Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Estudo sobre a construção geral do corpo humano e sobre o Aparelho Locomotor (Osteologia, Sindesmologia e Miologia)
Estudar as características morfológicas e funcionais da célula, a formação, a diferenciação e a funcionalidade dos diversos tecidos que compõem os sistemas biológicos, abordando os mecanismos de adaptação da célula e tecidos biológicos decorrentes da prática da atividade física e do treinamento sistematizado.
Caracterização do curso de bacharelado em Educação Física a partir das diretrizes curriculares e projeto pedagógico. Código de ética do profissional de Educação Física. Campo de atuação profissional
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Introdução às temáticas relacionadas ao crescimento, desenvolvimento e maturação. Aborda os fatores determinantes nas fases de aprendizagem motora, as implicações para a pratica de ensino de movimentos ou esportes expecíficos, abordando conceitos e métodos de aprendizagem, memoria, atenção, motivação, feedback e processamento de informações.
Vivência, contato e aprendizagem teórico-práticos de processos didático-pedagógicos para o ensino de elementos e conteúdos do universo gímnico, com enfoque especial na Ginástica Geral e suas contribuições para a educação física. Panorama histórico; perspectivas de atuação; conceitos, aplicações e elementos principais. Desenvolvimento de processos elaborativos para composições coreográficas e formas de expressão corporal. Habilidades e competências para autonomia e possibilidades de atuação profissional dentro do universo da ginástica. Espaço de discussão, análise e crítica sobre as manifestações corporais no universo da ginástica e suas formas de utilização.
Reflexões sobre os aspectos teóricos e práticos de ensino, seus fundamentos e implicações para a prática docente.
História do Atletismo. Valor pedagógico do atletismo. Estudo das regras, técnicas e métodos de cada modalidade. Familiarização com a pista, o campo e os implementos utilizados no correr, saltar, lançar e arremessar. Aplicação das qualidades físicas, emocionais e morais, obtidas e desenvolvidas na prática das atividades atléticas como ferramentas de trabalho no desenvolvimento das qualidades necessárias para a formação da personalidade de um cidadão.
Introdução aos estudos do fenômeno jogo e suas relações com a Educação Física
Atividades Complementares I
2º Semestre
Estudo macroscópico e considerações funcionais dos sistemas cardíaco, respiratório, digestivo, urinário, reprodutores masculino e feminino, e nervoso.
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Introdução à Psicologia. Desenvolvimento psicológico do ser humano na inter-relação de suas dimensões biológica, sociocultural, afetiva, cognitiva e espiritual, no contexto bíblico-cristão. Infância, adolescência, juventude e vida adulta.
Análise dos fundamentos filosóficos aplicados ao corpo, ao esporte e as diferentes manifestações corporais e sua influência na formulação de uma cosmovisão orientadora da leitura e interpretação da realidade.
Abordagem histórica do Basquetebol mundial e nacional, com suas regras oficiais. Abordagem dos métodos e sistemas de ensino da iniciação e fundamentos do basquetebol, sequência pedagógica para o desenvolvimento da técnica e dos sistemas táticos de ataque e defesa. É salientado o papel do professor de educação física como agente orientador e transformador de caráter, usando o esporte coletivo como ferramenta de trabalho, no desenvolvimento da personalidade dos alunos.
Análise dos fundamentos filosóficos aplicados ao corpo, ao esporte e as diferentes manifestações corporais e sua influência na formulação de uma cosmovisão orientadora da leitura e interpretação da realidade.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
A disciplina estuda os conteúdos básicos da Bioquímica de Exercício e os ajustes e adaptações de sistemas biológicos específicos quando submetidos à atividade física e ao treinamento físico sistematizado. Os sistemas biológicos abordados serão: bioenergética e sistema hormonal.
Atividades Complementares II
3º Semestre
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
A disciplina trata do estudo das estruturas corporais e seus sistemas, e de como eles são afetados quando submetidos a turnos de exercício agudo ou crônico. Trata das respostas, ajustes e adaptações sofridas pelo organismo em função de estímulos na forma de exercício. Seus conceitos são aplicados à promoção da saúde e aos diversos âmbitos de atuação do profissional de Educação Física.
Estudo teórico-prático do futebol, futsal e futebol society. Origem, história, fundamentos técnicos e sua prática. Estudo das metodologias, capacidades e habilidades da modalidade com ações multilaterais. Estudo das regras. Estudo dos procedimentos pedagógicos para o seu ensino na iniciação, formação e especialização esportiva. Jogos pré-desportivos, adaptados e recreativos. Preparo e orientação para o uso da atividade desportiva como contribuição ao desenvolvimento da personalidade.
Reflexões sobre os aspectos teóricos e práticos de ensino, seus fundamentos e implicações para a prática docente.
O indivíduo inserido no contexto social e sua interação no processo educacional. As relações sócio-político-históricas e culturais e sua repercussão na educação. A dinâmica das instituições educacionais e sociais, seu papel e sua função no projeto pedagógico. O papel social do professor como elemento mantenedor ou transformador da sociedade.
Histórico e características da dança. A dança, a expressão corporal e a música como manifestação e experiência de movimentos, reflexões e vivências educativas observando as novas tendências acadêmicas. Aspectos metodológicos, dramatização, improvisação e criatividade nos movimentos.
Aspectos essenciais na organização dos eventos esportivos: análise e planejamento. A organização de eventos esportivos em clubes, academias e instituições públicas e privadas. Organização de Eventos Esportivos: Elaboração de Regulamentos e Tabelas de Jogos; Organização de campeonatos e torneios Eventos esportivos: trabalho em equipe, cerimonial, segurança, regulamento, check-list. A organização esportiva de pequenos, médios e grandes portes. Elaboração de Projetos e eventos esportivos.
Atividades Complementares III
4º Semestre
Estudo do homem na sua relação transformadora com o ambiente e consigo próprio, através das práticas corporais sob a perspectiva psicológica. Compreensão e reflexão acerca da importância da experiência corporal e suas práticas para questões relacionadas ao self e ao equilíbrio emocional. Estudo e análise das estruturas do comportamento e dos fenômenos psicológicos e seus aspectos inerentes às práticas corporais, no jogo, esportes e exercícios, para os diversos contextos de atuação em EF. Interpretação dos fenômenos emocionais e comportamentais à luz das teorias da psicologia geral, psicologia do esporte e do exercício, psicologia da educação e do desenvolvimento, além de suas correlações e importância para a educação física.
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
A disciplina discute os conceitos de calorimetria, macro e micro nutrientes, metabolismo e necessidades nutricionais na prática das diversas modalidades de atividade física na faixa etária escolar. Questões atuais como a suplementação alimentar e o doping também são abordadas.
Propiciar aos alunos conhecimento sobre os fundamentos técnicos e práticos da natação na educação física escolar. Discutir o desenvolvimento, as habilidades e técnicas de ensino. A natação no Brasil e no mundo e suas ramificações (terapêutica e utilitária).
Estudo dos aspectos metodológicos para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, e análise de métodos e técnicas de pesquisa, visando a detalhar e implementar o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, com o acompanhamento do docente orientador.
Conhecimentos antropológicos, filosóficos e sociológicos aplicados à saúde. Estudodos determinantes sociais (individuais e coletivos) no processo saúde doença e suas implicações para a prática profissional.