psicologia e suas contribuições para a Educação.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Contribuição do pensamento pedagógico na constituição da escola sob o crivo histórico e filosófico com destaque na Educação Brasileira, articulando com os diferentes elementos étnico-raciais da formação brasileira.
Estudos dos fundamentos sociológicos com ênfase nas questões atuais queinfluenciam a Educação Brasileira em seus diferentes aspectos.
Projeto Integrador
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Estudo da linguagem em suas manifestações orais, escritas e formas de retextualização. Observação da produção discursiva e textual de alunos do ensino fundamental I e análise com base em teorias do discurso e da linguagem. Produção de relatos de experiência e outros gêneros acadêmicos-científicos a partir do conhecimento teórico prático do uso da língua na norma-padrão e suas variantes.
Formação da identidade do professor articulando a dimensão do saber, saber-fazer, a dinâmica interpessoal e a atividade reflexiva do trabalho.
Princípios teórico e práticos do planejamento pedagógico, da avaliação educacional e diferentes estratégias de ensino, relacionando as diferentes formas culturais de ensino, com diálogo especial com as práticas populares ligadas a cultura africana.
Escolas psicológicas contemporâneas (matrizes do pensamento psicológico). Psicólogos representativos: vida e obra e sua influência na cultura e educação. Análise das diversas teorias da personalidade e suas relações com a construção da identidade do sujeito no mundo pós-moderno com base nos princípios bíblico-cristãos.
Projeto Integrador
Atividades Complementares I
3º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Políticas Educacionais e Organização Escolar Brasileira
O gestor como agente coordenador na organização e gestão educacional democráticanas dimensões administrativas, pedagógicas e humanas em espaços formais e nãoformais contemplando o multiculturalismo , a diversidade e meio ambiente.
Estudo teórico-prático sobre a construção e acompanhamento do projeto político pedagógica e estratégico; organização da formação continuada no ambiente escolar. Compreensão do processo de organização curricular, em suas etapas de elaboração, implementação e avaliação.
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
Projeto Integrador
Atividades Complementares II
4º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Concepções da EI. Conceitos e história da infância. Parâmetros Nacionais dequalidade para a EI e os critérios para o atendimento em creches respeitando osDireitos Fundamentais da criança. Organização do tempo e espaço na EI.
Introdução aos conceitos e princípios de Criança, Infância na Educação Infantil, em uma visão histórica, filosófica, psicológica e social. Parâmetros de qualidade do atendimento da criança.
Apresentação dos conceitos básicos da estatística para a leitura e interpretação de dados (gráficos, tabelas, figuras, mapas, entre outros). Identificação de programas estatísticos e suas funcionalidades. Estudo das características da pesquisa quantitativa.
Estudo sobre o significado e o valor da arte na educação. Concepções e práticasartísticas na escola. Exploração e percepção de materiais para o desenvolvimento dalinguagem artística na educação infantil e séries iniciais, considerando a produção doaluno, a fruição das obras e a reflexão. A busca da expressão e da criatividade parasaber comunicar-se em arte.
Construção de diversas linguagens pelas crianças com especial atenção nacorporeidade e movimento, considerando a sua relação entre outros eixos doconhecimento: Música, matemática, linguagem oral e escrita, noção de espaço e nasrelações sociais e interação com o ambiente.
Projeto Integrador
Atividades Complementares III
5º Semestre
Conhecer e utilizar os princípios que contribuem para uma vida pessoal e profissional de melhor qualidade.
Estudo do pensamento sensório motor, pré-operacional, operatório concreto e formal,na formação do número na criança e do processo do raciocínio logico matemático.Compreensão dos fundamentos teórico e metodológicos do ensino da matemática queorientam a ação docente. Discussão e análise de situações práticas nodesenvolvimento do conhecimento físico e do raciocínio logico matemático e dasestruturas aditivas.
Estudo das concepções da aquisição da linguagem e do processo sócio-histórico e cultural da alfabetização, articulados ao desenvolvimento das práticas pedagógicas que promovam o letramento do cotidiano e literário na formação do leitor/escritor crítico, consciente e comprometido com a sociedade.
Organização de Tempo e Espaço I
Investigação sobre pesquisas no campo da educação. Desenvolvimento e produçãode um projeto de pesquisa.
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado I
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Atividades Complementares IV
Planeja, executa e avalia os processos de trabalho em enfermagem nas diferentes áreas de atuação.
6º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Discussão e análise de situações práticas no desenvolvimento do raciocínio logicomatemático. Compreensão dos fundamentos teóricos e metodológicos do ensino dematemática que orientam a ação docente, bem como a análise da inter-relação entreseu conteúdo especifico e as demais áreas curriculares, considerando as estruturasmultiplicativas e a resolução de problemas
Compreensão da língua materna em seus diversos níveis contemplando a varianteconsiderada padrão culta nas expressões oral e escrita.
Organização de Tempo e Espaço II
Investigação sobre pesquisas no campo da educação. Desenvolvimento e produçãode um projeto de pesquisa.
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado II
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Planeja, executa e avalia os processos de trabalho em enfermagem nas diferentes áreas de atuação. Elabora e implementa intervenção baseada nas necessidades identificadas no serviço.
7º Semestre
Estudo dofenômeno religioso em sua dimensão prática nas relações interpessoais, nafamília e na sociedade. Relação entre Religião, Família e Sociedade. Influenciada Religião na Família e Sociedade. Aspectos culturais da religiosidade. O larnuma perspectiva cristã.
Compreensão da língua materna em seus diversos níveis contemplando a varianteconsiderada padrão culta nas expressões oral e escrita.
Ementa: Apresenta metodologia de Ciências com foco na compreensão da natureza, no respeito ao meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais, articulado com as propostas de um educação e responsabilidade ambiental.
Elaboração das etapas iniciais do Trabalho de Conclusão de Curso, com acompanhamento de docente-orientador, com base nas teorias estudadas e na prática vivenciada em estágio curricular supervisionado.
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado III
Apresentação da disciplina, orientações quanto ao tema, escolha do orientador e normatização da disciplina de TCC; o trabalho científico acadêmico; produção do texto cientifico: a linguagem da redação cientifica; técnicas para elaboração do projeto.
Estágio Curricular Supervisionado III
8º Semestre
Caracterização da Ciência, Religião e Teologia. Discussão das formas possíveis deinteração entre a Religião e a Ciência e o estudo de casos históricos. As visões de mundoe as relações da Bíblia com a Ciência.
Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e a questão da pessoa com surdez: aspectos clínicos, educacionais e culturais. Conversação em Libras. Lingüística das línguas espaços-visuais e suas implicações para o ensino-aprendizagem de línguas para surdos. O intérprete da Libras no contexto escolar e questões sobre o letramento de alunos surdos bilíngües e/ou oralizados. A intervenção do professor e propostas de ensino na educação de surdos. Tradução e Interpretação de músicas e narrativas em Libras/Português e Português/Libras
Público Alvo da Educação Especial e de estratégias de ensino na Educação Inclusiva
Temas especiais com abordagem prática, criativa e inovadora da prática docente.
Apresenta a formação histórica e social da EJA e metodologias para o ensino do jovem e do adulto.
Coordenação pedagógica e acadêmica, em grupo e individualizada da realização da pesquisa, produção do texto científico para a conclusão do curso. Estrutura de diferentes modalidades na apresentação do trabalho: monografia, artigo científico, portfólio, trabalho experimental (projetos práticos), segundo o regulamento de TCC da instituição.
Metodologia de Avaliação
Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação individualizada ao aluno. Entrega e apresentação para banca examinadora composta por professores do curso.