Filosofia e ética cristã
Ementa: Compreende estudos sobre a filosofia e vivência de forma integrada à perspectiva bíblico- cristã. Busca despertar o pensar filosófico assumindo a cosmovisão cristã como eixo principal do conhecimento.
Estudos Aplicados e Práticas Profissionais
Ementa: Iniciação à pesquisa com a finalidade de construir o projeto que norteará o trabalho científico do aluno. Elaboração do problema de pesquisa, objetivos, metodologia, justificativa, cronograma, referências e outras questões relevantes, cujas atividades visarão à construção do trabalho de conclusão.
Currículo Coral
Ementa: Análise do papel do regente como educador, desenvolvimento e avaliação de guias curriculares e sua relação com o repertório; elaboração de programas de apresentações e ensaios; estudo comparativo de metodologias musicais aplicadas ao canto coral.
Tópicos em Música e Sociedade
Ementa: Estudo da presença da música na sociedade, destacando os problemas epistemológicos, a crise do conceito das grandes linhas cronológicas e nacionalistas, as formas de expressão musical e as relações sociais produzidas por elas na sociedade contemporânea.
Fundamentos para o Ensino da Música
Ementa: O processo de ensino-aprendizagem em Música. Avaliação. Formação do professor. Práticas significativas e contextualizadas. Associação entre teoria e prática. O Ensino Superior de Música no Brasil.
Fisiologia e Prática Vocal
Ementa: Análise da docência do trabalho vocal, fundamentada em princípios de técnica vocal e fisiologia da voz, com ênfase em exercícios práticos para a correção postural, relaxamento muscular, respiração e colocação vocal.
Técnicas e Prática Vocal
Ementa: Princípios de técnica vocal para aperfeiçoamento das práticas de preparação para a performance envolvendo dirigentes e cantores. Atividades práticas que valorizam a melhora dos envolvidos nos ensaios de forma primordial e indispensável.
Cognição Musical
Ementa: Estudo da música como um processo cognitivo: escuta musical, leitura, composição, interpretação e expressão; psicologia do desenvolvimento musical; memória e motivação na prática musical; o desempenho musical do ouvinte, professor e performer.
Apreciação e Criação Musical
Ementa: Escuta dirigida de repertório musical variado, visando desenvolver a sensibilização sonora e habilidade auditiva, incluindo os elementos musicais, a forma e os gêneros para a elaboração de trabalhos de criação, improvisação e movimento.
Tópicos em Educação Musical
Ementa: Estudo de temas atuais referentes à área musical como: Educação Inclusiva, Prática Instrumental, Tecnologia na Educação Musical, Projetos Musicais não Escolares e outros pertinentes ao curso.
Seminários de Pedagogia Musical
Ementa: Conceituação, significado e reflexão da didática da música. Parâmetros e referenciais para o ensino da música nos vários níveis da educação básica. Componentes de um plano de ensino em música. Análise crítica dos métodos tradicionais e análise das tendências contemporâneas da educação musical.
Atividades de aprendizagem:
Ementa: Participação e análise crítica em atividades relacionadas à Educação Musical. Seminários, oficinas e laboratórios avançados desenvolvidos durante o curso. As atividades serão registradas no formato de portfólio individual digital ou impresso, registrando sua participação específica em cada uma das atividades lançadas. O aluno deverá produzir um artigo como resultado do conjunto de atividades de aprendizagem desenvolvidas durante o curso com a devida fundamentação teórica, sob a orientação do coordenador do programa ou professor da referida disciplina.