Mestrado Profissional em Educação

Carregando informações do curso...
Tipo de curso
  • Pós-graduação strictu-sensu
Modalidade e vagas
  • Presencial
  • 20 vagas
Investimento
  • Inscrição R$ 120,00
    30 parcelas de R$ 1650,00
Duração e carga horária
  • Mínimo de 18 meses
    Máximo de 24 meses
Frequência e horários
    • Semestral
      Vide grade horária

Inscrições: Vide Processo de Seleção

Avise-me quando abrir

Histórico

O curso de Mestrado Profissional em Educação do UNASP – Campus Engenheiro Coelho teve início em agosto de 2016 conforme proposto no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014 – 2018).

Ao longo da trajetória de 100 anos de existência, o UNASP formou diversos profissionais na graduação, e de modo particular, nas licenciaturas, uma vez que a trajetória da instituição na oferta de cursos de graduação na área de educação remonta à década de 1970, quando instituiu o curso de Pedagogia em 1973. A seguir vieram os cursos de Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Educação Física, Educação Artística (hoje Licenciatura em Música), Licenciatura em Computação (hoje extinto). O UNASP oferta também, desde a década de 1980, cursos lato sensu – especialização e MBAs na área de educação, com um espectro de cerca de 15 cursos, tais como: Didática e tecnologia do ensino; Docência Universitária; Educação Especial – ênfase na inclusão social; Educação Especial – ênfase nas deficiências sensoriais auditiva e visual; Educação Especial – ênfase em deficiência intelectual; Educação Matemática e Docência no Ensino Superior; Ensino e prática musical , com ênfase em educação musical e regência; Jogos psicocognitivos; Libras; MBA em Gestão Educacional e Escolar; Métodos e técnicas de Ensino; Psicopedagogia. Tais cursos são oferecidos nas modalidades presencial e/ou à distância.

Dessa forma, o Mestrado Profissional na área de Educação é mais um curso que favorece o desenvolvimento acadêmico, instrumentalizando os professores para uma atuação profissional consoante às questões contemporâneas que transitam no cenário educacional. Também contribui para o crescimento das habilidades pessoais, como a capacidade de reflexão e compreensão sobre a importância da pesquisa em educação para a prática docente.

A proposta de Mestrado Profissional na área de Educação foi elaborada por grupo de trabalho. A primeira convocação foi uma reunião no dia 14 de maio de 2015. Posteriormente o grupo trabalhou intensamente na proposta, que foi finalizada e submetida à avaliação da CAPES, na Plataforma Sucupira, em 03 de julho de 2015, sob o Protocolo 264/2015.

A proposta foi recomendada na 160ª reunião do Conselho Técnico-Científico-CTC-CAPES, ocorrida no período de 19 a 23 de outubro de 2015, sob o Parecer CNE/CSE 102/2016 – PORTARIA N°.1041, de 09 de setembro de 2016 e publicada no Diário Oficial da União em 12 de setembro de 2016.

O registro de início de funcionamento do curso foi homologado em 05/02/2016, cuja Cerimônia de instalação foi realizado em 08 de agosto de 2016, com a presença dos docentes, discentes, representantes da mantenedora, reitoria e Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e convidados.

No período entre 10/03 a 09/06/2016 foram abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso na primeira turma, a iniciar-se em agosto de 2016. O edital que regulamenta o processo de seleção para o Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus de Engenheiro Coelho, foi publicado no site do curso: Clique aqui

O primeiro processo seletivo foi realizado no período de 13-16/06/2016. O total foi de 35 candidatos presentes no processo seletivo em todas as fases. Portanto, no primeiro semestre do curso, tivemos 20 alunos regulares e 3 especiais. Já no segundo semestre de 2016 tivemos 20 alunos regulares e 13 alunos especiais.

O segundo processo seletivo aconteceu no período de 03-04/08/17. O total foi de 25 candidatos presentes no processo seletivo em todas as fases. Portanto, no terceiro semestre do curso, temos 20 alunos regulares da turma de 2016, 20 alunos regulares de da turma de 2017 e 11 alunos especiais matriculados. Totalizando 51 alunos no primeiro semestre de 2017.

  • Contribuir para a qualificação de profissionais da educação, a fim de que realizem análises críticas da problemática educacional brasileira e da realidade institucional e atuem na transformação destas, no âmbito de seu alcance, com vistas ao desenvolvimento local, regional ou nacional;
  • Formar profissionais, gestores e docentes pesquisadores, com domínio dos processos de investigação científica, a fim de que produzam conhecimento e elaborem novos métodos, experiências curriculares, práticas educativas e materiais de ensino;
  • Aprofundar o estudo de referenciais teóricos e metodológicos que ampliem a formação pedagógica do pós-graduando e a compreensão do trabalho docente e das ações da gestão;
  • Promover a aproximação escola/graduação/pós-graduação com vistas ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
  • Promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, de modo a melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas, geração e aplicação de processos de inovação apropriados
  • Articular teorias e práticas de ensino, orientadas pelos objetivos da educação brasileira;
  • Relacionar questões sociais e inclusivas, e conhecimentos pedagógicos como base de práticas de intervenção no processo ensino e aprendizagem;
  • Criar situações que promovam o desenvolvimento da autonomia do educador, numa busca permanente de desenvolvimento profissional.

Profissionais graduados em Ensino Superior da área de educação e afins, interessados nas questões específicas educacionais.

A seleção de alunos é feita anualmente por meio de prova de conhecimento da área, avaliação de inglês instrumental, entrevista e análise de currículo. A cada processo seletivo são ofertadas 20 vagas. É permitida a entrada de alunos especiais no programa, mediante entrevista com a coordenação do curso.

O aluno especial é todo aquele inscrito para cursar disciplinas isoladas mediante as vagas disponíveis. No entanto, não há vínculo efetivo com o curso. Para vincular-se ao curso, o aluno especial precisa ser aprovado no processo seletivo e matricular-se como aluno regular. Posteriormente poderá requerer o aproveitamento dos créditos obtidos como aluno especial, de acordo com as normas específicas do regimento do programa. Mais informações no Menu Processos de Seleção – aluno especial.

Em breve.

Coordenação e corpo docente

Profª Dra. Ana Maria de Moura Schaffer
Ana.Schaffer@unasp.edu.br
Profª Dra. Betania Jacob Stange Lopes
betania.stange@unasp.edu.br
Profª Dra. Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza
dayse.souza@unasp.edu.br
Profª Dra. Elize Keller Franco
elize.franco@unasp.edu.br
Profª Dra. Germana Ponce de Leon
germana.ramirez@unasp.edu.br
Profª Dra. Helena Brandão Viana
helena.viana@unasp.edu.br
Profª Dra. Luciane Weber Baia Hees
luciane.hees@unasp.edu.br
Profº Dr. Fábio Augusto Darius
fabio.darius@unasp.edu.br
Profº Dr. Roberto Sussumu Wataya
roberto.sussumu@unasp.edu.br

Ficou interessado nesse curso?

Receba mais informações no seu e-mail.

Contatos

Coordenação do Mestrado Profissional em Educação

Profª. Dra. Gildene do Ouro Lopes Silva
E-mail: gildene.lopes@unasp.edu.br
Fone: (19) 3858-9377

Secretaria da Coordenação do MPE

Suse Xavier
E-mail: mestrado.educacao@ucb.org.br
Fone: (19) 3858-9477 ou (19) 3858-9543

Secretaria Acadêmica

E-mail: secretariaacademica.ec@ucb.edu.br
Fone/Fax: (19) 3858-9026

Endereço

Endereço: Sala A211
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Campus Engenheiro Coelho
Estrada Municipal Pastor Walter Boger, km 3,4
Engenheiro Coelho – SP

Endereço Postal

Mestrado Profissional em Educação
Caixa Postal 11
CEP 13165-970 – Engenheiro Coelho – SP

Avise-me quando as inscrições abrirem