Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Caracterização do curso de bacharelado em Educação Física a partir das diretrizes curriculares e projeto pedagógico. Código de ética do profissional de Educação Física. Campo de atuação profissional
Elementos de lógica matemática; teoria dos conjuntos; indução e recursão; sequências eparalelismo; funções; conceito e descrição informal de algoritmos; tipos de operadores e deoperações; laços de repetição; elementos de estatística básica.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Usabilidade de sistemas interativos (requisitos, métricas, etc.). Diretrizes, princípios e teorias sobreIHC. Projeto de interfaces (menu, formulários, diálogos, ícones, grágicos, ajuda online, etc.). Interfacespara web. Avaliação de interfaces.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Leitura e interpretação de textos técnicos relativos a área de negócios em lingua inglesa. Identificação e análise linguística a partir do texto.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
3º Semestre
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Introdução à teoria da ciência. Estrutura de projetos de pesquisa em comunicação.Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
Fundamentos de Sistemas Operacionais; Estruturas de Computadores e de Sistemas Operacionais;Gerenciamento de Processos; Escalonamento de Processador; Sincronização de Processos Concorrentes;Deadlocks; Gerenciamento de Memória; Memória Virtual; Sistema de Arquivos; Sistema de Entrada eSaída; Armazenamento Secundário; Estudo da Estrutura de Sistemas Operacionais Existentes.
Introdução à orientação a objetos: Classes e objetos. Atributos, métodos e comportamento;Encapsulamento, herança, polimorfismo e reusabilidade; Visibilidade de atributos e métodos; Herança,polimorfismo e sobrecarga em Java; Tratamento de exceção; Pacotes básicos da linguagem. Acesso abanco de dados; Interface gráfica e aplicações para a Internet; Recursos avançados da linguagem.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influência do cristianismo.
Árvores B, AVL, preto-e-vermelho. Implementação de árvores. Algoritmos de pesquisae ordenação. Heaps. Tabelas hash. Tipos abstratos de dados. Organização de arquivos.
Noções básicas de estatística descritiva e inferencial. Estudo de probabilidade e suas distribuições. Variáveis aleatórias. Modelos probabilísticos discretos e contínuos. Estimação de parâmetros. Intervalos de confiança. Testes de hipótese paramétricos e não paramétricos. Análise de Variância.
Comunicação de Dados; Protocolos de Rede; Protocolo TC/IP; Tecnologias de Transmissão; Sistemaorientado a conexão; Sistema sem conexão; Camada de enlace; Camada de rede; Roteadores e gateway;firewall; Servidor de Autenticação; Servidor WEB, Servidor DNS, Servidor de Arquivo.
Conceitos Fundamentais da Engenharia de Software; Engenharia de Sistemas; Engenharia deRequisitos; Análise de Requisitos; Modelos do Sistema; Especificação de Requisitos; Especificação Formalde Software. Processo de software, Modelos de Processos de Softwares, Planejamento e Gerência deProjetos de Software, Garantia e Controle da Qualidade, Gerência de configuração, Análise de Requisitos,Projeto, Implementação e Testes, Entrega e Manutenção. Verificação e Validação do Projeto de Sistema.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
5º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Conceitos de arquitetura e organização de computadores; princípios de funcionamento;características dos equipamentos internos e externos; instruções de baixo nível.