Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Contribuições da filosofia para o surgimento dos sistemas organizacionais. Visão introdutória epanorâmica das grandes correntes filosóficas, tais como as propostas por Hobbes, Locke, Rousseau,Marx e Foucault, e sua influência direta ou indireta no desenvolvimento dos processos, conceitos eteorias pertinentes ao estudo dos fenômenos sociais.
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Estudo do desenvolvimento do pensamento administrativo desde os antecedentes históricos até aabordagem contingencial. Apresentação dos fundamentos, ideias e principais elaboradores dasteorias da administração e suas implicações no mundo organizacional.
Investigação e reflexão sobre as características pessoais do administrador, sua formação e diferencialno mercado de trabalho. Apresentação das possibilidades de carreira e de pós-graduação.
Exercício e desenvolvimento das habilidades necessárias para a leitura, análise, interpretação eprodução de textos, gráficos e tabelas. Construção da argumentação, tendo como base a observaçãode fatos, a identificação e diferenciação de inferências, pressuposições, avaliações, pontos de vista eopiniões. Caracterização do raciocínio indutivo, do raciocínio dedutivo e identificação de falácias.Apresentação dos princípios da redação científica, com ênfase na indicação de fontes e referências.
Exercício e desenvolvimento do raciocínio para interpretação e resolução de problemas lógicos equestões administrativas, utilizando como ferramentas as operações báscias da matemática,expressões numéricas, frações, equações, inequações, percentuais, teoria dos conjuntos, análisecombinatória e funções. Aplicação de estatística descritiva para análise e interpretação de dados. Usode linguagem gráfica e algébrica.
Atividades Complementares I
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Fundamentos da psicologia aplicados a análise, diagnóstico e intervenção sobre o comportamento e ainteração do ser humano no ambiente organizacional.
Abordagem dos principais conceitos, técnicas e procedimentos contábeis e seus impactos nosrelatórios financeiros e sociais, para compreensão da estrutura de capital e de responsabilidade socialdas organizações.
Fatores macro e microeconômicos e suas interações no mercado. Fundamentos da demanda e daoferta no contexto dos agregados macroeconômicos. Desenvolvimento das nações, da maximizaçãodo bem-estar e da sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Abordagem das funções e processos administrativos, no contexto de um ambiente globalizado.Conceito de organização e visões diversificadas de organização. Compreensão de cultura e climaorganizacional e seus impactos sobre o processo decisório com ética e responsabilidade social.
Fundamentos e aplicação da matemática financeira, tais como juros simples, juros compostos,amortização, valor presente líquido, taxa interna de retorno, séries temporais, aplicados a situaçõescomerciais e financeiras. Conhecimento sobre inferências, envolvendo teoria das probabilidades,distribuição normal, amostragem e testes de significância. Compreensão e interpretação de medidasde relacionamento, tais como correlação, regressão, análise de variância. Apresentação de testesparamétricos e não-paramétricos.
Atividades Complementares II
3º Semestre
Caracterização da Ciência, Religião e Teologia. Discussão das formas possíveis deinteração entre a Religião e a Ciência e o estudo de casos históricos. As visões de mundoe as relações da Bíblia com a Ciência.
Discussão do conceito de comunicação. Desenvolvimento de habilidades de comunicação.Apresentação das normas e técnicas de comunicação escrita e oral para produção de textos eapresentações no contexto das organizações.
Compreensão dos fundamentos legais para o direito público e privado indicados na Constituição Federal. Introdução ao direito do consumidor, à legislação trabalhista, à seguridade social e ao Sistema Tributário Nacional. Manuseio e interpretação do texto legal expresso no Código Civil, no Código de Defesa do Consumidor, na Consolidação das Leis do Trabalho e no Código Tributário Nacional. Aplicação da legislação às organizações, quanto à sua constituição, operação, dissolução, relações trabalhistas e tributárias, em casos concretos no campo da gestão. Consideração da conciliação e da arbitragem como alternativa para resolução de questões empresariais. Compreensão das leis que sustentam políticas afirmativas de inclusão, tais como as direcionadas a afrodescendentes, indígenas e indivíduos com necessidades especiais.
Compreensão dos conceitos fundamentais de liderança no contexto dos processos de mudança e dasrelações políticas nas organizações. Exercício da liderança em contextos multiculturais e interculturais.Consideração dos direitos humanos e de princípios filosóficos, éticos, morais e seus impactos sobre aação do líder. Aplicação e desenvolvimento das habilidades de liderança na resolução de conflitos econdução do processo decisório organizacional. Uso da negociação nas organizações e transaçõescomerciais.
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
Visão da sociologia clássica e suas diferentes teorias e aplicações no ambiente organizacional.Compreensão das relações existentes entre as organizações e a sociedade, incluindo seus valores,cultura, ideologia e interculturalidade, considerando os direitos humanos. Discussão das Relações depoder na perspectiva das interações políticas entre a organização, o indivíduo e a sociedade.
Atividades Complementares III
4º Semestre
Conceito e estrutura da administração de materiais e da cadeia de suprimentos. Apresentação dosprocessos principais e secundários da administração logística. Conceituação de produto logístico.Avaliação e decisões sobre meios de transporte, custos logísticos e logística reversa. Apresentação demétodos modernos de logística.
Apresentação e discussão dos conceitos de gestão, planejamento e desenvolvimento de pessoas.Definição dos perfis pessoais desejados, identificação das competências necessárias e elaboração dematriz de competências. Apresentação de métodos e técnicas para seleção de pessoas com o perfildesejado. Conceito de avaliação de pessoas e identificação de ferramentas e sistemas de avaliação ediagnóstico. Identificação de necessidades de treinamento e seus possíveis tipos e abordagens.Captação de talentos e desenvolvimento de lideranças.
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Conceito e classificação de custos, métodos de custeio para formação e apropriação de custos epreços. Aplicação dos principais mecanismos de acumulação de custos. Análise das relações de custovolume-lucro,formação do preço de venda e rentabilidade dos produtos/serviços com vistas à tomadade decisões gerenciais e desenvolvimento de um ambiente sustentável. Discussão da dicotomiacomprar versus produzir.
Apresentação de definições de marketing. Discussão dos conceitos necessidades, desejos, demandas,valor e satisfação. Estruturação de um plano de marketing, envolvendo a definição de objetivos,posicionamento, dimensionamento da demanda, estratégias de posicionamento, pesquisa de mercado, teste de conceito, teste de produto/serviço, lançamento de novos produtos/serviços.Aspectos éticos e legais nas decisões de marketing, considerando questões de inclusãosocioeconômica e de sustentabilidade ambiental.
Apresentação e desenvolvimento de um planejamento de produção, envolvendo previsão dedemanda, previsão de capacidade, previsão de produção, previsão de impactos ambientais e de comoreduzí-los. Definição de indicadores de desempenho e de tipos de arranjo físico da produção.
Atividades Complementares IV
5º Semestre
Definição e descrição dos cargos necessários. Definição de salários e remuneração condizentes paracada cargo. Construção de um plano de carreira organizacional. Gestão da folha de pagamento, dasrelações sindicais, dos conflitos trabalhistas, da aplicação de políticas afirmativas de inclusão social, deacordo com a CLT e outras normas.
Conhecimento da estrutura das demonstrações financeiras. Análise do custo e identificação daestrutura de capital das empresas. Avaliação de alternativas de investimento. Conhecimento dosistema financeiro nacional e internacional. Aplicação dos conceitos de risco, retorno e liquidez.
Discussão do conceito de segmentação. Identificação de segmentos de mercado, dimensionamentodos segmentos de mercado, escolha de mercado-alvo. Decisões sobre produto, preço, canais demarketing e comunicação integrada de marketing para sustentação do posicionamento. Aspectoséticos e legais nas decisões de marketing, considerando questões de inclusão socioeconômica e desustentabilidade ambiental.
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Estudo dos aspectos metodológicos para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, e análise de métodos e técnicas de pesquisa, visando a detalhar e implementar o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, com o acompanhamento do docente orientador.
Atividades Complementares V
6º Semestre
Análise das demonstrações financeiras com aplicação dos conceitos de liquidez, retorno, rentabilidade,lucratividade, endividamento e giro dos estoques. Utilização de relatórios contábeis e desustentabilidade para o gerenciamento e tomada de decisões.
Apresentação e discussão das principais ferramentas de controle de produção e operações. Gestão econtrole da qualidade e dos impactos ambientais. Aplicação da pesquisa operacional como ferramentana gestão de logística, suprimentos, operações, prazos e pontualidade.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Execução dos aspectos teóricos, metodológicos e práticos da pesquisa para a composição do Trabalhode Curso.
Estudo dos princípios de vida saudável e implicações no desenvolvimento daqualidade de vida.
Conceito de sistemas de informação. Apresentação e estudo de sistemas que permitem oarmazenamento, organização e segurança da informação. Estudo dos principais componentes tecnológicos de um sistema de informação, considerando as possibilidades de informatização e suasaplicações nas organizações.
Planeja, executa e avalia os processos de trabalho em enfermagem nas diferentes áreas de atuação.
7º Semestre
Revisão, apresentação e depósito do Trabalho de Curso.
Apresentação dos conceitos de empreendedorismo, inovação e criatividade. Desenvolvimento dopensamento criativo. Conhecimento sobre a gestão da inovação. Discussão sobre a interrelação entrecriatividade, invenções, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Estudo do perfil e dascompetências do empreendedor. Apresentação das técnicas de planejamento e de gestão de projetospara novos negócios com ênfase na estruturação e elaboração de um plano de negócios.
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Conceito e discussão dos tipos de conhecimento. Desenvolvimento e fomento da produção deconhecimento no contexto organizacional, visando a geração de valor e a sustentabilidade sócioeconômicae ambiental. Identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento. Estudo dos sistemasde gestão do conhecimento.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Temas relevantes e atuais de natureza interdisciplinar alinhados com o desenvolvimento natural doprograma do curso.
Planeja, executa e avalia os processos de trabalho em enfermagem nas diferentes áreas de atuação. Elabora e implementa intervenção baseada nas necessidades identificadas no serviço.
8º Semestre
Revisão de elementos essenciais de microeconomia e macroeconomia. Discussão do conceito decenário econômico e sua utilidade. Apresentação dos aspectos característicos da estrutura e dinâmica da economia brasileira. Análise e interpretação de indicadores econômicos e construção de cenários.Compreensão da conjuntura nacional, considerando aspectos sociais, ecológicos e os impactos devariáveis internacionais.
Discussão crítica à respeito da inteligência competitiva nas organizações. Levantamento deinformações sobre a concorrência, abordagens possíveis e ética. Definição e análise dos objetivos emetas da organização. Conceito, identificação e definição de estratégias competitivas. Aplicação decenários econômicos relacionados ao planejamento, à gestão estratégica das empresas e àsustentabilidade socioeconômica e ambiental.
Conhecimento e aplicação das várias modalidades de orçamento nas organizações. Controle dosrecursos em face do planejamento corporativo e limitação de recursos. Estudo das alternativas deaplicação de recursos face às fontes de financiamentos disponíveis.
Introdução à Teoria dos Jogos. Simulação empresarial que leva em conta a dinâmica das diversas áreasde uma empresa e o contexto em que ela exerce suas atividades. Utilização do processo de tomada dedecisão e do trabalho em equipe.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Entender a religiosidade como um fenômeno humano inerente. Compreender a importância da formação religiosa como um diferencial na vida pessoal e profissional. Conscientizar os estudantes quanto à sua inserção na história e cultura afro-brasileira e indígena. Perceber a demanda por profissionais cujo perfil inclua a formação religiosa.
Estágio Curricular Supervisionado III