Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Conceitos de arquitetura e organização de computadores; princípios de funcionamento;características dos equipamentos internos e externos; instruções de baixo nível.
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Caracterização do curso de bacharelado em Educação Física a partir das diretrizes curriculares e projeto pedagógico. Código de ética do profissional de Educação Física. Campo de atuação profissional
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
2º Semestre
Introdução à programação; construção de algoritmos; implementação de algoritmos; resolução de problemas computacionais; estruturas de decisão; laços de repetição; sub-rotinas; vetores; matrizes; bibliotecas.
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Prática de laboratório para o desenvolvimento de algoritmos para solução de problemas. Baseado em elementos essenciais: variáveis, constantes, tipos, operadores e expressões. Algoritmos estruturados. Comandos sequenciais. Entrada e Saída. Comando condicional. Laços de Repetição: incrementais, interrupção no início e interrupção no final. Sub-rotinas.Implementação de algoritmos (comandos de tomada de decisão, repetição, vetores, matrizes); Funções e bibliotecas; Registros; Manipulação de arquivos em disco; Algoritmos recursivos.
Fundamentos da engenharia de requisitos; delimitar o sistema e o contexto; elicitação de requisitos; documentação de requisitos; requisitos funcionais e não-funcionais; validar e acordar requisitos; gerenciar requisitos.
Fundamentos de Sistemas Operacionais; Estruturas de Computadores e de Sistemas Operacionais;Gerenciamento de Processos; Escalonamento de Processador; Sincronização de Processos Concorrentes;Deadlocks; Gerenciamento de Memória; Memória Virtual; Sistema de Arquivos; Sistema de Entrada eSaída; Armazenamento Secundário; Estudo da Estrutura de Sistemas Operacionais Existentes.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
3º Semestre
Comunicação de Dados; Protocolos de Rede; Protocolo TC/IP; Tecnologias de Transmissão; Sistemaorientado a conexão; Sistema sem conexão; Camada de enlace; Camada de rede; Roteadores e gateway;firewall; Servidor de Autenticação; Servidor WEB, Servidor DNS, Servidor de Arquivo.
Matrizes; Listas; Alocação dinâmica de memória e ponteiros; Estrutura de dados Fila e Pilha; Funçõesrecursivas; Árvores binárias; Matrizes, operações sobre matrizes e suas propriedades; Lista estáticasequencial e suas operações; Alocação dinâmica de memória, ponteiros e aritmética de ponteiros; Listadinâmica encadeada e suas operações; Pilha, operações e exemplos de uso; Fila, operações e exemplosde uso; Funções recursivas, custo de memória, exemplos de uso; Árvores binárias, conceitos epropriedades; Árvores de pesquisa binária e seus algoritmos; Exemplos de aplicação de estrutura dedados.
Conceitos Fundamentais da Engenharia de Software; Engenharia de Sistemas; Engenharia deRequisitos; Análise de Requisitos; Modelos do Sistema; Especificação de Requisitos; Especificação Formalde Software. Processo de software, Modelos de Processos de Softwares, Planejamento e Gerência deProjetos de Software, Garantia e Controle da Qualidade, Gerência de configuração, Análise de Requisitos,Projeto, Implementação e Testes, Entrega e Manutenção. Verificação e Validação do Projeto de Sistema.
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
4º Semestre
Introdução à orientação a objetos: Classes e objetos. Atributos, métodos e comportamento;Encapsulamento, herança, polimorfismo e reusabilidade; Visibilidade de atributos e métodos; Herança,polimorfismo e sobrecarga em Java; Tratamento de exceção; Pacotes básicos da linguagem. Acesso abanco de dados; Interface gráfica e aplicações para a Internet; Recursos avançados da linguagem.
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Os conceitos e os tipos de ameaças; riscos e vulnerabilidades dos sistemas de informação; planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações; auditoria de sistemas de informação; segurança em redes e na Internet.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Conhecimentos antropológicos, filosóficos e sociológicos aplicados à saúde. Estudodos determinantes sociais (individuais e coletivos) no processo saúde doença e suas implicações para a prática profissional.