Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Pauta e fontes da informação jornalística. As técnicas de produção deentrevistas. Os diferentes tipos de entrevistas. Estilos de intervenção. A transformaçãoda entrevista em reportagem. Edição e finalização de entrevistas.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Principais escolas e movimentos artísticos, literários e culturais damodernidade e contemporaneidade. Tendências e ícones da cultura pop no cinema, naliteratura, na música e na televisão.
Estudo da natureza particular do texto e das práticas letradas na comunicação mediada por computadores. Repercussões sociais, cognitivas e epistemológicas dessa nova textualidade e dessas novas práticas. Apresentação e uso de tecnologias do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Ética, moral e deontologia. Ética e imprensa: relações, funções e conflitos.Jornalismo e direito à informação. A generalidade moral e a especificidade profissional.A regulamentação profissional na área jornalística, o registro profissional. Autonomiaprofissional e interesse público. Problemas éticos no jornalismo contemporâneo.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
3º Semestre
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Introdução à teoria da ciência. Estrutura de projetos de pesquisa em comunicação.Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influência do cristianismo.
Fundamentos epistemológicos da comunicação. As escolas de comunicação,bem como as contribuições interdisciplinares, para a ciência da comunicação. Osparadigmas teóricos da comunicação nos Estados Unidos, Europa e América Latina:Teoria Matemática, Teoria Hipodérmica, Funcionalismo, Teoria Crítica, EstudosCulturais, Teoria das Mediações e Estudos da Linguagem.
História do fotojornalismo; tendências da linguagem fotográfica e suasrepercussões no jornalismo; relações da imagem e texto; questões teóricas sobre leiturada imagem. Técnicas para registro fotográfico e manuseio de equipamentos; edição etratamento de imagens.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
5º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Estudar as interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teoriase autores paradigmáticos no marco da modernidade e pós-modernidade. Estudar o legado deteorias sociológicas, antropológicas, econômicas e filosóficas na construção da interfacecomunicação/consumo. Estudar os processos de metropolização, industrialização e aemergência da indústria cultural, a sociedade de massas e a sociedade de consumo.
Panorama e análise do impacto socioeconômico e político dos grandesconglomerados de comunicação no Brasil e no mundo. Estudo de políticas e sistemaspúblicos de comunicação no Brasil e no mundo. Regulação das comunicações edemocratização da informação. Mídia, democracia, direitos humanos e políticaspúblicas sociais.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Estágio Curricular Supervisionado
6º Semestre
Conhecimento e prática dos conceitos bíblicos e científicos de saúde. O estilo de vida adventista. O conceito de saúde integral e dos fatores que contribuem para a saúde. Relação da mensagem de saúde com a terceira mensagem angélica e o testemunho cristão.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
7º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Elaboração de TCC
Estágio Curricular Supervisionado
8º Semestre
Introdução ao estudo do campo mídia e religião: principais escolas, autores,abordagens e conceitos. Panorama da atuação de católicos, protestantes e evangélicos nosmeios de comunicação. História e análise sobre a era da igreja eletrônica e a era dos tele-evangelistas nos Estados Unidos e no Brasil. História da comunicação adventista. Estudo dasraízes e motivações teológicas, históricas e sociológicas da relação do adventismo com amídia. Midiatização da sociedade, espetacularização da fé e marketing religioso.Oportunidades, riscos e implicações do uso da mídia para a missiologia e a eclesiologia.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Elaboração de TCC
Estágio Curricular Supervisionado