Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
A disciplina apresenta os fundamentos básicos de neurociências, o funcionamento do sistema nervoso central e periférico, bem como a estrutura e função das células neurais, sinapses e neurotransmissores. Correlaciona as bases neurofisiológicas dos processoscognitivos, emocionais e comportamentais. Discute a neuroplasticidade e a neuroética.Estuda o sistema endócrino, os hormônios e sua influência na regulação do comportamento.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
3º Semestre
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Apresentação de estímulos e eliciação. Conseqüências do comportamento:reforçamento e controle aversivo. Reforçamento secundário. Controle de estímulos.Esquemas de reforçamento. Comportamento verbal. Comportamento governado porregras. Operações estabelecedoras motivacionais. Análise funcional. Técnicas comportamentais
Diferentes abordagens da Psicologia Comunitária. Metodologias de pesquisa eintervenção e avaliação. O papel do psicólogo comunitário e sua relação com acomunidade. Promoção de saúde, cidadania e qualidade de vida. Elaboração de projetosde intervenção e trabalho comunitário.
Conceito de personalidade e histórico dos estudos relacionados à personalidade.Conceitos básicos: personalidade, caráter, si-mesmo (self), identidade, ego, auto-conceito.Diferentes teorias de personalidade: a determinação biológica, as metodologias depesquisa. Modelos fatoriais e biológicos em personalidade: Cattel, Eysenck, CincoGrandes Fatores, Cloninger. Estudos atuais sobre personalidade para o desenvolvimentode compreensão aprofundada dos fenômenos e processos psicológicos que classicamenteconstituem campo da Psicologia como ciência e, também, dos desenvolvimentos recentesnas diversas áreas de investigação psicológica.
Introdução à teoria da ciência. Estrutura de projetos de pesquisa em comunicação.Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influência do cristianismo.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
5º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Psicopatologia e Psiquiatria: histórico, conceitos, princípios, diferentesabordagens teórico-prática. Significado e evolução dos conceitos de normalidade epatologia (saúde/doença). Noções de neurobiologia dos processos psíquicos. Principaisfenômenos psicopatológicos padrões. Síndromes culturais. Classificação dos fenômenospsicopatológicos. Critérios diagnósticos do DSM-IV e da CID-10. Prontuário Psiquiátrico. Testes Psicológicos e Exames Psíquicos.
Psicologia hospitalar. Bioética. A atuação do psicólogo no contexto hospitalar. Orecém-nascido de risco, a criança hospitalizada e a família. Gestação, parto e puerpério.A atuação psicológica em UTI, ambulatório, pronto-socorro e nas várias especialidadesmédicas.Parte prática: Atuação nas especialidades do ambiente hospitalar. Supervisão. Elaboração de relatórios.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
6º Semestre
Conhecimento e prática dos conceitos bíblicos e científicos de saúde. O estilo de vida adventista. O conceito de saúde integral e dos fatores que contribuem para a saúde. Relação da mensagem de saúde com a terceira mensagem angélica e o testemunho cristão.
A drogadição e toxicomanias. Indicações de tratamento. Semiologia e anamnesepsicopatológica-exame mental. Processo diagnóstico. As grandes categorias: Neuroses,Psicoses e perversões. Classificação e laudo dos fenômenos psicopatológicos.Psicopatologia clínica. A entrevista, as relações multidisciplinares e interdisciplinares.Conduta terapêutica e critérios de cura de fenômenos particulares da psicopatologia:distúrbios da atenção, concentração, consciência, percepção, memória, afetividade,psicomotricidade, inteligência, linguagem, pensamento, impulsos e vontade. Sinais esintomas das Síndromes culturais. Aspectos éticos e trabalho em equipe multiprofissional. Estudos de caso considerando as realidades em foco na formação.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
7º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Introdução do estudo da ciência que se ocupa da interação de substâncias químicase o organismo, mostrando como a função dos sistemas biológicos é afetada por essesagentes químicos. Análise do mecanismo de ação dos psicofármacos a nível celular emolecular, dos efeitos terapêuticos e reações adversas. Desenvolvimento do espíritocrítico e da reflexão diante da terapêutica medicamentosa exemplificada com casos clínicos hipotéticos.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
8º Semestre
Entender a religiosidade como um fenômeno humano inerente. Compreender a importância da formação religiosa como um diferencial na vida pessoal e profissional. Conscientizar os estudantes quanto à sua inserção na história e cultura afro-brasileira e indígena. Perceber a demanda por profissionais cujo perfil inclua a formação religiosa.
Evolução histórica do conceito de família, suas funções e papéis. Estudo e reflexãosobre a estrutura, dinamismo e interação familiar. O desenvolvimento e opsicodinamismo do sistema familiar. Fatores sociais e psicológicos nas diversas formasde organização familiar. A família hoje. O processo de individuação e formação deidentidade no contexto familiar. A família no Brasil e suas especificidades. Abordagensteóricas ao estudo da psicologia da família. A atuação do psicólogo junto à família:discussão introdutória sobre objetivos, escopo e estratégias de suporte, prevenção, mediação e terapia nos diversos estágios do ciclo.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
9º Semestre
A família cristã e a sociedade. Organização familiar: papéis e funções do casal, dos pais,dos filhos e dos irmãos. Relacionamento: Comunicação e intimidade. Educação cristã nafamília. Sexualidade em perspectiva cristã.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Elaboração de TCC
10º Semestre
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Elaboração de TCC