Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Intervalos Reais. Funções Reais. Geometria Analítica: Coordenadas. Retas. Curvas planas. Álgebra linear: Sistemas de equações lineares. Matrizes. Valores próprios. Aplicações. Noções de Geometria plana e espacial. Introdução ao cálculo numérico.
Vetores. Dependência Linear. Base. Produto escalar. Produtovetorial. Produto misto. Coordenadas Cartesianas. Retas. Planos. Distâncias. Cônicas.
A empresa e sua organização. O papel doengenheiro na administração. Planejamento. Controle. Direção de pessoas. Questões daAdministração do Sec. XXI.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
ciência física como forma de compreensão dos fenômenos naturais tais como a interação entre os corpos, a eletricidade, o magnetismo, a estática e a dinâmica. Introdução dos conceitos de grandeza, métodos de medidas, erro das medidas, notação numérica, unidades, sistemas métricos e bases dimensionais. Teoria e propagação dos erros. Compreensão e análise de dados em diferentes tipos de gráficos. Vetores e propriedades dos vetores. Cinemática unidimensional e bidimensional. Movimentos simultâneo e circular. Leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Trabalho e Energia. Conservação da Energia. Práticas de Laboratório..
A anti-derivada. Integral indefinida: definição e propriedades. Métodos deintegração por substituição e por partes. Problema do valor inicial. Somas de Riemann. Aintegral definida. Teorema Fundamental do Cálculo. Aplicações da integral definida: cálculo deáreas, cálculo de volumes, comprimento de arco. Integral imprópria.
Matrizes e suas propriedades. Sistemas de equações lineares.Espaço e subespaço vetorial: combinação linear, conjuntos LI e LD. Transformações lineares.Autovalores e Autovetores. Aplicações à engenharia de produção com utilização de software.
Introdução à lógica de programação:variáveis, tipos de dados, constantes, operadores aritméticos, expressões, atribuição,representações gráfica e textual de algoritmos, estruturas de controle. Uso de uma linguagemde programação estruturada.
Segurança e equipamentos básicos de laboratório. Estrutura da matéria. Tabela Periódica. Ligações Químicas. Funções Inorgânicas. Estequiometria. Soluções. Processos de separação e purificação. Química Orgânica: funções orgânicas, isomeria, preparação de compostos orgânicos. Noções de Química Analítica: soluções, equilíbrio químico, fórmulas e equações químicas, análise instrumental, ácidos e bases. Precipitação e dissolução. Gravimetria. Complexos e quelatos. Química para educação ambiental.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
3º Semestre
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Introdução à teoria da ciência. Estrutura de projetos de pesquisa em comunicação.Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
Funções de várias variáveis – conceito, gráficos. Cálculo de limites defunções de várias variáveis. Derivadas parciais – definição, plano tangente, vetor gradiente.Métodos de derivação de funções de várias variáveis. Derivadas direcionais. Máximos emínimos de funções de várias variáveis. Integral múltipla. Aplicações. Integrais curvilíneas.Integrais de superfície.
Conservação da quantidade de movimento. Rotação. Quantidade de movimento angular. Conservação da quantidade de movimento angular. Equilíbrio Estático e Elasticidade. Oscilações Práticas de Laboratório.
Análise de situações comunicacionais em ambienteda Engenharia de Produção. Introdução à coesão e coerência textuais. Confecção de textosorais e escritos a partir da língua portuguesa instrumental. Orientação sobre comportamentolinguístico em diversas esferas de circulação textual.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influência do cristianismo.
Introdução à eletricidade. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Dipolo elétrico. Movimento de cargas em campos elétricos. Cálculo do campo elétrico de uma distribuição contínua de cargas. Lei de Gauss. Cálculo do campo elétrico usando a lei de Gauss. Potencial elétrico. Potencial de uma distribuição contínua de cargas. Corrente elétrica: resistência e Lei de Ohm, energia nos circuitos elétricos. Campo magnético: força magnética, Movimento de cargas em campos magnéticos. Circuitos de corrente alternada. Práticas de Laboratório.
Arranjos atômicos. Cristalografia e Difração de Raios-X.Imperfeições Estruturais. Microestrutura. Difusão. Diagramas de Fases. Crescimento deCristais. Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos. Estrutura e Propriedades dosMateriais Cerâmicos. Estrutura e Propriedades dos Materiais Compósitos. PropriedadesEletrônicas dos Materiais. Propriedades Térmicas dos Materiais. Propriedades Ópticas dosMateriais. Aspectos econômicos, sociais e ambientais na utilização de materiais. Seleção eespecificação de materiais frente aos processos industriais.
Considerações fundamentais. Tração, compressão ecisalhamento. Análise de tensões e deformações. Vasos de pressão. Extensometria aplicada.Torção em barras de seção circular. Flexão em barras com seção simétrica. Introdução àteoria da elasticidade.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
5º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Filosofia, conceitos básicos. Ferramentas da gestãopela qualidade total. Principais sistemas de garantia da qualidade. Controle da qualidade.Sistemas de Medição, Fundamentos do Controle Estatístico da Qualidade e do Processo.Gráficos de Controle por Variáveis, Gráficos de Controle por Atributos. Análise de Capacidadedo Processo. Inspeção da Qualidade.
Introdução à pesquisa operacional. Conceituação.Natureza e significado da pesquisa operacional. Problemas típicos. Fases da metodologia deum projeto de pesquisa operacional. Problemas de alocação de recursos. Modelagem.Programação linear. Modelo fundamental, método gráfico, método simplex. Problemas geraisde otimização, dualidade, análise de sensibilidade e interpretação econômica. Modelos detransporte. Modelos de designação. Transporte. Problemas em rede. Rota mínima através deuma rede. Problema de fluxo máximo.
Introdução aos sistemas produtivos. Estratégia deprodução. Projeto em gestão da produção. Projeto de produtos e serviços. Projeto da rede deoperações produtivas. Tecnologia de processo.
Temperatura. Propriedades dos gases. A primeira Lei daTermodinâmica. Efeitos Térmicos. Entropia. A segunda lei da Termodinâmica. Propriedadestermodinâmicas dos fluidos. Termodinâmica de processos de escoamento. Produção depotência a partir de calor. Refrigeração e liquefação.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
6º Semestre
Princípios de Vida Saudável e Sustentabilidade
Confiabilidade e disponibilidade de sistemas.Famílias de distribuições. Sistemas reparáveis. Análise gráfica de dados. Estimação decaracterísticas de um sistema. FMEA. Aplicações na gestão da manutenção. Manutençãoprodutiva total. Projeto para Seis Sigma.
História e evolução das organizações edos princípios do planejamento e organização industrial. Conceitos de Administração,Planejamento, Organização, Gestão e Controle de empresas industriais e prestadoras deserviços. O estudo das relações entre organizações. Aspectos da organização do trabalho.Novos modelos de produção. As principais abordagens da organização do trabalho.Princípios sócio técnicos de organização do trabalho. Trabalho em grupo. Organização porprocesso. Organização do trabalho em empresas não industriais. Novas tendências emorganização do trabalho.
Gerenciamento de sistemas de produção sobencomenda e de projetos utilizando as técnicas de caminho crítico PERT/CPM: planejamento,programação PERT/CPM (fator tempo), programação CMP (fatores tempo e custo).Nivelamento de recursos. Programação com recursos limitados. Dimensionamento deestoques: natureza e categorias dos problemas de estoque, tipos de custos envolvidos,sistemas típicos, critérios para dimensionamento, dimensionamento em sistemas comdescontinuidade da curva de custo total.
O sistema elétrico de potência. Circuitos de corrente contínua.Teoremas de circuitos. Circuitos de corrente alternada. Análise senoidal de circuitos. Potênciae fator de potência. Circuitos trifásicos. Circuitos magnéticos. Transformadores. Noções deluminotécnica. Noções de eletrônica de potência. Especificação de condutores elétricos.Máquinas rotativas. Circuitos básicos de comando e proteção. Educação Ambiental :Princípios de geração de energia elétrica limpa.
Conceitos básicos e organização deSistemas de Informação, definições e tipos de sistemas de informação. Infraestrutura de TI.Gerenciamento de Sistemas de Informação.
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
7º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Introdução à segurança e medicina notrabalho. Acidentes de trabalho. Inspeção de segurança. Normas regulamentadoras. CIPA.Riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos de acidentes. Mapas de risco.Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e coletiva (EPC). Definição, técnicas e métodospara análise ergonômica de postos de trabalho. 3) Aplicação da ergonomia frente àsabordagens atuais para melhoria da produtividade. Ergonomia, segurança do trabalho eprojeto de instalações industriais. Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho(LER/DORT).
Gestão Estratégica de Pessoas
Modelagem e Simulação de Sistemas
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
8º Semestre
Entender a religiosidade como um fenômeno humano inerente. Compreender a importância da formação religiosa como um diferencial na vida pessoal e profissional. Conscientizar os estudantes quanto à sua inserção na história e cultura afro-brasileira e indígena. Perceber a demanda por profissionais cujo perfil inclua a formação religiosa.
Introdução aos sistemas de manufatura e automaçãode sistemas produtivos. Sistemas flexíveis de manufatura. Monitoramento e supervisão deprocessos de produção. Simulação de processos e da produção. Conceito de PLM eintegração com os sistemas de gestão. Robótica Industrial. Aplicação de robôs industriais.Sistemas computacionais de auxílio ao processo. Programação CNC. Sistemas de controleda produção, HMI, SCADA, MÊS. Sistemas CAD, CAM. Manufatura sustentável.
Introdução à logística e cadeia desuprimentos. Logística empresarial. Logística de suprimentos. Logística de distribuição.Planejamento e operação de transportes. Sistemas de estoque e armazenagem. Logísticareversa. Estratégia de localização. Estratégias de otimização em cadeias de abastecimento.Sistemas de informação em logística e cadeias de abastecimento. Operadores logísticos.
Conceitos financeiros básicos. Conceitosfundamentais de engenharia econômica. Análise de alternativas de investimentos. Projetos derenovação e substituição de ativos. Depreciação. Análise e comportamento dos projetos deinvestimentos de capital frente à aleatoriedade e à incerteza.
Estágio Curricular Supervisionado
Elaboração de TCC
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
9º Semestre
A disciplina visa oferecer ao estudante a compreensão da perspectiva sociológica de abordagem do fenômeno religioso, considerando o potencial e rico contexto religioso brasileiro. A partir da leitura e interpretação de clássicos como Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, espera-se compreender a religião e o sagrado, e seu impacto no sujeito, desde uma plataforma bíblico-cristã. Será dada uma ênfase especial ao lugar da religião nas atuais sociedades de mercado. Procurar conscientizar os estudantes da importância da proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Conceito de projeto. Elaboração, planejamento e controle deprojetos. Gestão de escopo do projeto. Gestão de tempo do projeto. Gestão de custos doprojeto. Gestão de qualidade do projeto. Gestão de recursos humanos do projeto.Informações do projeto. Riscos do projeto. Análise de viabilidade.
Concepção do produto. Avaliação do preço doproduto. Desenvolvimento do produto. Desenvolvimento dos desenhos de engenharia.Resolução do processo. Sistema de informação e layout. Viabilidade comercial e engenhariade valor.
Objeto da ética, problemas morais e éticos, sociedade e valores. O campo da ética. Definição. Ética e filosofia. Ética e as ciências. Ética e preconceitos. Ética e moral. Ética, risco e chance. Código de ética profissional. Responsabilidade Social. Crise de valores, imperícia, negligência, fraudes, permissividade. Valores individuais, valores predominantes, valores coletivos; conflito de interesses. A importância do direito para os profissionais da engenharia. Noções básicas de conceitos jurídicos e estrutura do judiciário. Responsabilidade civil. Licitação e contratos administrativos. O código do consumidor. Direito do Trabalho. Direito Tributário. Direito Ambiental. Direito Imobiliário. Direito Empresarial.
Estágio Curricular Supervisionado
Elaboração de TCC
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
10º Semestre
O curso oferecerá condições para que o estudante possa situar a filosofia cristã no âmbito das filosofias contemporâneas. Argumentar-se-á que a Visão Cristã Teísta do Mundo é a melhor alternativa para a vida em geral.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Instalações industriais. Arranjo físico de máquinas eequipamentos. Movimentação de materiais e fluxo de produção. Dimensionamento dosprincipais fatores de produção: pessoal, equipamentos, materiais, áreas de produção, áreasde conjuntos de centros de produção e de departamentos. Projeto dos requisitos dasinstalações: segurança do trabalho, riscos e sistemas de proteção. Representação do projeto:documentos, usos do CAD, aplicativos de animação e simulação.
Estágio Curricular Supervisionado
Elaboração de TCC
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.