Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Concepções teóricas de leitura dentro do universo de significação do modo de vivercontemporâneo. Prática de leitura, identificando aspectos linguísticos, estruturais, teóricos, bemcomo o desenvolvimento e a prática de análise linguística. Conceituação e exemplificação dediscurso, texto, enunciação, tipologia textual e gêneros do discurso. Leitura e compreensão dosefeitos de sentidos em gêneros jornalísticos e publicitários, verbais, não-verbais e sincréticos.Denotação e Conotação. Aspectos semânticos dos vocábulos.
Estudar as interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teoriase autores paradigmáticos no marco da modernidade e pós-modernidade. Estudar o legado deteorias sociológicas, antropológicas, econômicas e filosóficas na construção da interfacecomunicação/consumo. Estudar os processos de metropolização, industrialização e aemergência da indústria cultural, a sociedade de massas e a sociedade de consumo.
Estudo histórico da estrutura política, moral e social visando a entender como elainterage e ajuda a produzir a propaganda. Análise do conceito de identidade relacionando-o aopapel da comunicação e do fazer publicitário perante a estrutura social vigente, com foco naformação dos indivíduos na contemporaneidade.
História e fundamentos da publicidade e propaganda. Papel social e econômico dapublicidade e propaganda. Funções e perfis dos profissionais da área. Tendências do mercadoprofissional. Estrutura organizacional das agências. Processos de construção de campanhaspublicitárias.
Apresentação da evolução histórica do marketing e de sua atual função nasorganizações. Estudo dos elementos que o compõem, por meio da compreensão de conceitose de aspectos ambientais internos e externos que influenciam seu planejamento e execução.
Atividades Complementares I
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
Elementos de organização do texto escrito. Aspectos formais que permeiam ospadrões do texto informativo. Processos argumentativos e formação do senso crítico. Recursosgramaticais aplicados à produção textual. Frase, oração e período. Processos de coordenaçãoe subordinação. Noções de morfossintaxe. Concordância verbal e nominal. Regência verbal enominal. Particularidades dos tempos verbais.
Introdução às principais teorias psicológicas (Behaviorismo: Watson, Pavlov eSkinner; Psicologia da Gestalt: Max Wertheimer, Fritz Perls; Psicanálise: Freud). Basesbiológicas da psicologia (sistema nervoso, neurônios e sinapses). Psicologia aplicada comênfase à personalidade e identidade. Interfaces entre Psicologia e Comunicação. Psicologia eteorias da comunicação.
Pesquisa de mercado no escopo do SIM - sistema de informações de marketing.Tipos de coleta de dados. Pesquisas qualitativas e quantitativas. Tratamento estatístico dedados. Tabulação e análise de resultados. Comportamento social e interações de consumo.Estudo das motivações humanas e do comportamento de compra do consumidor(processamento de informação: percepção, memória e aprendizagem; fatores psicodinâmicos:motivação, emoção e atitude) e do comportamento de compra do comprador organizacional.Segmentação de mercado.
Principais funções de atendimento publicitário. Prospecção eficaz de clientes. Etapasde levantamento de informações junto aos clientes. Seleção de informações e construção debriefings. Relação entre cliente e demais áreas da agência (planejamento, criação, mídia, etc.).Desenvolvimento de cenários situacionais. Definição precisa de diagnósticos de mercado.
Atividades Complementares II
3º Semestre
Caracterização da Ciência, Religião e Teologia. Discussão das formas possíveis deinteração entre a Religião e a Ciência e o estudo de casos históricos. As visões de mundoe as relações da Bíblia com a Ciência.
Conhecimento do universo das mídias digitais conectadas e ampliação da visão críticae analítica do ambiente virtual. Conhecimento das potencialidades do meio digital para adivulgação publicitária e contato com as principais ferramentas em uso na atualidade.Embasamento teórico e prático para o desenvolvimento estratégico de ações de comunicaçãoeficiente e inovadoras no ambiente digital.
Estudo das estratégias específicas de gestão de marketing no que tange às ações dedesenvolvimento e gerência de produtos - bens e serviços, construção e manutenção demarcas (branding), posicionamento competitivo, sistemas de distribuição (praça), estudo doTrade Marketing nas organizações, importância da precificação no campo do marketing eetapas para definição do preço de bens e de serviços.
A importância da comunicação em ações de venda. Estudo e análise de açõespromocionais para efetivação de vendas. Comunicação visual aplicada ao ponto de venda, pormeio da metodologia de projeto, elaboração de conceitos de organização e estrutura visual,layout e metáforas. Desenvolvimento de projetos específicos para ponto de venda baseadosnas especificidades de cada ambiente.
Conceito de Planejamento. Contextualização da Comunicação Integrada na sociedadee sua razão de ser. Instrumentos da Comunicação Integrada e mix de comunicação. Análise deperfil de público-alvo. Estratégias de comunicação para a empresa. Aplicação do planejamentode comunicação integrada.
Estudo dos fundamentos e conceituação de ética. Princípios gerais de direito, dejustiça e de aspectos constitucionais. Estudo e análise dos preceitos da autorregulamentaçãopublicitária (CONAR). Ética publicitária e em comunicação.
Atividades Complementares III
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
A comunicação em meio às transformações da sociedade no século 21:individualização dos processos sociais, avanço das tecnologias digitais, crescimento doconsumo, dissolução das grandes bandeiras políticas da modernidade e mudanças naexperiência religiosa. Processos mediáticos contemporâneos em meios de massa einterativos. Circularidade e retroalimentação entre meios impressos e audiovisuais,interação permanente com o público, dinâmicas de produção e recepção, diferentesabordagens, relação com o contexto sociocultural e estético, inserção político-econômica e especificidades das diversas linguagens.
Fundamentos epistemológicos da comunicação. As escolas de comunicação,bem como as contribuições interdisciplinares, para a ciência da comunicação. Osparadigmas teóricos da comunicação nos Estados Unidos, Europa e América Latina:Teoria Matemática, Teoria Hipodérmica, Funcionalismo, Teoria Crítica, EstudosCulturais, Teoria das Mediações e Estudos da Linguagem.
Panorama dos principais pensadores e conceitos de filosofia, sociologia e psicologia.Ideias que influenciaram o mundo e suas repercussões no contexto atual. História edesenvolvimento do pensamento ocidental.
Introdução à teoria da ciência. Estrutura de projetos de pesquisa em comunicação.Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
Técnicas de expressão e comunicação verbal. Introdução às técnicas vocais. Posturae comunicação não-verbal. Lógica, argumentação e retórica. Tipos de discursos. Estruturação,preparação e execução de discurso e outras modalidades de fala em público.
Atividades Complementares IV
5º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Desenvolver o raciocínio criativo na produção de peças e campanhas publicitárias nocontexto formal, simbólico e conceitual. Combinação de produção de textos e imagens com ouso de recursos tecnológicos de comunicação. Linguagem visual e design gráfico.
Principais escolas e movimentos artísticos, literários e culturais damodernidade e contemporaneidade. Tendências e ícones da cultura pop no cinema, naliteratura, na música e na televisão.
Planejamento como ferramenta estratégica de decisão. Definição de objetivos decampanha e concepção estratégica do plano de ação comunicacional. Estudo de casos desucesso de desenvolvimento e implantação do plano estratégico de comunicação.
Uso da linguagem fotográfica como instrumento de expressão e comunicação damensagem publicitária para divulgação de produtos, serviços e ideologias. Desenvolvimento dapercepção visual por meio da análise e produção fotográfica.
Técnicas básicas para produção de textos em publicidade e propaganda. Relaçãoforma/conteúdo no texto publicitário. Estudo dos processos de criação. A criatividade e asedução da propaganda. Relação verbal/visual em Publicidade e a Propaganda nos diversosmeios. A mídia e o texto publicitário. O texto e suas exigências em função do veículo. Poesia epublicidade.
Estágio Curricular Supervisionado
6º Semestre
Estudo sobre estilo de vida, qualidade de vida e promoção da saúde, desde uma perspectiva bíblica. Relação entre Meio ambiente, Sustentabilidade e boa qualidade de vida. Conscientização sobre hábitos de vida saudável e sustentável. Análise da posição Adventista do Sétimo Dia sobre questões ambientais e de saúde.
Recursos da tecnologia digital e possibilidades de aplicação na publicidade online.Design de interfaces digitais, usabilidade, acessibilidade e arquitetura de informação. Noçõesde linguagens e softwares para o desenvolvimento e gerenciamento de aplicativos, websites,hotsites. E-business e mobile marketing. Formatos de anúncios publicitários para mídiasdigitais. Megatendências.
Sociologia Rural. Fundamentos de Extensão Rural e desenvolvimento. Processo de aprendizagem, comunicação e difusão de inovações. Difusão da Educação ambiental. Metodologia e programação em extensão
Criação, roteirização, redação e edição de mensagens de publicidade em rádio,televisão e cinema. Pré-produção, produção e pós-produção. Set de gravação, atores,produtores, cenários e equipamentos. Orçamento. A trilha sonora. Fundo musical. Jingles,spots, testemunhais, programetes e infomerciais. Locução.
Estudo da importância de eventos para o composto de comunicação das empresas.Conhecimento dos aspectos estratégicos para realização de um evento. Passo a passo para arealização de um evento de sucesso. Conhecimento teórico e técnico de desenvolvimento eorganização da gestão de eventos.
A importância de um planejamento de mídia sinérgico e integralizado. A mídia criativa.Estudo dos anunciantes por categoria. Objetivos, estratégias e táticas de mídia. Estudo eseleção dos meios. Prática em projetos de mídia. Comercialização negociação e execução.Tipos de mídias.
Estágio Curricular Supervisionado
7º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Processos contemporâneos em comunicação de massa e comunicação segmentada.A interatividade dos meios digitais de comunicação. Novas perspectivas da publicidade epropaganda. Estudo e análise crítica das tendências no campo da comunicação e dapublicidade e propaganda.
Elaboração das etapas iniciais do Trabalho de Conclusão de Curso, com acompanhamento de docente-orientador, com base nas teorias estudadas e na prática vivenciada em estágio curricular supervisionado.
Conhecimentos básicos sobre o funcionamento operacional e sobre a administraçãofinanceira, estratégica e de recursos humanos das empresas e negócios de comunicação.
Discussão do conceito de comunicação. Desenvolvimento de habilidades de comunicação.Apresentação das normas e técnicas de comunicação escrita e oral para produção de textos eapresentações no contexto das organizações.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Estágio Curricular Supervisionado
8º Semestre
Introdução ao estudo do campo mídia e religião: principais escolas, autores,abordagens e conceitos. Panorama da atuação de católicos, protestantes e evangélicos nosmeios de comunicação. História e análise sobre a era da igreja eletrônica e a era dos tele-evangelistas nos Estados Unidos e no Brasil. História da comunicação adventista. Estudo dasraízes e motivações teológicas, históricas e sociológicas da relação do adventismo com amídia. Midiatização da sociedade, espetacularização da fé e marketing religioso.Oportunidades, riscos e implicações do uso da mídia para a missiologia e a eclesiologia.
Introdução à crítica de mídia e estudo de indicadores de qualidade nos meiosde comunicação. Observatórios de mídia e leitura crítica dos meios de comunicação.Educação para a mídia e alfabetização midiática. Estudos em mídia, consumo einfância.
Panorama e análise do impacto socioeconômico e político dos grandesconglomerados de comunicação no Brasil e no mundo. Estudo de políticas e sistemaspúblicos de comunicação no Brasil e no mundo. Regulação das comunicações edemocratização da informação. Mídia, democracia, direitos humanos e políticaspúblicas sociais.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Orientação específica para elaboração do trabalhomonográfico de conclusão de curso: transmissão das normas e regulamento doTCC, estrutura e normas básicas para a confecção do trabalho, passosimportantes ao desenvolvimento do trabalho, elaboração e estruturação daescrita da revisão bibliográfica, metodologia do trabalho e referênciasbibliográficas. A orientação é individualizada e o trabalho final temapresentação pública.
Estágio Curricular Supervisionado