Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Intervalos Reais. Funções Reais. Geometria Analítica: Coordenadas. Retas. Curvas planas. Álgebra linear: Sistemas de equações lineares. Matrizes. Valores próprios. Aplicações. Noções de Geometria plana e espacial. Introdução ao cálculo numérico.
Vetores. Dependência Linear. Base. Produto escalar. Produtovetorial. Produto misto. Coordenadas Cartesianas. Retas. Planos. Distâncias. Cônicas.
Aspectos regimentais da Graduação em Engenharia Civil no UNASP e aspectos profissionais: relação Engenheiro-CREA. A história da Engenharia Civil no Brasil e no mundo. Relação Arquiteto-Engenheiro. O Engenheiro Civil no escritório e na obra: relação com os técnicos. As áreas da Engenharia Civil: construção civil, geotecnia, hidrotecnia, sistemas estruturais e transportes. A Engenharia de Produção Civil. O Engenheiro Civil e a conservação do meio ambiente e sustentabilidade. O exercício da profissão e os direitos humanos.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Matrizes e suas propriedades. Sistemas de equações lineares.Espaço e subespaço vetorial: combinação linear, conjuntos LI e LD. Transformações lineares.Autovalores e Autovetores. Aplicações à engenharia de produção com utilização de software.
A anti-derivada. Integral indefinida: definição e propriedades. Métodos deintegração por substituição e por partes. Problema do valor inicial. Somas de Riemann. Aintegral definida. Teorema Fundamental do Cálculo. Aplicações da integral definida: cálculo deáreas, cálculo de volumes, comprimento de arco. Integral imprópria.
ciência física como forma de compreensão dos fenômenos naturais tais como a interação entre os corpos, a eletricidade, o magnetismo, a estática e a dinâmica. Introdução dos conceitos de grandeza, métodos de medidas, erro das medidas, notação numérica, unidades, sistemas métricos e bases dimensionais. Teoria e propagação dos erros. Compreensão e análise de dados em diferentes tipos de gráficos. Vetores e propriedades dos vetores. Cinemática unidimensional e bidimensional. Movimentos simultâneo e circular. Leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Trabalho e Energia. Conservação da Energia. Práticas de Laboratório..
Introdução à lógica de programação:variáveis, tipos de dados, constantes, operadores aritméticos, expressões, atribuição,representações gráfica e textual de algoritmos, estruturas de controle. Uso de uma linguagemde programação estruturada.
Noções gerais de Topografia, Geodésia e Cartografia. Métodos expeditos e regulares de levantamento planimétrico. Nivelamento geométrico e trigonométrico. Divisão de terras: Desmembramento e Remembramento. Locação de terraços. Locação de taipas. Plantas topográficas: normas, especificações da ABNT e desenho. Locação de obras rurais Levantamento de perfis longitudinais. Levantamento taqueométrico. Terraplenagem e barragens de terra. Levantamento de bacias hidrográficas e de bacias hidráulicas. Utilização de meios eletrônicos e softwares de Topografia.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
3º Semestre
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Funções de várias variáveis – conceito, gráficos. Cálculo de limites defunções de várias variáveis. Derivadas parciais – definição, plano tangente, vetor gradiente.Métodos de derivação de funções de várias variáveis. Derivadas direcionais. Máximos emínimos de funções de várias variáveis. Integral múltipla. Aplicações. Integrais curvilíneas.Integrais de superfície.
Conservação da quantidade de movimento. Rotação. Quantidade de movimento angular. Conservação da quantidade de movimento angular. Equilíbrio Estático e Elasticidade. Oscilações Práticas de Laboratório.
Introdução à teoria da ciência. Estrutura de projetos de pesquisa em comunicação.Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influência do cristianismo.
Introdução à eletricidade. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Dipolo elétrico. Movimento de cargas em campos elétricos. Cálculo do campo elétrico de uma distribuição contínua de cargas. Lei de Gauss. Cálculo do campo elétrico usando a lei de Gauss. Potencial elétrico. Potencial de uma distribuição contínua de cargas. Corrente elétrica: resistência e Lei de Ohm, energia nos circuitos elétricos. Campo magnético: força magnética, Movimento de cargas em campos magnéticos. Circuitos de corrente alternada. Práticas de Laboratório.
Considerações fundamentais. Tração, compressão ecisalhamento. Análise de tensões e deformações. Vasos de pressão. Extensometria aplicada.Torção em barras de seção circular. Flexão em barras com seção simétrica. Introdução àteoria da elasticidade.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
5º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Estrutura da terra - principais fenômenos geológicos atuantes na crosta terrestre; minerais; origem, propriedades e classificação das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Caracterização e classificação geológico/geotécnica de rochas e de maciços rochosos; aplicações da geologia em estudos de taludes, estradas, túneis, barragens e em planejamento urbano e regional. Solos: origem, formação e caracterização. Índices físicos; Granulometria, Classificação.
Compreensão dos conceitos básicos de hidráulica, estudo do escoamento em condutos forçados, cálculo de perdas de carga localizadas, análise de sistemas hidráulicos de tubulações, cálculo de sistemas elevatórios (bombas e instalações), caracterização do fenômeno da cavitação, estudo do escoamento em condutos livres, dimensionamento de canais em escoamento permanente e uniforme, projetos e construções de canais, conhecimento e estudo do ressalto hidráulico, conhecimento dos dispositivos de medidas de vazão (orifícios, tubos curtos e vertedores), conhecimento da necessidade da preservação dos canais naturais para a mitigação de enchentes, conhecimento dos impactos negativos da canalização dos cursos d’água para o meio ambiente, práticas de laboratório.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
6º Semestre
Conhecimento e prática dos conceitos bíblicos e científicos de saúde. O estilo de vida adventista. O conceito de saúde integral e dos fatores que contribuem para a saúde. Relação da mensagem de saúde com a terceira mensagem angélica e o testemunho cristão.
Introdução: especificações técnicas, normalização, propriedades gerais dos corpos e esforços mecânicos. Aço para concreto armado e protendido. Propriedades do concreto fresco; Propriedades do concreto endurecido; Concreto dosado em central; Dosagem de concreto: métodos; ensaios mecânicos. Programas de reciclagem na construção civil.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
7º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Impacto da geometria da insolação junto aos materiais e cores aplicadas nas edificações. Ventilação natural e climatização. Carga térmica e sistemas de climatização. Custo da energia e conforto térmico.
Caracterização dos componentes dos sistemas de transporte. Física da locomoção de veículos. Fluxo de veículos e seu controle. Capacidade e nível de serviço de rodovias. Aspectos econômicos e sociais do transporte. Demanda por transporte. Impactos ambientais dos sistemas de transportes. Logística - conceito, importância, estrutura e tendências. Sistemas de transporte - importância, estrutura, características dos serviços. Distribuição física, administração de tráfego, roteirização de veículos. Localização de depósitos e de armazéns. Teoria das Filas aplicada ao transporte
Compreensão do Ciclo Hidrológico e sua importância para a vida no planeta. Identificação e caracterização de bacias hidrográfica. Conhecimento das atividades antrópicas que provocam impacto nos recursos hídricos. Compreensão da importância do gerenciamento de recursos hídricos. Compreensão da importância da preservação ambiental para a preservação dos recursos hídricos. Levantamento de dados hidrológicos. Conhecimento e estudo do Balanço Hídrico. Conhecimento dos conceitos de precipitação; infiltração; evapotranspiração; e escoamento superficial. Estudo da Estatística aplicada à Hidrologia. Dimensionamento e operação de reservatórios. Conhecimento da Hidrologia urbana e dos efeitos da urbanização sobre as inundações. Estudo da propagação de cheias em canais e reservatórios. Estudo das águas subterrâneas. Conhecimento do direito que todos(as) têm a água. Elaboração de Trabalhos Práticos.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
8º Semestre
Entender a religiosidade como um fenômeno humano inerente. Compreender a importância da formação religiosa como um diferencial na vida pessoal e profissional. Conscientizar os estudantes quanto à sua inserção na história e cultura afro-brasileira e indígena. Perceber a demanda por profissionais cujo perfil inclua a formação religiosa.
Conceitos e definições. Capacidade, nível e volume de serviço nas vias. Estudos sobre o tráfego. Tráfego nas intersecções. Sinalização e suas relações com o tráfego. Aspectos econômicos do tráfego e levantamento de dados sobre o tráfego.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
9º Semestre
A disciplina visa oferecer ao estudante a compreensão da perspectiva sociológica de abordagem do fenômeno religioso, considerando o potencial e rico contexto religioso brasileiro. A partir da leitura e interpretação de clássicos como Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, espera-se compreender a religião e o sagrado, e seu impacto no sujeito, desde uma plataforma bíblico-cristã. Será dada uma ênfase especial ao lugar da religião nas atuais sociedades de mercado. Procurar conscientizar os estudantes da importância da proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Escolha do traçado de rodovias. Representação gráfica do projeto. Elementos para projeto geométrico. Curvas horizontais. Superelevação. Curvas circulares com transição. Perfil longitudinal: rampas e curvas. Seções transversais: elementos, dimensões, distribuição de superelevação. Interseções. Terraplenagem: movimentos de terra e equipamentos. Drenagem de rodovias. Conceituação e tipos de pavimentos. Fatores que governam o comportamento dos pavimentos, ruína estrutural e funcional. Estudo do subleito e camadas de reforço, sub-base e base. Revestimentos asfálticos. Estudo do carregamento veicular. Concepção, dimensionamento e análise mecanística de pavimentos. Avaliação e reforço de pavimentos. Políticas ambientais em projetos de vias e de pavimentos visando a redução de danos ambientais que violam direitos humanos como o direito à vida, ao bem-estar e a saúde.
Objeto da ética, problemas morais e éticos, sociedade e valores. O campo da ética. Definição. Ética e filosofia. Ética e as ciências. Ética e preconceitos. Ética e moral. Ética, risco e chance. Código de ética profissional. Responsabilidade Social. Crise de valores, imperícia, negligência, fraudes, permissividade. Valores individuais, valores predominantes, valores coletivos; conflito de interesses. A importância do direito para os profissionais da engenharia. Noções básicas de conceitos jurídicos e estrutura do judiciário. Responsabilidade civil. Licitação e contratos administrativos. O código do consumidor. Direito do Trabalho. Direito Tributário. Direito Ambiental. Direito Imobiliário. Direito Empresarial.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Auxílio na Definição da Área e Tema. Elementos de composição do Projeto, suarelevância e utilidade na atividade de pesquisa. Como identificar Material para aRedação do Trabalho. Aspectos Lingüístico-Discursivos do Texto. Exame dasPerspectivas da Pesquisa. Acompanhamento da Produção do Projeto, do ponto de vistatécnico. Desenvolvimento de habilidades para apresentação oral de trabalho acadêmico.
10º Semestre
O curso oferecerá condições para que o estudante possa situar a filosofia cristã no âmbito das filosofias contemporâneas. Argumentar-se-á que a Visão Cristã Teísta do Mundo é a melhor alternativa para a vida em geral.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Auxílio na Definição da Área e Tema. Elementos de composição do Projeto, suarelevância e utilidade na atividade de pesquisa. Como identificar Material para aRedação do Trabalho. Aspectos Lingüístico-Discursivos do Texto. Exame dasPerspectivas da Pesquisa. Acompanhamento da Produção do Projeto, do ponto de vistatécnico. Desenvolvimento de habilidades para apresentação oral de trabalho acadêmico.